TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA AVANÇADA DE CONTABILIDADE INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE INTERNACIOAL

Por:   •  7/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 3

TEORIA AVANÇADA DE CONTABILIDADE INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE INTERNACIOAL

 A Harmonização ou Convergência das Normas Contábeis passou de uma questão teórica a ser estudada para uma necessidade importante diante de um mundo globalizado.

 A credibilidade da informação contábil no cenário mundial é imprescindível e fundamental além de poder afetar a credibilidade pela falta de comparabilidade das demonstrações contábeis. As consequências é prejudicar o interesse por investimentos diretos e indiretos por parte dos investidores estrangeiros.

O desejo por uma contabilidade harmonizada internacionalmente e de alta qualidade não é recente. Todavia, somente nos últimos anos a pressão pela harmonização tem se tornado mais efetiva. Companhias transnacionais não são entidades recém estruturadas, mas a aceleração dos negócios num mercado mundial tem encorajado operações genuinamente internacionais. O órgão que desempenha um papel de destaque no processo de harmonização das normas contábeis internacionais é o IASB (International Accounting Standards Board), órgão responsável pela emissão das IFRS (International Financial standards).

  Conceito básicos

 A harmonização contábil pode ser conceituada como o processo de trazer os padrões contábeis internacionais para um tipo de acordo tal que as demonstrações contábeis de diferentes países sejam preparadas segundo um conjunto comum de princípios de mensuração e divulgação (disclosure)

O termo Harmonização em relação à Padronização implica em uma reconciliação de diferentes pontos de vista. Isto significa um processo de conciliação e não de uniformização em que os procedimentos e normas de um país deveriam ser adotados por todos os outros. Harmonização vem a ser uma questão de melhor comunicação, de informação de uma forma que possa ser interpretada e compreendida internacionalmente.  

  TEORIA AVANÇADA DE CONTABILIDADE Conceitos básicos

Segundo Niyama e Silva ( 2013) a harmonização (ou convergência conforme CPC) é utilizada normalmente quando se pretende discutir a adequação das normas de diferentes países para efeito de comparação.

 Ainda segundo os autores padronização se refere ao contexto geográfico podendo ocorrer dentro de um país ou entre diferentes países, atingindo um carácter mais amplo e mais impositivo. A padronização traz vantagem de reduzir custos, mas tem suas desvantagem como inibir ou reduzir a criatividade e inovação.

 A Harmonização das Normas Contábeis não é apenas uma questão teórica a ser estudada.

 A credibilidade da informação contábil no cenário mundial pode ser afetada pela falta de compreensão e comparabilidade das demonstrações contábeis, o que poderá prejudicar o interesse por investimentos diretos e indiretos por parte dos investidores estrangeiros.

 TEORIA AVANÇADA DE CONTABILIDADE TEORIA AVANÇADA DE CONTABILIDADE

 O usuário tem um papel importante nas escolhas da Contabilidade. Existem diversos usuários: • Administradores. • Investidores. • Auditores. • Governo  

 Administradores  Forma como a entidade irá atuar:  Exemplo: constituição da entidade.  Fonte de informação.  Determinação do momento em que o evento será reconhecido.  Estimativa de valores que irão compor as demonstrações contábeis.  Escolha de como avaliar:  Exemplo: escolha do método de avaliação do estoque.  Escolha do que evidenciar.  Determinação da posição da Contabilidade na estrutura da organização.  Participação da regulação contábil.  Influenciam as alternativas contábeis.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (145.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com