TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE BALANÇOS

Por:   •  9/7/2018  •  Monografia  •  3.474 Palavras (14 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 14

ASSOCIAÇÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE GOIÁS-AECG[pic 1]

FACULDADE PADRÃO

DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO

CURSO DE CIENCIAS CONTÁBEIS

ANALISE DE BALANÇOS NA VIDRO MIX LTDA

Raphael Rodrigues Ferreira Serino¹

MS. Januario Carvalho Nunes²

Resumo: O artigo a seguir mostra as vantagens que a VIDRO MIX LTDA teve ao implantar uma boa contabilidade e utilizar da Análise de Balanços. A Análise ainda pouco usada nas empresas de médio e pequeno porte, as análises auxiliam bastante no crescimento e evolução dessas empresas, sem contar o grande auxilio que ela transmite nas grandes empresas no mercado. Depois de conhecer e compreender que era necessário um bom investimento em tecnologia e em pessoas, a empresa traçou metas e objetivos que só foram possíveis através da boa contabilidade introduzida e feita uma Análise de ponta para se conhecer quais os pontos fracos a serem examinados e melhorados, ou até mesmo cortados da sua produção até a gestão, nos mostrando que não basta apenas abrir uma firma e começar a vender, se não tiver conhecimento daquilo que se faz, e sem ter um suporte para orientar sempre que necessário é incapaz de se ter sucesso. Sendo assim, a partir deste estudo foi possível conhecer a fundo todos os aspectos da Análise, como esta funciona dentro das empresas e como as mesmas se beneficiam quando implantada uma contabilidade de qualidade e com uma Análise eficaz.

Palavras-Chave: Analise, Balanço. Orientar. Conhecer. Contabilidade.

Abstract: The following clause is about the advantages that VIDRO MIX LTDA  had to implant a great accounting and use the Balance Sheet Analysis. The analyze is still little used in the medium and small portage companies, the analysis help on the growth and evolution of this companies, not counting the big help that the companies transmit in the big firms of the market. After meeting and understand that was necessary a good investment in technology and in qualified people, the company traced goals and objectives that was just possible thanks to the good accounting introduced and made a Analyze to know the weakness to being examined and improved, or even cut from de production, showing us that isn’t enough open a company and start to sell, if you don’t have knowledge of what you doing, and without a support to guide always necessary is incapable to be successful. So, from this study was possible to understand deepen all the aspects of the Analyze, how is that it works within the companies and how the same as benefited when is implanted a quality accounting and with a effective Analyze.

Keywords: Review. Balance. Guide. Know. Accounting.

______________________________________________________________________

¹Graduando de ciências contábeis pela Faculdade Padrão, Endereço Eletrônico, raphaelrfserino@gmail.com

²Professor Orientador

INTRODUÇÃO

Com as grandes decisões que os gestores, empresários e sócios devem tornar no seu dia-a-dia, um dos pontos mais importantes a se preocupar é a contabilidade, nela será escriturada todos os fatos e acontecimentos da vida de uma empresa.

Será com ela e a partir dela que se pode mudar o futuro da empresa, ou sem ela a empresa poderá ocasionar sua falência. Com tantos avanços tecnológicos e no mercado, a contabilidade também foi forçada a evoluir.

Com essa evolução surge a Análise de Balanços, uma das grandes aliadas das empresas para ter conhecimento exato e em um tempo muito curto da situação em que se encontra, e também onde se pode chegar, ou até mesmo conhecer seus limites de mercado e faturamento.

Nem sempre um gestor sonha em ter uma grande rede lojas, mas sim um bom rendimento daquele trabalho que ele tanto gosta, assim surge a Análise de Balanços para assessorar e auxiliar no seu trabalho e por fim diminuir custos, aumentar renda e em seguida ter o lucro esperado.

ORIGEM DA ANÁLISE DE BALANÇOS E A SUA EVOLUÇÃO

A Análise das Demonstrações Contábeis é tão antiga quanto a contabilidade, que tem seu surgimento há uns 4.000 a.C. com a necessidade do homem de ter um controle de seus bens-materiais e rebanhos.

Porém, o surgimento mais sólido da Análise das Demonstrações Contábeis foi praticamente no final do século XIX, onde os banqueiros solicitavam as empresas o Balanço Patrimonial, para assim, poder ou não conceder empréstimos.

A necessidade de analisar demonstrações contábeis é pelo menos tão antiga quanto a própria origem de tais peças. Nos primórdios da contabilidade quando esta se resumia, basicamente, à realização de inventários, já o ‘analista’ se preocupava em anotas as variações quantitativas e qualitativas das várias categorias de bens incluídos em seu inventario (IUDÍCIBUS, 2010, P. 1).

Com a necessidade de ter um conhecimento da situação da empresa e do seu patrimônio, era necessário o Balanço para fazer a Análise. Contudo, chegou ao ponto que essa Análise era muito superficial e sem aprimoramento, e só com o passar dos anos, os bancos passaram a exigir outros relatórios para que fosse possível liberar crédito, como a Demonstração do Resultado do Exercício que nos demonstra as operações de venda, compra e se em tal período houve lucro ou prejuízo.

Ainda hoje, como o principal relatório a ser usado para as Análises é o Balanço Patrimonial, é comum ouvir a expressão Análise de Balanço se referindo a Análise das Demonstrações Contábeis,

A Análise das Demonstrações Contábeis, também conhecida como Análise das Demonstrações Financeiras, desenvolve-se ainda mais com o surgimento dos Bancos Governamentais bastante interessados na situação econômico-financeira das empresas tomadoras de financiamentos (MARION, 2010, P. 7)

Conclui-se que a Análise das Demonstrações Contábeis já existia, onde era analisando uma variação da riqueza, do rebanho, entre outros, mas seu aperfeiçoamento veio com o tempo, dando então, informações mais precisas e mais eficazes.

A Análise de Balanços é a extração de informações das Demonstrações Contábeis para que se possa realizar uma correta tomada de decisões.

A arte de saber extrair as relações úteis, para os objetivos econômicos que tivermos em mente, dos relatórios contábeis tradicionais e de suas extensões e detalhamentos, se for o caso (IUDÍCIBUS, 2010, p. 05).

Já o Balanço patrimonial, reflete e demonstra as contas patrimoniais de um determinado período. Geralmente, são emitidos no final do ano ou em outros períodos já fixados pela diretoria ou administração da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (182.8 Kb)   docx (45.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com