TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROJETO INTEGRADOR I

Por:   •  26/8/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS – UNIPAM

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

TURMA:  1º PERÍODO A

DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADOR I

PROFESSORA: Me. ADRIANA DE LANNA MALTA TREDEZINI

CONTROLADORIA

CÁSSIO VARGAS DE JESUS

IGOR SOARES

LUIZ GUSTAVO ALVES MELO

MARCO ANTÔNIO RIBEIRO DE SOUZA

MATEUS F. S. CORREA

PATOS DE MINAS

2019

CÁSSIO VARGAS DE JESUS

IGOR SOARES

LUIZ GUSTAVO ALVES MELO

MARCO ANTÔNIO RIBEIRO DE SOUZA

MATEUS F. S. CORREA

CONTROLADORIA

     

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina Projeto Integrador I, do curso de Ciências Contábeis, do Centro Universitário de Patos de Minas, sob orientação da professora Me. Adriana de Lanna Malta Tredezini.

PATOS DE MINAS

2019

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

1.1        OBJETIVOS        4

1.1.1        Objetivo Geral        4

1.1.2        Objetivos Específicos        4

1.2        JUSTIFICATIVA        4

2        REVISÃO TEÓRICA        5

3        METODOLOGIA        6

4        CRONOGRAMA        7

REFERÊNCIAS        7


  1. INTRODUÇÃO

A contabilidade é a ciência que estuda e exerce as funções de controle e gerenciamento das empresas. Faz-se presente hoje em diversos lugares, atuando de forma indispensável para a gestão empresarial. Uma de suas especializações é a Controladoria, responsável por organizar, avaliar e armazenar as informações. Portanto, é possível concluir a importância da Controladoria atualmente, no entanto, faz-se o seguinte questionamento: De que forma a execução dessa área contábil contribui para o avanço de uma empresa?

  1. OBJETIVOS

A seguir serão apresentados o Objetivo Geral e os Objetivos Específicos.

  1. Objetivo Geral

Compreender a importância da controladoria para o desenvolvimento de uma empresa.

  1. Objetivos Específicos

  • Especificar o papel desempenhado pela controladoria nas empresas
  • Identificar a função do controller na controladoria de uma empresa
  • Estabelecer a diferença de controller e contador e
  • Determinar o conceito de controladoria.
  1. JUSTIFICATIVA

O estudo da controladoria é de suma importância para os estudantes de Ciências Contábeis, apesar de estar presente também na administração. Essa área da contabilidade tem papel fundamental na estruturação de uma empresa, pois é ela a responsável pela organização, avaliação e armazenamento das informações. Estudar sobre esse tema, agora, irá ajudar o aluno a ter uma melhor compreensão da distribuição de uma empresa e o seu funcionamento, tornando-o, assim, um melhor profissional no futuro.

  1. REVISÃO TEÓRICA

A Controladoria hoje é essencial para a formação e organização de uma empresa. Padozeve (2016) cita a definição desse termo;

A Controladoria é o órgão administrativo responsável pela gestão econômica da empresa, com o objetivo de levá-la à maior eficácia. A base científica da Controladoria é a Ciência Contábil, na qual repousam os fundamentos da gestão econômica. O foco da Controladoria é a criação de valor para a empresa e para os acionistas, valor esse que será́ obtido pelos gestores das diversas atividades desenvolvidas dentro da empresa, inseridas em processo de gestão claramente definido. A medida da eficácia empresarial é o lucro, e, portanto, o ponto-chave da Controladoria é a correta mensuração dos resultados empresariais (PADOZEVE, 2016, p.9).

Diferente de Padozeve (2016), Manzatti (2015) economiza mais suas palavras ao fazer sua análise em relação ao termo:

Controladoria é o exercício do controle. Controlar é verificar se o que tem que ser feito está ocorrendo com precisão e qualidade. O verbo controlar exige um objeto. Controlar o quê? É preciso identificar o que vai se controlar e, depois, definir uma estratégia para isso.

Entretanto, a explicação de tal termo é simples e elaborada basicamente com o mesmo sentido em todas as definições, o que muda é o modo como é descrita por cada autor.

Barreto (2008) também faz sua definição;

 A Controladoria, dentro do atual cenário competitivo mundial, operacionaliza o princípio administrativo do “Controle”, dentro da visão latino-germânica, na qual o controle pressupõe uma fiscalização das transações já́ ocorridas, bem como contempla simultaneamente a visão anglo-saxônica, na qual o controle é sinônimo de direção e está preocupado com o planejamento do futuro da empresa.

Portanto, é possível chegar a uma conclusão do que se trata o termo “Controladoria”, analisando os trechos de cada autor e notando os diferentes modos de descrever por cada um. Padozeve (2016) esclarece que o foco da Controladoria é a criação de valor de uma empresa, já Manzatti (2015) para explicar melhor sobre o tema, questiona o que se deve controlar para poder definir uma estratégia a ser usada. E Barreto (2008) ressalta que a controladoria operacionaliza o princípio administrativo do controle, deixando clara a acepção do termo “Controladoria” e suas diferentes definições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (146 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com