TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RISCO NAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

Por:   •  5/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.025 Palavras (13 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

RISCO NAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

                                                BRUNO MISSEL

                                                   RA: T384DD-5

CAMPINAS

10 de novembro de 1016

BRUNO MISSEL

RISCO NAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

Artigo Científico apresentado às disciplinas: Contabilidade Avançada e Tópicos de Atuação Profissional

Professor: Mário Guerreiro

        

Campinas

11 de novembro de 1016

RESUMO

É visível em nosso país o grande número de instituições financeiras, sendo que estas cada vez mais estão crescendo devido aos juros exorbitantes que as mesmas cobram dos empréstimos realizados, ou melhor, de qualquer serviço realizado pelas mesmas a seus clientes. Mesmo obtendo grandes lucros, as instituições financeiras correm sérios riscos em relação aos seus clientes, pois por vezes estes não realizam os pagamentos que lhes são devidos, ficando inadimplentes com o banco. O presente fato não é diferente com o Banco Itaú, que ao emprestar dinheiro aos seus clientes corre um grande risco de não receber, principalmente em razão dos altos juros cobrados pela instituição financeira. Diante disto, o presente trabalho possui como objetivo analisar o crédito e quais os riscos existentes para uma instituição financeira, sempre reportando a instituição Itaú.

PALAVRAS – CHAVE: Itaú, Crédito, Instituição Financeira, Risco.

INTRODUÇÃO

As instituições financeiras estão em crescente ascensão, sendo que as mesmas procuram a captação de clientes como um meio de conseguir continuar inserida no mercado competitivo, principalmente concorrendo de forma igual com os seus concorrentes.

No caso dos bancos, estes conseguem sobreviver praticamente dos juros dos empréstimos de seus clientes, pois estes acabam por vezes a serem exorbitantes, sendo que em determinados casos os seus clientes acabam por não arcarem com suas responsabilidades perante a instituição, acabando por não realizar os pagamentos dos empréstimos.

O objetivo desse estudo é a análise dos riscos de empréstimos realizados pelas instituições financeiras. A hipótese do presente tema volta-se para o estudo das instituições financeiras, demonstrando o crédito, bem como os tipos de riscos, sempre procurando demonstrar a instituição bancária Itaú.

A problemática centra-se na necessidade de se analisar as finanças do Itaú, principalmente as voltadas para os empréstimos realizados pela mesma aos seus clientes. A justificativa para a realização deste estudo centrou-se na análise do Itaú, principalmente em relação as suas finanças. Diante disto, a relevância do presente assunto é a análise do Itaú, analisando-se as suas finanças, principalmente no que diz respeito aos empréstimos.

 A metodologia da pesquisa se orienta em pressupostos teóricos de autores com base em pesquisa bibliográfica e exploratória para a análise e interpretação crítica sobre o tema. O processo de pesquisa é desenvolvido a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Embora em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho desta natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas.

O presente trabalho está formado por dois capítulos. A parte introdutória apresenta uma visão geral do tema, enfocando os objetivos do estudo, a problemática, a relevância e a justificativa do assunto nos dias atuais. O primeiro capítulo aborda as instituições bancárias. O segundo capítulo retrata o crédito e os riscos, apresentando as finanças da instituição bancária Itaú. Por fim as considerações finais que é um breve relato do autor sobre o tema.

AS INTITUIÇÕES BANCÁRIAS NO BRASIL

O Sistema Financeiro Nacional acaba por ser composto por bancos comerciais, caixa econômica, bancos múltiplos; cooperativas de crédito; bancos de desenvolvimento; bancos cooperativos; bancos de investimento, entre outras. O presente estudo se voltará para a análise dos bancos comerciais, mais precisamente para o Banco Itaú. Este estudo se concentrará nos bancos comerciais e nos bancos múltiplos

                                                         

  1. Bancos Comerciais

Em nosso país a primeira instituição bancária dada de 1808, e recebeu o nome de Banco do Brasil, mas acabou por fechar no ano de 1829 (ALOE e THOMAZELLI, 1969, p. 21).

Fortuna (1999, p. 22) afirma que o objetivo principal dos bancos considerados como comerciais é “proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessários para financiar a curto e médio prazos o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços e as pessoas físicas”.

Para Niyama e Gomes (2000, p. 30) os bancos comerciais são considerados Instituições especializadas em operações de médio e curto prazos, sendo que as mesmas oferecem um capital de giro para o comercio, empresas prestadoras de serviços, industrias e pessoas físicas, inclusive concedendo crédito rural.

Segundo informações da publicação Princewaterhousecoopers (2000, p. 37) os bancos considerados como comerciais são vistos como instituições privadas ou publicas, que são organizadas sob a forma de sociedades anônimas atuando principalmente na concessão de créditos em curto prazo, bem como na captação de recursos, sendo que estes podem ser em depósitos à vista ou a prazo.

Assaf Neto (2001, p. 76) menciona que as principais operações consideradas como ativas que acabam por serem desenvolvidas pelos bancos voltam-se para a concessão de créditos, sendo o mesmo por meio de descontos de títulos, crédito rural e pessoal, crédito rural, cheques especiais, etc. Assim, os recursos das instituições financeiras são basicamente provenientes dos depósitos a vista e também a prazo, bem como outras operações, como redesconto bancário, operações de câmbio, assistência financeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (182.8 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com