TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lógica é extensivamente usada em áreas como inteligência

Por:   •  4/6/2018  •  Dissertação  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A lógica é extensivamente usada em áreas como inteligência artificial e ciências de computação; desde década 50 e 60, pesquisadores previam que quando o conhecimento humano pudesse ser expresso usando a lógica como a capacidade de pensar, ou seja, inteligência artificial. Com a introdução da programação lógica como uma tentativa de fazer computadores usarem raciocínio lógico e a linguagem de programação surge novos domínios da lógica.

        

A Lógica Clássica e a Lógica Simbólica resultam do estudo da Lógica formal, e da tentativa de encontrar a relação entre a linguagem e o pensamento. A lógica clássica assenta na estruturação do pensamento de maneira a que este possa ser dividido em símbolos. Símbolos esses que são as palavras e que respeitam uma determinada estrutura. Um exemplo desta estrutura é “ Todo o A é B”,introduzido porAristóteles que Foi o primeiro a simplificar a linguagem natural e a traduzi-la em variáveis, reduzindo-a à estrutura A é B. A partir destes termos tornados variáveis encontram-se regras de inferência que nos permitem raciocinar formalmente bem, apesar de esta estrutura ser correcta em determinados casos, para outros está incorrecta, significando que a Lógica Clássica está incompleta.

A Lógica simbólica assenta num código de sinais definidos e manipulados por regras, e na qual os símbolos têm somente um significado. Assim, através de um conjunto de regras, estes símbolos poderiam ser manipulados de forma tão rigorosa como um cálculo matemático. Assim assistiu-se à substituição das linguagens naturais por símbolos, permitindo assim a formalização completa da lógica e a suatransformação num cálculo de mais fácil operatividade.

Importa estudar a lógica em relação aos novos domínios pois apenas a sua completa formalização permitirá a elaboração de um programa no qual se reproduza a lógica humana. Apenas a racionalização da lógica à sua forma mais simples irá permitir isso.

Cibernética

A palavra cibernética tem a sua origem no grego kibernétes. Já Platão usou o termo e com ele pretendia designar "a arte de pilotar navios "mais a teoria cibernética (1958) foi posta pelo matemático Norte-Americano Norbert Wiener passou a ser ciência da comunicação e do controlo de homens e as maquinas. Com o fruto do seu trabalho, deste movimento surge o primeiro computador da nossa era que se desenvolveu a posterior robotização. A cibernética advém de umvariado leque de ciências como a matemática, a física, a electrónica, a medicina, a química, a mecânica e a computação. Tem como principal objectivo criar máquinas que funcionem da mesma forma que os seres vivos, que se autoreproduzam e até efectuem operações lógicas.

Dentro do campo da cibernética podemos inserir a Biónica e a Robótica. A Biónica é o campo da cibernética que estuda as ligaçõespossíveis entre máquinas e seres humanos, por exemplo, a biónica tenta criar músculos humanos mecânicos, mas que, no entanto funcionem da mesma forma que os músculos naturais. A biónica fundamenta-se então na biologia e na mecânica, como tal é natural que estude principalmente as características naturais do Homem ao mais profundo detalhe. A Robótica é o campo da cibernética que trata de estudar osaparelhos mecânicos, assim como o seu desenho e uso. Normalmente a robótica tenta criar aparelhos que são, ou mais exactos e meticulosos que um ser humano, ou que efectuam tarefas normalmente perigosa para esses mesmo seres humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com