TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Organizacional

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.699 Palavras (7 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

[pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

SUMÁRIO.....................................................................................................................3

INTRODUÇÃO............................................................................................................4

DESENVOLVIMENTO................................................................................................5

CONCLUSÃO.............................................................................................................9

REFERÊNCIAS........................................................................................................10

INTRODUÇÃO:

Psicologia industrial ou psicologia organizacional tem como objetivo estudar os fenômenos psicológicos presentes nas organizações, mais precisamente, atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos. A psicologia busca trabalhar com o bem-estar de cada colaborador, bem como as emoções geradas no ambiente de trabalho, as principais atividades do psicólogo organizacional são: recrutamento, seleção de pessoal, treinamento e diagnóstico organizacional.

A psicologia organizacional é muito importante para o bom andamento da empresa e de todos que fazem parte da mesma.

.

Desenvolvimento

Motivação é um dos processos psicológicos básicos que ajudam a explicar o comportamento das pessoas nas organizações, a motivação muita das vezes vem do seu superior quando o mesmo acredita em você e no seu talento, as vezes vc se sente motivado com simples palavras mais que fazem toda diferença pois Alimentam seu ego  de forma saudável, uma boa auto-estima é direito inato. Nas organizações é preciso deixar de lado os pensamentos negativos que acabam contaminando sua própria motivação. Precisamos sair de seu caminho e deixá-la brilhar, em nós mesmos e nos outros.

Como forma de motivação podemos mudar algumas coisa como por exemplo: fazer as coisas como se não tivesse como concertar em uma próxima vez, isso me faz lembrar uma frase do grupo pró-vida que fala assim “faça bem feito, faça uma vez só”, e assim alguém reconhecer suas qualidades e motiva-ló a sempre fazer bem feito. Não pode ficar pensando em qual seu rendimento, quanto menos você se concentrar em como está se saindo, melhor se sairá. Use bem os dez minutos: O ser humano não deve permitir que o relógio e o calendário passem uma venda em seus olhos para o fato de que cada momento de sua vida e um milagre e um mistério e que você tem que descobri-lo.

Em geral, o que separa um grande líder de um péssimo administrador e apenas as palavras mais importantes: Eu me orgulho de você! Qual sua opinião? Sim, por favor. Muito obrigado.

Dentro das organizações existe muito a palavra estresse, palavra esta que Pode ser definida como a soma das respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos, que permitem ao indivíduo superar determinadas exigências do meio-ambiente e o desgaste físico e mental causado por esse processo.

Geralmente o stress é causado pela ansiedade e pela depressão devido à mudança brusca no estilo de vida e a exposição a um determinado ambiente diferente do que você era acostumado, geralmente a pessoa passa a sentir um determinado tipo de angústia. Quando os sintomas de estresse persistem por um longo intervalo de tempo, podem ocorrer sentimentos de evasão (ligados à ansiedade e depressão). Os nossos mecanismos de defesa passam a não responder de uma forma eficaz, aumentando assim a possibilidade de vir a ocorrer doenças, especialmente cardiovasculares.

Estresse no gerenciamento: A maioria dos gerentes usa uma dupla negativa como estretégia para motivar os outros. Primeiro, se aborrecem deliberadamente ante a perspectiva de não alcançar seus objetivos, então usam o aborrecimento como energia negativa para inflamar a equipe.

Estressar-se com os objetivos de sua equipe não é o mesmo que importar-se com os resultados.

Nenhum profissional, nem um lider atua bem se estiver estressado. Quem age sob estresse só tem acesso a uma pequena parte da própria habilidade e inteligência, ou seja, a pessoa estressada se preocupa com tudo e passa a não responder da forma que a organização realmente precisa .

Dentro de uma organização e muito importante         quando se encontra uma pessoa que tem liderança, mais o que é liderança? É o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização. Assim, o líder diferencia-se do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência. Para os gestores atuais, são necessárias não só as competências do chefe, mas principalmente as qualidades do líder.

Para Lacombe os líderes influenciam as pessoas graças ao seu poder, que pode ser o poder legítimo, obtido com o exercício de um cargo, poder de referência, em função das qualidades e do carisma do líder e poder do saber, exercido graças aos conhecimentos que o líder detém.

 Existe também a liderança eficaz, essa esta relacionada ao conceito de que o líder para exigir dos seus colaboradores precisa ser eficaz e assim mostrar aos outros qual seu diferencial para atingir o grau dentro da organização. Um líder tem que ser inspirador, os colaboradores preferem ser inspirados a serem corrigidos. Como pratica motivacional, liderar a partir da linha de frente é mais impactante e perdura mais do que qualquer outra prática. É o modo mais profundo e completo que existe para mudar pessoas. Se um líder quer que seus colaboradores sejam mais eficazes, tem que mostrar eficácia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (154.9 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com