TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da Governança Corporativa e do Controle Interno na Área Contábil

Por:   •  4/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

6) Discorra sobre alguns estudos que:

ARTIGO I – A importância da Governança Corporativa e do Controle Interno na Área Contábil

Referências: http://www.spell.org.br/documentos/ver/57043/a-importancia-da-governanca-corporativa-e-do-controle-interno-na-area-contabil

A) Reforçam a ideia de que a boa governança impacta positivamente o valor e desempenho das companhias;

Diante o contexto apresentado no Artigo sobre a Importância da Governança Corporativa e do Controle Interno na Área Contábil, é abordado que as entidades que adotam a Governança Corporativa em seus estabelecimentos podem obter mais vantagens competitivas. Entretanto, alguns aspectos entram para auxiliar essas vantagens como, transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa, etc.

Levando em consideração esses pontos citados a cima, cada um deles são aspectos que levam a uma melhor interpretação das informações, são detalhes em que os empreendedores devem ter para que possam se esquivar de futuros problemas. Como sabemos, com o passar dos anos as leis vão se aprimorando cada vez mais, portanto, é necessário que as empresas sigam as regras, sejam éticas, transparentes com seus dados para que tudo flua bem dentro da organização, portanto, o entendimento é de que uma boa Governança Corporativa impacta diretamente em todos os aspectos da entidade, seja intelectual ou físico, desde as realizações de futuros projeto pela qual a empresa tem um objetivo ou até mesmo nas departamentalização, organização, comprometimento de cada profissional, capacitação de cargos, desenvolvimentos de habilidades, isso tudo gera um impacto positivo para a empresa;

Sendo assim se faz necessário uma empresa obter uma boa visão da Governança Corporativa para que ela possa ter um controle interno excelente, responsável. A Governança Corporativa auxilia até mesmo em tomadas de decisões para tais fins de objetivos, ou seja, uma empresa transparente, ética e responsável, ela consegue transmitir mais confiabilidade para os Stakeholders, bem como o mercado financeiro.

B) que refutam esta ideia, questionando o impacto causal das melhores práticas sobre o valor e desempenho das empresas.

Com base nas leituras realizadas em textos sobre governança corporativa pode-se ressaltar que existe alguns impactos negativos a respeito do tema, como a falta de plano de sucessão, confusão entre os papeis de gestor e acionistas, podendo ser conflitos de ideias, como também má adaptação na função executada gerando dificuldade da pessoa expressar o seu talento, também existe riscos de decisões por conta das analises feitas de forma não tanto criteriosas, onde deixam o emocional prevalecer e não levam em consideração a questão de critérios para analises e a transparência.

Desta forma, a governança tem seus impactos negativos dentro da empresa quando não estão estruturados corretamente e com os profissionais adequados para executar as funções e cargo a qual exigem.

C) Com qual corrente de argumentos e resultados acadêmicos você tende a concordar mais? Por quê?

Pode-se afirmar que as boas práticas possuem sua importância dentro de uma organização com contextos, práticas e princípios que podemos destacar na questão da transparência, equidade, prestação de contas e da responsabilidade entre todos os colaboradores que prestam seus serviços. Se tornaram cada vez mais comuns entre as empresas por destacarem seus finitos pontos positivos, além de trazer a confiabilidade nas informações contatadas pela contabilidade, pode-se refletir em sua própria credibilidade até então sendo vista com outros olhos pelos seus stakeholders.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com