TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LIDERANÇA E SUA INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO DA EQUIPE

Por:   •  29/11/2017  •  Artigo  •  4.846 Palavras (20 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 20

 [pic 1] CENTRO UNIVERSITÁRIO PRESIDENTE TANCREDO DE ALMEIDA NEVES

A LIDERANÇA E SUA INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO DA EQUIPE

 Nathália Carolina Rezende Godinho e Lucimara Aparecida de Paula  (Graduandas)

Carla Agostini (Orientadora)

Resumo: A liderança é o tema do presente trabalho, que relaciona a influência deste instituto no desempenho das equipes. Para isso, nessa pesquisa foi realizada a revisão bibliográfica com consulta aos principais doutrinadores no assunto, a fim de apresentar conceitos e fundamentos que embasaram a problemática tratada por este artigo. Desse modo, o objetivo geral deste estudo consistiu em verificar através da análise de artigos publicados, a opinião de alguns autores sobre a liderança, a importância do líder dentro de uma organização e as mudanças que ocorrem nas empresas com a atuação do líder. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa qualitativa e exploratória baseada na revisão bibliográfica dos dados já existentes dentro da doutrina de gestão empresarial, explanando sobre os dados obtidos e ressaltando a partir deles sobre importância da influência da liderança na obtenção de melhores resultados empresariais. No que tange aos objetivos, a analise realizada se classifica como descritiva, tendo em vista que primordialmente visa se descrever a liderança e as técnicas que permeiam, a motivação dentro das organizações e como uma efetiva forma de liderança exercida pelos profissionais podem gerar um grande diferencial no mercado.

Palavras – chave: Liderança. Motivação.Equipe

Introdução

Este trabalho tem como tema a influência da liderança no desempenho da equipe, uma vez que no decorrer dos anos os estudos sobre esse instituto se intensificaram, e a partir dessas mutações da sociedade a conceituação sobre as formas de gestão empresarial também se modificou.  

Em termos históricos, os estudos sobre liderança se deram inicialmente entre os períodos de 1904 a 1948 e concluíram que cerca de 34 traços comportamentais estão presentes nos bons líderes. O foco nesses estilos de liderança ficou nítido também no início da década de 50, quando ocorreram grandes pesquisas buscando a compreensão de como um bom líder deveria agir. (BERGAMINI, 1994).

Nesse aspecto, motivação também é essencial nos meios produtivos uma vez que é a chave do comprometimento, tendo em vista que é a forma mais fácil para as empresas conseguirem pessoas mais competentes do que comprometidas. Portanto, identificar fatores capazes de promover a motivação dos empregados e dominar as técnicas adequadas para trabalhar com este instituto está se tornando uma técnica das mais importantes para os gerentes. (GIL, 2001).

Sendo assim, a motivação e a inspiração dos funcionários são essenciais no processo de manutenção da equipe, levando os líderes a exercer a influência no trabalho, com a finalidade de compreender e aprimorar técnicas eficientes de motivação e de liderança que irão refletir diretamente nos resultados das empresas.

Diante do exposto, a estudo realizado será motivado pelo seguinte questionamento: ‘’Em que efeito a liderança é capaz de motivar e inspirar a equipe em seu desempenho, alcançar suas metas e ultrapassar seus limites?’’

Como objetivo geral o presente trabalho visa verificar através de artigos publicados e de uma revisão bibliográfica, a opinião de alguns autores sobre a liderança, a importância do líder dentro de uma organização e as mudanças que ocorrem nas empresas com a atuação do líder.

De forma mais específica, o estudo objetiva analisar meios que o líder busca para motivar a equipe,entender quais as formas de inspiração da liderança para com a equipe e estudar os métodos usados pela liderança, em que possa induzir a equipe alcançar suas metas e avaliar o que leva a equipe à ultrapassar os seus limites e trazer um retorno para a empresa.

No que tange aos procedimentos metodológicos utilizados, insta salientar que o artigo cientifico será baseado na pesquisa qualitativa, baseada na bibliografia existente a respeito do tema abordado.

2. Referencial Teórico

Para a efetiva compressão do assunto proposto, torna-se necessária a apresentação de alguns conceitos básicos que fundamentam a temática escolhida. Sendo assim, passaremos observar a revisão bibliográfica realizada na doutrina especialista em gestão empresarial e em estratégias de liderança que visam melhores resultados empresariais.

2.1 O papel do indivíduo dentro da empresa

Os indivíduos tem papel extremamente relevantes dentro das empresas e  nessas organizações é que vive-se um ambiente de interação entre fatores internos e externos. Compreender e aprimorar essas relações de interação é um processo complexo. Nas palavras de Garret (2006), a visão que as pessoas apresentam da empresa, referindo-se aos indivíduos que a compõem leva a conflitos e divergências operacionais que acabam por diminuir os resultados da organização.

Nessa perspectiva, um grande desafio para os líderes é fazer com que seus funcionários formem um grupo coeso, capaz de colaborar entre si a favor das metas estabelecidas e do crescimento de todos.

Desse modo, Vroom (1997, p. 6), dissertou que: “conquistar a lealdade de centenas ou milhares de indivíduos em uma empresa para que eles direcionem suas energias em prol das metas da empresa é tarefa extremamente difícil”.

Daí verifica-se a importância da gestão de pessoas nos ambientes organizacionais, uma vez que entender as necessidades dos funcionários sem deixar de focar nos interesses da empresa também é uma batalha travada pelos gestores empresariais.

De acordo com o que explana DuBrin (2006), os trabalhadores podem ser diferenciados quanto a sua habilidade mental ou inteligência, entendendo-se,nesse aspecto, a inteligência como a capacidade de adquirir e aplicar conhecimentos e a solução de problemas. Também se diferenciam quanto a sua personalidade, a qual o doutrinador conceitua como os padrões de comportamento persistentes e duráveis de um indivíduo e como a responsável pela sua singularidade.

 Os autores Griffin e Moorhead (2006) dissertam no mesmo sentido acrescentando, no que tange à personalidade, que cabe aos gestores visar compreender as características básicas da personalidade de cada empregado, analisando a influência dela tanto sobre o comportamento na organização, como também sobre a percepção e atitudes referentes à empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)   pdf (198.3 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com