TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A operação tem o nome “Lava Jato”

Por:   •  5/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

A operação tem o nome “Lava Jato” por conta do uso de uma rede de postos de combustíveis e lava a jato de automóveis para movimentar recursos ilícitos pertencentes a uma das organizações inicialmente investigadas.

A operação é a maior investigação contra a corrupção e lavagem de dinheiro da história do Brasil. Segundo o laudo pericial da Polícia Federal, o volume de recursos desviados dos cofres da Petrobras pode estar próximo de 42 bilhões de reais. Soma-se a isso o grande crescimento econômico e político dos suspeitos de participar de todo o esquema investigado.

 Nesse esquema, que dura pelo menos dez anos, os diretores das áreas envolvidas da Petrobras mandavam uma lista com as obras que iriam entrar em licitação para que as grandes empreiteiras, que estavam organizadas em um “clube” cartelizado para disfarçar uma concorrência real, dividissem essas obras entre as empresas integrantes. As empreiteiras realizavam reuniões secretas para que pudessem combinar o valor que cada uma iria propor na concorrência, e decidir qual seria a vencedora. Por fim, a Petrobras escolhia a que apresentasse o menor preço. A vencedora acabava apresentando um preço final muito acima do valor que previa o planejamento da obra. Essas operações eram mascaradas por contratos de serviços nunca realizados por empresas de fachada e pela inclusão de aditivos, o que servia como justificativa para o aumento absurdo do valor final delas. Havia também cobrança de propina para liberação de empréstimos junto a bancos públicos.

[pic 1]

As empresas precisavam garantir que apenas aquelas do cartel fossem convidadas para as licitações. Para isso, era necessário se associarem a agentes públicos. Os funcionários da Petrobras não só se omitiam em relação à existência do cartel, mas o favoreciam, restringindo as empresas que seriam convidadas e incluindo a ganhadora dentre as participantes.

O cartel tinha um regulamento que simulava regras de um campeonato de futebol, para definir como as obras seriam distribuídas entre as empresas participantes. Para disfarçar o crime, o registro escrito da distribuição de obras era feito como se fosse a distribuição de prêmios de um jogo de bingo.

Parte do dinheiro desviado ficava no caixa das empreiteiras, enquanto outra parte servia de pagamento para as empresas de fachada criadas pelos operadores financeiros, que simulavam prestar serviços às construtoras. Os operadores financeiros além de responsáveis por intermediar o pagamento da propina, entregavam a propina disfarçada de dinheiro limpo aos beneficiários. Segundo alguns delatores, valor da propina variava de 1% a 5% do montante total de contratos superfaturados, mas a Polícia Federal suspeita que em alguns casos chegavam a 20%.

Num primeiro momento, o dinheiro ia das empreiteiras até o operador financeiro. Essa transferência era feita em espécie, por movimentação no exterior ou por meio de contratos simulados com empresas de fachada. Num segundo momento, o dinheiro ia do operador financeiro até o beneficiário, como os altos executivos da Petrobras e outros agentes públicos. A entrega poderia ocorrer em espécie, por transferência no exterior ou mediante pagamento de bens.

[pic 2]

Integrantes e outras pessoas relacionadas a partidos políticos, responsáveis por indicar e manter os diretores da estatal, também são acusados de fazerem parte do esquema. De acordo com o Ministério Público, o esquema beneficiava os partidos políticos responsáveis pela indicação dos diretores da Petrobras que colaboravam com o esquema na estatal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (148.4 Kb)   docx (78.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com