TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia da Informação e Comunicação

Por:   •  21/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.735 Palavras (11 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 11

Tecnologia da Informação e Comunicação

Conhecida também pela sigla TIC, é uma área a qual utiliza a computação como um meio para produzir, transmitir, receber, armazenar e usar diversas informações.                        

A tecnologia da informação e comunicação tem evoluído rapidamente na era contemporânea através do desenvolvimento de tecnologias que ajudam em sua utilização como a internet, satélites, televisão, computadores, aparelhos móveis e entre outras. Tal fato facilita a vida na sociedade como um todo, na educação, em pesquisas científicas, nas mais diversificadas áreas de trabalho e na comunicação rápida entre as pessoas através de redes sociais. Com o grande progresso e o aumento de vagas de emprego neste âmbito, muitos indivíduos estão se especializando para colaborar com estabelecimentos.

A Tecnologia da Informação e comunicação pode ser dividida de acordo com as seguintes áreas:

  • Hardware e seus componentes;
  • Software e seus meios;
  • Sistemas de telecomunicações;
  • Gestão de informações e de dados.

Atualmente o mundo vive na era da informação e a potencialidade das novas tecnologias é inegável. No entanto, esse potencial pode ser usado de forma positiva ou negativa, o que levanta questões a respeito das vantagens e desvantagens das novas tecnologias. Pois muitas pessoas utilizam deste benefício para crimes como invasão de privacidade de usuários em redes sociais, descobertas de contas bancárias, vírus e entre outros. Além disso, em todos os momentos o homem é bombardeado pela mídia, o que influencia seja com o anuncio de produtos ou transmissão de ideologias de pensamento principalmente políticas. E ainda quando se trata de buscas em sites onde se encontram todos os tipos de informações, mas isto não significa que houve absorção de conhecimento. O uso demasiado dessas inovações também distancia as pessoas do mundo real e aproxima do virtual.

        

Evolução histórica da Tecnologia da Informação e Comunicação

  1. Jornal

Esta invenção é atribuída por historiadores do mundo inteiro ao imperador Júlio César que criou em 59 a.C., a Acta Diurna Com a intenção de informar à população de dentro e fora do Império Romano, suas conquistas políticas, militares e cientificas. Este jornal nunca publicava notícias negativas sobre derrotas do Exército Romano ou escândalos de pessoas públicas e/ou aliados, de forma totalmente parcial, o que ocorre até os dias atuais em qualquer tipo de transmissão de informação.

Vale ressaltar que nesta época surgiram os “correspondentes imperiais”, que podem ser considerados os primeiros profissionais do jornalismo. Estes eram enviados para todas as regiões e províncias do Império em busca de notícias.

A Acta Diurna trouxe o conceito e o formato que seria aplicado no jornalismo moderno. Contudo, com algumas diferenças. Além da imparcialidade das notícias haviam problemas relacionados à impressão e atualização.

Como naquela época não existiam tecnologias de impressão e a fabricação de papel era muito cara, a Acta Diurna era publicada em grandes placas brancas de papel e madeira, as quais eram expostas nas principais praças das grandes cidades, para a leitura de todos.

A atualização de notícias no Império Romano era muito lenta, visto que os textos produzidos pelos correspondentes imperiais eram transportados a pé ou à cavalo. Portanto, era comum o recebimento de notícias atrasadas.                        Com o passar dos séculos, a tecnologia foi avançando e a transmissão de informações se tornou mais rápida e eficaz.

  1. Cartas

As cartas existem desde a Idade Antiga, assumindo um caráter mais amplo a partir dos mensageiros da Idade Média cuja tarefa era transmitir mensagens com selos reais feitos com cera e a impressão do anel do rei,com o brasão de sua família.                                                                Os selos e as cartas são utilizados até hoje. Porém com o advento de novas tecnologias está sendo cada vez menos viável a comunicação das pessoas através de cartas.        

                                                        

  1. Livros

Durante a Idade Média, a comunicação e o jornalismo deram um grande salto tecnológico com conseqüência da criação da prensa de tipos móveis em 1450, pelo alemão Johannes Gutenberg. Tal invenção era uma máquina qual facilitou a impressão de textos, pois substituiu o trabalho manual. Assim o primeiro livro foi impresso, mais precisamente a Bíblia em alemão que ficou conhecida com Bíblia de Gutenberg.

  1. Telégrafo

Criado no século XVIII se tornou o principal sistema de comunicação nos séculos XIX e XX. Esta tecnologia permitia a comunicação à longa distância e eram utilizados códigos para que a informação fosse transmitida de forma confiável e rápida. Porém só era possível a transmissão de uma mensagem por vez

 Com o surgimento do telégrafo elétrico, veio também o Código Morse o qual foi muito utilizado, criado por Samuel Morse em 1830.

O telégrafo foi muito útil em diversos países, em indústrias, governos e até mesmo nas forças armadas de diversos países nos momentos de guerra.

  1. Telefone

Criado por Alexander Graham Bell, cientista norte-americano, o qual registrou a primeira patente de invenção em março de 1876. Esta invenção foi criada para aperfeiçoar as transmissões do telégrafo. Com o surgimento do telefone, era possível a transmissão de mais de uma mensagem por ao longo do mesmo foi de uma só vez, com a utilização da eletricidade para conduzir a voz humana.                                                                                                As experiências para a criação da nova tecnologia foram auxiliadas por Thomas Watson, o primeiro a ouvir uma voz humana por um telefone em junho de 1875. Após essa conquista, houve outras pesquisas para o aperfeiçoamento do aparelho as quais tinham o objetivo do desenvolvimento de uma membrana para transformar o som em corrente e reproduzi-lo novamente no outro lado. A partir de então, Graham Bell fundou a Compainha  Telefônica Bell, que tornou-se posteriormente a American Telephone &Telegraph, a maior compainha telefônica do mundo.                                                                                A partir criações de invenções, cientistas sempre tentam modernizá-las. Com o telefone não foi diferente. Quase 20 anos aos a criação de Graham Bell, Landell de Moura Realizou a primeira transmissão de voz em telefonia sem fio. Com isso, em 1978 foi ativada a telefonia móvel de celular, a princípio, no Japão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (114.4 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com