TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISANDO SOBRE DECISÕES DE INVESTIMENTO

Por:   •  8/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

RENATA DE OLIVEIRA ARAÚJO

ANALISANDO SOBRE DECISÕES DE INVESTIMENTO

RIO DE JANEIRO

2020

RENATA DE OLIVEIRA ARAÚJO

ANALISANDO SOBRE DECISÕES DE INVESTIMENTO

Trabalho da disciplina de Contabilidade Avançada apresentado como exigência para obtenção de nota da Avaliação 1 do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Veiga de Almeida - UVA.

Professor da disciplina: MARIZANE DOS SANTOS BRITO

RIO DE JANEIRO

2020

Introdução

O presente relatório tem como objetivo, compreender o controle da política financeira e operacional de uma entidade ou negócio e, descrevendo os critérios contábeis que devem ser adotados nas operações que envolvem compras participações societárias, aquisições de controle de acervos líquidos, operações de fusões e de importações, entre outras.

Desenvolvimento

Situação problema:

A controladoria da empresa “ABC” apresentou para o exercício de 2016 as seguintes informações dos investimentos permanentes em outras empresas:

[pic 1]

 

Obs.: Os valores dos investimentos não contemplam os lucros das investidas.

 

1. Identifique as coligadas e controladas tendo por base os critérios para serem consideradas como tais.

De acordo com o CPC 15 (Comitê de Pronunciamentos Contábeis), combinação de negócios refere-se à aquisição do controle de um negócio, adquirindo o direito de definir a política financeira e operacional de outra organização ou do negócio.

As entidades coligadas são as quais o investidor tem influência significativa, podendo participar diretamente das decisões políticas, financeiras e operacionais de uma investida. O investidor não possui controle individual da empresa nestes casos, é adotado como influência significativa um percentual de 20% ou mais (até 50%) de participação ou quando se pode provar tal influência significativa determinada a partir de um dos seguintes fatores:

  • Se tiver representação no conselho de administração da investida ou órgão equivalente;
  • Se participar nos processos de criação de políticas;
  • Se mantiver transações relevantes com a investida;
  • Se indicar gestores para assumir algum cargo relevante na investida;
  • Se fornecer informações técnicas relevantes para a investida.

Diante do exposto, a empresa ABC é coligada da empresa S, pois possui 25% do seu capital social e, também é coligada da organização W, mesmo possuindo apenas 10% do capital social da empresa, a investidora ABC possui influência significativa para indicar os gestores. Contudo, no caso da empresa Q, ela não é coligada e nem controlada pela empresa ABC, pois seu investimento não possui influência significativa sob a organização, sendo o percentual no capital volante de 15% e, não possui prerrogativa de eleger o Diretor Financeiro ou Operacional da investida.

2. Para os investimentos avaliados pelo Método da Equivalência Patrimonial, aplique o percentual de participação no capital social sobre o lucro.

Os investimentos avaliados pelo MEP (Método de Equivalência Patrimonial) são registrados na conta investimentos do ativo não circulante, devendo ser ajustados de acordo com os lucros ou prejuízos da investida Este método é utilizado nas participações em sociedades controladas, seguindo as regras do CPC 36, coligadas, de acordo com as definições do CPC 18 e controladas em conjunto, em conformidade com o CPC 19.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (143.7 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com