TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RISCO NAS OPERAÇÕES FINANCEIRAS

Por:   •  13/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.012 Palavras (9 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 9

Risco, sinistro e seguro

Para as ciências atuariais, todo risco é passível de medição e a estatística possui as ferramentas para medir sua grandeza. As probabilidades são uma dessas ferramentas. Existem várias definições de risco e ele precede ao sinistro.

O risco é um acontecimento aleatório. Não sabemos quando ele se realizará, mas podemos prever possibilidades de ele se realizar no tempo. Se o risco for passível de medição e é um acontecimento incerto e futuro que não depende da vontade de ninguém e não obedece a nenhuma lei da natureza, poderá, então, ser segurável.

Se o risco é segurável e de forma incerta, no futuro, ao se realizar, haverá então o sinistro, ou seja, o sinistro é a realização do risco.

Sinistro é o termo utilizado para definir, em qualquer ramo de seguro, o acontecimento do evento incerto previsto (uma perda) e coberto no contrato. O termo tem origem no latim “sinistra” que significa esquerda, como em mão esquerda ou lado esquerdo, e que era associado, na Antiguidade com situações ou coisas negativas, maliciosas, danosas, ignominiosas etc.

Para que o risco seja segurável, é necessário que ele afete por igual todos os componentes do grupo, que deve ser grande e homogêneo, servir a uma necessidade econômica e não constituir lucro, mas sim só ressarcir os prejuízos.

Existem muitas definições de seguro, todavia, a que mais se enquadra nos dias em que vivemos, neste século XXI, é a de Hemard.

Ele diz: “Seguro é uma operação pela qual uma das partes, o Segurado, obtém a promessa de outra parte, o Segurador, mediante o pagamento de uma remuneração, o Prêmio, em seu favor ou no de terceiro, no caso de se verificar o risco, uma prestação com que o Segurador, fazendo uso de um conjunto de Riscos, indenizar-lhe-á de acordo com as leis Estatísticas.”1

O que é prêmio?

É a soma em dinheiro paga pelo segurado ao segurador, para que este assuma a responsabilidade de um determinado risco de perda. A palavra vem do latim “praemium”, junção de “prae”, recompensa, com o verbo “emere”, obter. Atenção: em hipótese alguma “prêmio de seguro” representa o valor (ligado a loterias, por exemplo) que a seguradora deve ao segurado.

Como funcionam os seguros?

O seguro é um contrato entre um indivíduo ou uma empresa (segurado) e uma seguradora. O segurado paga um preço chamado “prêmio” e a companhia, em troca, compromete-se pagar a eventual perda financeira correspondente, durante o período da apólice.

O risco é transferido do segurado para a seguradora e o documento que formaliza esse contrato se chama apólice.

Taxa estatística

 Na prática, o risco é calculado em função de informações estatísticas obtidas pelo método retrospectivo e os prêmios são acrescidos de despesas de carregamento ou sobrecarga, como veremos adiante.

Carregamento ou sobrecarga

Aos acréscimos aos prêmios puros, chamamos de carregamento ou sobrecarga, que podem ser despesas de administração, operacionais, cobrança, comissões internas, externas e outras, que determinam, ao final, o valor comercial do preço do seguro. Para que se determine o preço ou o valor de um prêmio comercial, são necessários alguns passos precedentes de caráter técnico. Vamos acompanhar abaixo:

Valor matemático do risco (VMR)

 Ou qual será a probabilidade de risco da exposição daqueles objetos num certo tempo. É a relação matemática:

[pic 1]

Se por hipótese, tivermos 400 sinistros em 10.000 objetos num certo tempo, o valor matemático de risco será: VMR = 400/10.000  = 0,04. Esse valor, se expresso sob a forma percentual, representa que o risco obtido nesse caso é de 4% e terá o nome de taxa estatística.

Taxa estatística também pode ser calculada pela fórmula:

Taxa de risco ou taxa estatística da experiência: (MSO/ISE)

MSO = Montante dos Sinistros Ocorridos

ISE = Importância da seguradora exposta

Custo médio por sinistro (CMS)

É a relação matemática entre o prejuízo total (PT) e o número de sinistros efetivados (NS), e fica:

[pic 2]

Também encontramos a seguinte fórmula o cálculo do custo médio:

Custo médio dos sinistros (severidade): (MSO/NSO).

MSO = Montante dos Sinistros Ocorridos
NSO = Número de Sinistros Ocorridos

Se, por hipótese, cada sinistro acontecido, em média, no exemplo acima foi de 2.500,00 u.m., então o prejuízo será de 1.000.000,00 u.m. (unidade monetária).  = 2.500 x 400 = 1.000.000,00

Prêmio estatístico (PE)

Com esses dados em mãos poderemos então partir para o cálculo do prêmio estatístico, que será o produto do valor matemático do risco pelo custo médio por sinistro.

Esse valor representará a grandeza para que tal tipo de risco seja suportado. Vejamos seu cálculo:

Prêmio Estatístico = (PE) = VMR × CMS = 0,04 × 2.500 = 100,00 u.m.

O Prêmio estatístico também pode ser encontrado:

VMR = MSO/NER

NER = Número de expostos ao risco
MSO = Montante dos Sinistros Ocorridos

 O que representa esse valor?

O entendimento é que será necessário cobrar 100,00 u.m. de cada participante do grupo de 10.000 objetos expostos aos riscos para cobrir as possibilidades de sinistros existentes no caso.

O prêmio estatístico também é chamado de prêmio puro, pois considera em seus cálculos, conforme pudemos verificar, as variáveis estatísticas e não admite outras variáveis de carregamento, como corretagens, despesas de administração e operacionais da empresa, gestão, lucro dos acionistas, retorno do capital investido e outras, se houver.

No caso que estamos analisando e exemplificando, qual seria o valor da importância segurada?

Se o custo médio por sinistro foi de 2.500,00 u.m. e o prejuízo total foi de 1.000.000,00 u.m., sabemos que:[pic 3]

Cálculo do prêmio comercial (Pc)

É o prêmio puro acrescido das despesas de carregamento, quais sejam: administração, despesas operacionais, comissões externas, comissões internas, cobrança, lucro dos acio- nistas, impostos e outras. Vejamos o procedimento para cálculo do prêmio comercial (Pc):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (248.7 Kb)   docx (695.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com