TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISANDO O CONTEXTO EMPRESARIAL

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.902 Palavras (8 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ARIADNE RIBEIRO DE SOUSA CALDEIRA

ANALISANDO O CONTEXTO EMPRESARIAL

[pic 3]

Araçuai

2011

ARIADNE RIBEIRO DE SOUSA CALDEIRA

ANALIZANDO O CONTEXTO EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contabeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná,Contabilidade Básica Profº Daniel Ramos Nogueira, Fundamentos da Administração Profª Adriana Vinholi Rampazo, Introdução ao Direito Publico e Privado Profº Jossan Batistute e Matemática Profº Helenara R. Sampaio.

Araçuai

2011

  1. INTRODUÇÃO

Em uma empresa surgem vários fatores a serem trabalhados e algumas ferramentas a serem utilizadas, como a matemática a favor da empresa para que possa ter um equilíbrio e que essa organização seja bem sucedida, com a integração de todos pode se fazer uma grande empresa, trabalhando com atenção no ambiente interno e externo,observando a mudança no ambiente externo para tomar decisões que venham a ajudar no crescimento da empresa e sabendo agir de acordo com as mudanças externas e administrando as mudanças internas para que a empresa cumpra com seus objetivos almejando sucesso, sendo ela uma empresa com vários sócios ou empresa simples, tendo no controle alguém capaz, não só para administrar,mas legalmente capacitada.

 Sendo uma pessoa capacitada em administrar, sabe que em uma administração a contabilidade tem grande importância para tomada de decisões importante no mercado, para que a empresa alcance o crescimento e aproveitando oportunidades para sobreviver no mercado e alcançar o sucesso.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MATEMÁTICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS

Ferramenta essencial dentro da contabilidade faz uma aproximação dos conceitos matemáticos. Tendo em vista a nova conjuntura econômica, exige-se que os administradores financeiros estejam preparados para novos desafios. Hoje, mais do que nunca é preciso gerenciar com competência os recursos financeiros da empresa, e isto somente será possível, se for realizado, através da participação e integração de todos.

A Matemática Financeira fornece o instrumental necessário à avaliação de negócios, de modo a identificar os recursos mais atraentes em termos de custos e os mais rentáveis no caso de investimentos financeiros ou de bens de capital.

Nosso sistema capitalista é formado por muitas operações comercias que envolvem o dinheiro. Essas operações comerciais de compra, venda, financiamentos, entre outros obedece as regras praticadas pelo mercado e esses cálculos são feitos mediante as formulas da matemática financeira,como: Juros simples: quando o capital produz juros durante toda a vida de transação. Capital: um determinado valor em uma determinada moeda fornecida por um determinado período de tempo, e cobra juros por isso. Taxa: é o valor do juro expresso como porcentagem de determinado capital. Os juros podem ser capitalizados pelos regimes de juros simples ou juros compostos

  1.  FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES

Vasconcellos Filho (1983), divide o ambiente externo em dois: Macroambiente e

Ambiente Operacional. O Macroambiente é composto pelas variáveis de nível macro, como as econômicas, sociais, culturais, demográficas, políticas, tecnológicas, legais e ecológicas. O Ambiente Operacional é composto pelos Públicos Relevantes Externos com os quais a organização mantém vários tipos de relacionamentos, como pessoas, grupos de pessoas, entidades, empresas, órgãos do Governo. Segundo esse autor, são as características de cada organização como tamanho, autonomia, âmbito de atuação e grau de participação que irão estabelecer o grau de relevância das variáveis de cada segmento ambiental.

Ambiente externo são as forças que estão fora dos muros da empresa e que irão interferir na forma como ela ira se comportar perante o mercado. Podemos destacar aqui os aspectos econômicos, sociais, tecnológicos e ambientais , assim como entidades representadas pelos bancos, fornecedores, clientes, sindicatos, governo e concorrentes. Os fatores externos têm uma característica dinâmica e de pouco controle direto pela empresa.

Ambiente interno são todos os recursos internos da organização alocados em aspectos físicos, financeiros, humanos, e tecnológicos que, embora tenham maior controle, irão sofrer impacto direto do ambiente externo.

Ao administrador cabe obter recursos internos e administra-los de forma tal que possa atingir os objetivos da empresa e estão atentas ao ambiente externo, acompanhado suas mudanças e tendências futuras a fim de avaliar o seu impacto sobre os negócios da empresa, e aproveitando as oportunidades adequando a sua estratégia e estrutura a fim de obter vantagem competitiva e sobreviver ao mercado alcançado com sucesso.

  1.  ASPECTOS JURÍDICOS DO EMPRESÁRIO

Em relação ao impacto no ambiente jurídico, o economista, ex-presidente do Banco

Central e sócio da Tendência Consultoria, Loyola apud IBEF (2008), diz que é preciso tomar cuidado em relação ao risco das novas transformações não permearem de forma correta o nosso sistema jurídico, ele ressalta o desafio colocado nas mãos dos reguladores. Isto por que estes também preferem regras bastante rígidas a princípios, principalmente porque facilita a criação de categorias.

Segundo Paulo Melchor, advogado, consultor jurídico da Unidade de Orientação Empresarial do SEBRAE/SP, de acordo com o novo Código Civil Brasileiro e o  Direito das Empresas, dependendo da existência ou não do aspecto "econômico da atividade", se uma pessoa desejar atuar individualmente (sem a participação de um ou mais sócios) em algum segmento profissional, enquadrar-se-á como EMPRESÁRIO ou AUTÔNOMO, conforme a situação, ou, caso prefira se reunir com uma ou mais pessoas para, juntos, explorar alguma atividade, deverão constituir uma sociedade que poderá ser uma SOCIEDADE EMPRESÁRIA ou SOCIEDADE SIMPLES.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (147.2 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com