TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISANDO O CONTEXTO EMPRESARIAL

Por:   •  16/5/2017  •  Artigo  •  3.414 Palavras (14 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ANALISANDO O CONTEXTO EMPRESARIAL - 1º. SEMESTRE

         

[pic 4]

cidade

2011

ANALISANDO O CONTEXTO EMPRESARIAL - 1º. SEMESTRE

Trabalho apresentado ao Curso Superior  Baicharelado em Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de: Contabilidade Básica, Fundamentos da Administração, Introdução ao Direito Publico e Privado e Matemática

Orientadores: Professores:  José Manoel da Costa; Mônica Maria Silva; Rita de Cássia Resquetti Tarifa Espolador; Eliane maria Araman e Helenara Regina Sampaio  

Semestre. 1º

cidade

2011  


INTRODUÇÃO

            O objetivo deste trabalho e analisar o contexto empresarial. A partir desta premissa, entender alguns procedimentos que são indispensáveis para que o sucesso de uma organização seja alcançado de forma satisfatória, supondo ser este o objetivo de toda empresa empreendedora e ainda entender alguns aspectos jurídicos referente à pessoa do empresário e a formação de uma sociedade com personalidade jurídica.  Compreender que uma análise realizada nas MPEs, demonstra  de forma objetiva que na proporção em que os dados estatísticos são disponibilizados pela matemática, o administrador terá material que poderá ser utilizados na elaboração do planejamento da entidade. Desta feita o gestor tem em mãos informações de como anda o mercado, podendo ter uma visão ampla do ambiente externo, sendo possível prever através do planejamento estratégico, o rumo a ser seguido e assim, evitar riscos desnecessários que podem vir a prejudicar os objetivos da empresa.  Em meio a tantas preocupações desde mercado tão concorrido, aparece a figura do contabilista, que tem a função de fornecer informações contábeis em tempo hábil, para auxiliar o gestor na tomada de decisão, entendendo que o contador é um profissional responsável pela emissão de relatórios e outros papéis contábeis, fazendo uso da matemática como ferramenta necessária para a realização do seu trabalho.

              Desta forma esse profissional atua nas organizações sendo elas, jurídicas ou civis, do seguimento público ou privado, não pela opção do empresário, mas sim por determinação de Leis como a 6.404/76, que foi atualizada pela Lei 11.638/07 [1], entre outras.  

              Abordar-se-á, alguns conceitos sobre a matemática a serviço das empresas, os fatores ambientais das organizações que predominam neste mundo empreendedor, analisar alguns aspectos Jurídicos do Empresário e a participação do contabilista nas empresas.  Tendo embasamento teórico nas disciplinas do curso de contábeis e em outros autores e sites da internet. E por fim entender qual a linguagem contábil referente à: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.

  1. Noção de Contexto Empresarial

              O empresário precisa estar preparado para as mudanças e oportunidades de mercado. Conforme texto sobre as MPEs[2], a sondagem realizada pelo SEBRAE, mostra empresários, sem perspectivas diante de situações de grande vulto como a copa de 2014, pode-se dizer desacreditados de sua potencialidade. Assim entende-se que a matemática é grande aliada, nas demonstrações de como anda o mercado, apresentando situações, que auxilia os interessados a planejar suas ações rumo aos objetivos o que necessita é ser compreendida e absorvida pelo gestor. Segundo informações disponibilizadas na disciplina de Fundamentos da Administração, algumas indagações sobre a função do administrador; levou “Fayol a definir as funções administrativas, que nada mais são do que os cinco elementos básicos do processo administrativos, utilizados até hoje são eles: planejamento, organização, direção, coordenação e controle”. Esses elementos não devem ser negligenciados. O empreendedor precisa planejar para avançar, assim este avanço será seguro. Um bom planejamento utilizando as informações necessárias fará com que se corram riscos mínimos, pois ele saberá onde será melhor empreender seus negócios, pois conhece o terreno por onde se pretende avançar, outro, porém é saber que vive num mundo competitivo, reconhecendo que funcionários capacitados é investimento, que profissionais valorizados darão retorno positivo a organização. Segundo a Web aula, Fayol defende a função contábil, “como o órgão de visão da empresa”.

  1. A Matemática a serviço da empresa

             A matemática é uma ferramenta que independe da área em que atua, sendo de grande importância, mesmo que você não apresente intimidade com ela, mas é bom compreender o básico um raciocínio lógico. As informações que a matemática pode fornecer são incontáveis. Sua atuação vai de um simples cálculo a complicadas equações. Conforme o texto disponibilizado foi possível notar o teor  das informações repassadas com precisão, abrangendo vários aspectos como; onde investir, e não investir,  os custos de se conseguir mão de obra, crescimento e redução de recursos financeiros, o desempenho da empresa podendo ser contabilizados periodicamente, entre outras. Segundo salienta Carolina Meyer em seu Artigo, online;

A MATEMATICA VEM SENDO utilizada com sucesso no mundo dos negócios há muito tempo. Países desenvolvidos, sobretudo Estados Unidos, Inglaterra e Japão, têm empregado a técnica da "pesquisa operacional" desde a Segunda Guerra Mundial, quando se viram obrigados a aumentar a produtividade de suas indústrias logo após o conflito. Com o passar dos anos, o método foi permanentemente depurado e a matemática empregada tornou-se cada vez mais sofisticada. O recente avanço tecnológico permitiu a criação de computadores mais potentes, capazes de lidar com um universo maior de informações (O MATEMÁTICO DAS EMPRESAS, Online).

  1. Os Fatores Ambientais das Organizações

 

              As organizações devem se preocupar com os fatores ambientais nas quais estão inseridas, pois o ambiente externo pode oferecer riscos que prejudicarão a concretização dos objetivos da empresa, porém uma das únicas soluções para evitar correr riscos desnecessários, está no planejamento estratégico elaborado a partir das informações recebidas dos colaboradores e técnicos da organização. A matemática é uma ferramenta eficiente que poderá ser utilizada para sondar o ambiente externo e demonstrar informações como foi o caso visto no texto da orientação para este trabalho, quantas informações foram divulgadas que poderiam alavancar o empreendimento comercial de certas empresas.  O planejamento estratégico só poderá ser projetado se as informações forem reais.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (190.2 Kb)   docx (33 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com