TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução da Contabilidade no Mundo

Seminário: Evolução da Contabilidade no Mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  Seminário  •  239 Palavras (1 Páginas)  •  558 Visualizações

Evolução da Contabilidade no Mundo.

A história da contabilidade tem inicio nos primórdios das primeiras civilizações humanas, quando os homens começam a viver de forma agrupada, plantando, cultivando e pastoreando, e os avanços começam em diferentes civilizações, Egípcias, Índia e China mesmo sem ter ainda os numerais arábicos já estava sendo contabilizados os avanços do plantio, do pastorear, de forma rudimentar.

Podemos afirmar sem sombra de duvida que conforme a humanidade, guerreava, comercializava trocando mercadorias, este avanço econômico cria a necessidade de avançar na forma de apurar o ocorrido.

Durante a renascença no território que hoje compreende a Itália começa a surgir os primeiros sistemas de escrituração utilizando os numerais arábicos em troca dos números romanos, dando impulso à criação da base do capitalismo atual.

Com o inicio da revolução industrial e o surgimento das sociedades anônimas, começa aparecer os primeiros relatórios, demonstrativos de lucros aos acionistas e retorno de capital aos proprietários, e depois na mesma Inglaterra são criadas as auditorias obrigatórias sobre os balanços. O mesmo não ocorreu nos Estados Unidos da America.

Nesta mesma época começa a surgir os primeiros especialistas contábeis, e por volta de 1830 em diante tem origem às regulações contábeis com intuito de uniformizar dando base para a contabilidade torna-se uma ciência social como conhecemos atualmente e com certeza conforme vamos avançando tecnologicamente serão criados novos mecanismos sobre a base contábil atual.

Referencias bibliográficas

Teoria da Contabilidade

Tradução da 5º edição americana por

Antonio Zoratto Sanvicente

São Paulo

Editora Atlas S.A – 1999

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com