TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética em gestão de projetos

Por:   •  20/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.778 Palavras (8 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ERIKA BARBOSA DE DEUS

RHAYANE DE CARVALHO SEIXAS

ética em gestão de projetos

[pic 3]

Poços de caldas

2018

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ERIKA BARBOSA DE DEUS

RHAYANE DE CARVALHO SEIXAS

ética em gestão de projetos

Trabalho de Produção Textual Interdisciplinar em grupo apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Empreendedorismo; Homem, Cultura e Sociedade; Ética Política e Sociedade e Sistemas de Informação.

Orientadores: Prof.ª Indiara Beltrame; Prof. Márcio Saviane; Prof.ª Maria Luiza Mariano e Prof. Eduardo Nogueira.

Poços de Caldas

2018

Sumário

1 Introdução        3

2 Organização do contexto        4

2.1 processos de trabalho        5

2.2 sistema de informação e gestão        6

3 O perfil empreendedor de cada personagem        7

4 A ética e as relações humanas        9

5 Conclusão        10

6 Referências        11

1 Introdução

A ética em gestão de projetos é um tema de suma importância para a sociedade, pois é com a ética que realizamos e tomamos decisões nas atividades do dia-a-dia.

A ética é o carro chefe de qualquer profissão, é que através dela que acontece a relação entre empregado e empregador, na sociedade atual a falta de ética no ambiente de trabalho tem sido um fator que agrava a relações no trabalho, uma pessoa que não tem ética pode se tornar insubordinado e não seguir ordens atrapalhando o curso de qualquer atividade.

O sistema administrativo é importante e somando com o desenvolvimento de projetos ou quaisquer outras atividades, tem outros milhares de coisas para agregara, pois nem todos os empreendedores são iguais.

O empreendedorismo é uma arte que veio para o somar, existe vários perfis que iremos abordar ao longo desse trabalho, alguns podem gerar frutos para uma empresa, mas outros quando empregados de uma maneira incorreta pode haver sérios riscos ao capital de qualquer local.

A tomada de decisões para qualquer que seja o objetivo está totalmente ligado aos princípios éticos, tanto que sem ética no local de trabalho, você pode causar sérios transtornos ou insubordinações sem pensar em um grupo de pessoas.

2 Organização do contexto

A empresa de tintas e solventes alemã com o nome de Steinadler, é uma companhia que fatura milhões no ano e possui várias filias em todo o globo terrestre, uma das suas filiais que tem um alto faturamento é a situada no Brasil. Em determinado momento se fez necessário informatizar suas filiais com novos programas para melhorar sua comunicação e organização dos funcionários, buscaram assim procurar contratar uma empresa especializada em desenvolvimento de sistemas de informação para empresas.

Encontram a Tecnosampa que é uma empresa brasileira, de porte médio, inovadora e compromissada que atua no ramo da tecnologia, desenvolvendo a criação de programas sistemas de informação para empresas de grande porte. Ela conta com uma divisão hierárquica de simples, que é formada por: 1 presidente, 2 vices presidentes um técnico e outro comercial e 2 Gerentes de projetos , o organograma da empresa segue abaixo:

                             Organograma da Tecnosampa

[pic 4]

O responsável pelo projeto é Silvio, gerente de projetos. Conta com um curriculum amplo com um diploma de uma universidade renomada, vasta experiência na área de desenvolvimento, conhecimento de outros idiomas, sendo assim um funcionário pronto para o projeto.

A história dessas duas empresas começa em 2009, quando a empresa alemã que já possuía uma filial no brasil entra em contato com a Tecnosampa para o desenvolvimento de projetos. Esses projetos eram um programa que gerenciasse o comissionamento de vendedores e dos canais de venda. Um dos principais desafios para a Tecnosampa foram os prazos, mas tudo foi entregue como planejado, mas teve fraudes em alguns aspectos que mais tarde poderia trazer malefícios par a empresa, caso fossem descobertos.

A função da Tecnosampa vai do desenvolvimento ao suporte depois de pronto, o laco é quase eterno pois caso haja problemas futuros, só eles podem resolver.

Essa aliança entre a alemã e a brasileira foi prospera, mas Silvio encontrara problemas, na questão de lucros, para que a empresa obtivesse lucros ele começou a forjar provas de rendimento para que caso houvesse uma auditoria, eles não seriam descobertos tudo isso visando o lucro. Ele deixou a ética de lado e para o desenvolvimento da empresa forjou maneiras de deixar tudo maravilhoso enquanto fraudava muitas coisas para a matriz

2.1 processos de trabalho

Os processos de trabalho destacados no caso no caso da empresa Tecnosampa é o processo de desenvolvimento de softwares para empresa de grande porte, eles possuem como objetivo criar programas para facilitar a logística dos contratantes.

Os processos de trabalho vão desde o desenvolvimento, no caso a criação e depois vem o projeto das etapas.

Ao termino de cada etapa, ocorre testes e apresentações para o contratante para que ele possa opinar em cada fase do projeto

Quando o projeto é finalizado, a empresa que no caso é a Tecnosampa ficara sujeito a dar o suporte caso o programa venha apresentar defeitos.

2.2 Sistemas de informação e gestão

Os sistemas de informação é quando a empresa no caso a Tecnosampa junta sua mão de obra, matéria prima e maquinas. Criam um projeto e entregam ele para o meio que no caso seria a empresa alemã.

A gestão de certos projetos para por certas etapas tem como o objetivo supervisionar o projeto de para que possa ser realizado da melhor maneira possível.

3 O perfil empreendedor de cada personagem

O estudo de caso proposto nos apresenta quatro personagens com perfis de empreendedorismo diferentes. Para enquadrar cada personagem em um perfil, utilizaremos a obra ‘empreendedorismo, de Marcio Cassio Juliano’, a qual sugere perfis que cada personagem se enquadra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (178.6 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com