TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Por:   •  30/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 2

A psicologia organizacional auxilia no diagnóstico das principais falhas e problemas, facilitando a implantação de soluções eficientes. Melhorando também o clima no ambiente de trabalho e promovendo uma série de medidas para que haja mais qualidade de vida para os profissionais, pois ela trabalha com ergonomia, gestão de benefícios e melhoria também das condições de trabalho. Contribui também para que a empresa consiga adotar uma gestão estratégica, visando sempre a promoção do bem-estar e da qualidade de vida interna do trabalhador. Ao saber gerir bem seu principal ativo, que é o colaborador, a companhia é capaz de se antecipar, identificar e resolver conflitos.

O psicólogo organizacional exerce uma atuação estratégica e fundamental no ambiente corporativo, o trabalho do psicólogo é essencial, uma vez que possibilita à empresa a construção de um clima organizacional mais agradável e que ofereça melhores condições de trabalho. O psicólogo organizacional atua no setor de Recursos Humanos auxiliando na implementação de políticas de RH que motivem e estimulem o desenvolvimento constante dos colaboradores. O profissional irá estudar e identificar os aspectos emocionais e comportamentais dos trabalhadores que possam estar interferindo no seu desempenho. Compreender também como os colaboradores percebem o ambiente empresarial e se sentem nas situações cotidianas do trabalho, são fatores importantes que fornecem informações para que se possa pensar e planejar pontos de melhoria na organização.

Seu trabalho contribui muito para a melhoria dos processos de comunicação entre colegas e lideranças, para a redução da rotatividade de colaboradores, para o desenvolvimento de melhores relações interpessoais, além de favorecer a promoção da saúde mental. Ele também atua como um mediador na gestão dos conflitos e promove as mudanças organizacionais necessárias.

Fontes:

https://www.gupy.io/blog/psicologia-organizacional-e-do-trabalho http://repositorio.unis.edu.br/bitstream/prefix/519/1/O%20PAPEL%20DO%20PSIC

%C3%93LOGO%20NAS%20ORGANIZA%C3%87%C3%95ES.pdf

https://espacopensee.com.br/o-psicologo-nas-organizacoes-psicologia- organizacional-e-do-trabalho/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com