TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A evolução da Contabilidade no mundo

Resenha: A evolução da Contabilidade no mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2013  •  Resenha  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 3

A evolução da Contabilidade no mundo

Esta pesquisa irá apresentar a grande importância da contabilidade em todo o processo evolutivo não só do patrimônio, mas de tudo o que o envolve esta ciência e visa buscar o conhecimento deste valioso poder, buscando suas origens, conceitos e principalmente sua doutrina, para que possamos usufruir sua grandeza. A mesma traz desde a evolução da Ciência Contábil ao seu gênese até os dias de hoje, com preocupação de tratar ainda, a partir do conhecimento da sua história e suas perspectivas. Contabilidade existe desde a antiguidade, com princípios antigos, surgiu junto com as civilizações. Numa relação entre a história da evolução do pensamento contável com o próprio crescimento da história da humanidade. Devido à rápida crescente responsabilidade social que devem assumir as empresas econômicas, surge à necessidade de criar e apresentar resultados sobre as atividades relacionadas com essa responsabilidade.

O grande processo de informações guarda aspectos do tipo social, ético, ambiental ou ecológico, e ainda tem recebido diversos adjetivos como Contabilidade Social.

A Contabilidade Social não só busca medir resultados cria um processo monetário, mas também toma o recurso humano desde a ótica humana, vendo-o como um ser que sente e que tem e que precisa de grandes necessidades de se alto satisfazer.

A Contabilidade Social aparece como uma necessidade da empresa de contar com informações teimosas para tomar decisões inteligentes com relação à gestão social, medindo o grande impacto e responsabilidade da entidade na sociedade.

Cada um dos tipos de informação que enxertam, esta contabilidade tem registrado outras raízes da mesma, entre as quais sei identificam a Contabilidade Ambiental, a Contabilidade dos Recursos Humanos e a Informação do profissional ético. Inicia-se com as primeiras civilizações por volta de 1202 AC, a contabilidade nesta época já era praticada e seu propósito por mais antigo que seja seu propósito era seus patrimônio e seus bens O inventário tinha como papel muito importante, sua contagem era o método criado para o controle dos bens, que eram classificados segundo sua natureza: rebanhos, metais, sua casa, seus terrenos e escravos. O sistema contábil é preciso e detalhista evoluiu com o crescimento dos documentos e “selos de sigilo”. Os registros se tornaram diários e posteriormente foram sintetizados em papiros ou tábuas, no final de determinados períodos. Posteriormente sofreram nova mudança agrupando-se vários períodos o que lembra o diário, o balancete mensal e o balanço anual já se estabelecia o confronto entre variações positivas e negativas aplicando-se o princípio da competência. A escrita no Egito era fiscalizada pelo Fisco Real, o que tornava os escriturários zelosos e sérios em sua profissão. O inventário revestia-se de grande tal importância que a contagem de seus bois divindade adorada pelos egípcios marcava o início do calendário adotado. Tudo indica que foram eles os primeiros povos a utilizar o valor monetário em seus registros. Usavam como base uma moeda feita de ouro e prata. Na prática era a adotada do grande PRINCIPIO DO DESNOMINADOR COMUM MONETÁRIO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com