TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Motivação nas Empresas

Por:   •  25/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.700 Palavras (7 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 7

3          FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA  

Essa seção irá abordar os principais conceitos sobre motivação, bem como, algumas teorias clássicas de motivação.

3.1 Conceito de Motivação

A palavra motivação deriva da palavra “mobil” que significa mover, e “ção” que significa ação, ou seja, os motivos que levam as pessoas a certas ações.

A motivação teve início desde o princípio da humanidade. Porém, vem sendo estudada a partir da revolução industrial.

Segundo Pierre (2011) “a motivação humana é um tema que vem polarizando as atenções dos cientistas e estudiosos desde o início do século XX”.

De acordo com Soares (2015, p.14)

A motivação, pode e deve ser considerada como uma força propulsora que tem suas fontes frequentemente escondidas dentro de cada um, e que a satisfação ou insatisfação que podem oferecer fazem parte integrante de sentimentos de prazer ou desprazer diretamente acessíveis somente a quem experimenta.(BERGANINI 2008, p.108)   qual dos dois autores???

A palavra motivação indica o processo pela qual o comportamento humano é estimulado, seja por algum motivo ou razão. De acordo com Nascimento (2008), “pode-se dizer que motivação é uma força que nos impulsiona em busca de alguma coisa. É um atributo inato do homem e manifesta-se em níveis diferentes.

Em suma, os gerentes não podem motivar seus funcionários, mas precisam apresentar  conhecimento e habilidade suficientes para ativar ou manter a motivação no trabalho.

 "Ninguém motiva ninguém! A motivação vem das necessidades internas de cada indivíduo e não de nossa vontade. É necessário entender que as necessidades e desejos das pessoas levam sua marca e que não podemos muda-las segundo nossa vontade” (NASCIMENTO, 2008).

A motivação está diretamente relacionada com a atividade dos colaboradores. Ou seja, quanto mais motivado estiver o trabalhador, melhor será a sua execução.

As pessoas são impulsionadas por coisas diferentes – orgulho, dinheiro, felicidade e inúmera outras […] Mas todos os grandes colaboradores têm uma coisa em comum: uma vontade implacável em sobresair-se”.(EUNICE, 2008 apud Kotler & Armstrong, 2003, p 49)

No geral, motivação é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma e que dá origem a um comportamento específico, provocando um estímulo externo (provindo do ambiente) ou também ser gerado internamente nos processos mentais do indivíduo” (SOARES, 2015 apud Chiavenato, 1999).

3.2 Teoria Motivacionais

Grandes estudiosos como Abraham M. Maslow, Albert Bandura, Hertzberg, John Adams abordam a motivação como maneira de trazer desenvolvimento para a empresa e para o progresso pessoal de cada colaborador presente no ambiente empresarial.

3.2.1 Teoria das Maslow :

não citou o nome da teoria

De acordo com Pierre (2011), “Abraham H. Maslow foi professor de psicologia da Brandeis University e presidente da  American Psychological Association. Com o livro Motivation and personality, tornou-se conhecido pela sua teoria da hierarquização das necessidades humanas”.

“Ele desenvolveu sua teoria em meados da década de 50. Embora tenha falecido antes de desenvolve-la por completo, ele deixou sua teoria estruturada o suficiente para que outros pesquisadores dessem continuidade a ela”. (SILAS MARQUE)

A teoria de Maslow é renomada como uma das mais significativas teorias de motivação, com uma hierarquia de cinco necessidades, que iam das necessidades mais comuns a mais elevadas de auto-realização.  

Essas necessidades se classificam em ordem crescente:

Necessidades Fisiológicas – incluindo fome, abrigo, sede, sexo dentre outras necessidades de sobrevivência.

Necessidades de segurança - incluindo segurança, estabilidade, proteção contra danos físicos e emocionais.

Necessidades Sociais – pertencimento a grupos, amizade, família, inclusão social, companheirismo.

Necessidades de auto-estima – incluindo confiança, respeito, conquistas  (MASLOW NÃO FALA EM AUTO ESTIMA - ELE CITA ESTIMA: necessidade de cuidados, afeto, atenção, amor, dedicação

Necessidades de auto realizaçao – incluindo moralidade, criatividade, auto-satisfação.

Figura 1 - Pirâmide de Maslow

[pic 1]

 

 

 

A base da piramide é fisiológicas e não básicas. TODAS ESSAS 5 NECESSIDADES SÃO CONSIDERADAS POR MASLOW COMO BÁSICAS.

veJA NO MATERIAL A EXPLICAÇAO DE QUE PARA MASLOW há uma sequencia na busca dessas necessidades o que se contrapoe à teoria AER de Aldepher

De acordo com Nascimento (2008), “embora nenhuma necessidade jamais seja plenamente satisfeita, uma necessidade substancialmente realizada não mais mobiliza as pessoas”.

3.2.2 Teoria de Bandura : precisaria de mais aprofundamento aqui...

A teoria  da auto-eficácia, foi desenvolvido pelo psicólogo e canadense Albert Bandura que desde 1977 vem auxiliando os estudos sobre o comportamento humano nas empresas. A auto-eficácia é a crença do indivíduo na sua eficácia de realizar uma determinada função ou lidar com uma situação particular.  

Segundo Nascimento (2008), “podemos observar que o desempenho e a motivação são em grande parte determinados pelos valores das pessoas, ou seja, as crença sobre o quanto elas podem ser eficientes”.

3.2.3 Teoria de Herzberg :   MUITO BEM!!!


A teoria dos Dois Fatores foi elaborada pelo Frederick Herzberg, sendo propagada em seu livro “A Motivação para Trabalhar”. Essa teoria foi fundamentada no ambiente externo e no trabalho pessoal. Jean Pierre Marras afirmou que, “o maior fator motivacional para o homem encontra-se no interior do seu próprio trabalho”. E ressaltou ainda que “Herzeberg aponta para a ideia de que no campo motivacional existem dois tipos de fatores, os que causam predominalmente, satisfação; e os que causam predominalmente, insatisfação”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (357.3 Kb)   docx (254 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com