TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Questões Filosofia

Por:   •  5/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

1) Argumente em favor ou contra a seguinte afirmação: “uma formação básica em filosofia é extremamente importante, seja qual for a atividade profissional que se tenha em mente seguir".

2) Explique a seguinte afirmação: “a filosofia dedica-se, portanto, ao exame das crenças que aceitamos acriticamente de várias autoridades”.

        O significado da palavra "filosofia" condiz, de certo modo, com o que está escrito no enunciado acima. Afinal, essa palavra (de origem grega) significa amor pelo conhecimento, pela sabedoria. Ela não aceita que os conceitos criados sejam aceitos de qualquer forma, sem que haja um raciocínio lógico para que seja verdade. Por isso que a argumentação é a base para o estudo da filosofia: sem ele, nunca conseguiremos chegar à lugar nenhum. São os argumentos que definem as características de cada indivíduo, se seus pensamentos são ou não verdadeiros. A opinião própria sempre deve partir de uma argumentação construtiva, que confirme a nossa posição de forma clara e objetiva em todos os aspectos. Para filosofar, é preciso criar teorias que deverão se tornar um argumento; argumento esse que deve existir com base em opiniões sólidas de cada indivíduo.

        A filosofia não aceita que uma crença seja mantida pela sua tradição ou simplesmente porque as pessoas acreditam nela. Para que essas crenças façam parte da filosofia, ela devem ter um raciocínio lógico, estabelecido por nós mesmos, mas que condizem com a verdade. Não existe garantia com a filosofia, pois é através dela que haverão, cada vez mais, investigações que comprovem uma determinada ideia, tornando-a falsa ou verdadeira.

        A afirmação do enunciado nos fala que a filosofia se dedica ao questionamento dos argumentos criados sem nenhuma crítica, ou seja, que foram impostas sem nenhum raciocínio lógico. O certo e o errado, muitas vezes, não existem na filosofia; mas o que existe é a capacidade do sujeito de questionar o porquê de determinada ideia ser de tal jeito e não de outra maneira. A crítica é essencial no estudo da filosofia, já que se ocupa tanto das virtudes como dos defeitos do que é estudado. Um exemplo disso é a aceitação das leis: a pessoa não vai aceitá-la sem que haja sentido em seu conceito. Ela vai aceitar se essa lei tiver um raciocínio lógico, que traga uma resposta adequada ao seu pensamento. É nesse sentido que entra a crítica, o questionamento, o porquê dessas leis serem aprovadas ou não (de acordo com o exemplo).

        Concluímos então que, apesar de não existirem respostas certas ou erradas no campo filosófico, existem as críticas dos indivíduos. Não se deve aceitar qualquer opinião, baseada em pensamentos acríticos, mas sim, pensamentos construtivos e que apresentem bons e verdadeiros argumentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com