TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO DA PESQUISA E SEGMENTO DE ATUAÇÃO

Por:   •  1/12/2019  •  Projeto de pesquisa  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 3

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO DA PESQUISA E SEGMENTO DE ATUAÇÃO

Sobre a empresa

A empresa escolhida para desenvolver o projeto de inovação é a ENEL Brasil, que atua na distribuição nacional de energia elétrica dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Goiás. Por se tratar de um projeto inovador que envolve custo de oportunidade e alto investimento, previamente ocorrerá dentro do Estado de São Paulo. Portanto, informaremos abaixo um breve resumo sobre a empresa e seu ramo de atuação.

A Enel, é a maior empresa de distribuição de energia elétrica do país. Em São Paulo, ela atende cerca de 7,2 milhões de consumidores em 24 municípios incluindo a capital paulista. Em 2018, ela foi adquirida pelo grupo Enel e a partir de 4 de dezembro passou a se chamar Enel Distribuição São Paulo.

Sobre o grupo Enel

        O grupo Enel é um dos maiores players integrados do mercado mundial de energia e gás. Atuante em mais de 30 países levando energia para mais de 73 milhões de clientes finais ao redor do mundo.

Esta empresa conduz processos rígidos e altamente supervisionado. Ela é uma empresa do setor de Energia Elétrica, e compete mercado com empresas privadas e públicas. No Brasil, é a maior empresa do setor privado e desempenha um papel de liderança no desenvolvimento de fontes renováveis de energia do país. Atua em toda cadeia energética, nas áreas de geração, distribuição, transmissão e comercialização, além de soluções em energia.

Sobre o setor e os concorrentes

        O setor no qual a Enel atua é o setor de energia elétrica. No Brasil, este setor é regulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). A ENEEL foi criada em 1996 e sua missão é “proporcionar condições favoráveis para que o mercado de energia elétrica se desenvolva com equilíbrio entre os agentes e em benefício da sociedade”. No Brasil, a principal fonte de geração é a hidrelétrica (água corrente dos rios), que responde por 62% da capacidade operacional do país. Em seguida vem as termelétricas (gás natural, carvão mineral, combustíveis fósseis, biomassa e nuclear) com 28%. O restante é proveniente de energias eólicas (dos ventos) e importação de energia de outros países.

O projeto        

O intuito do projeto é inovar tomando como base uma tecnologia já existente, porém mal utilizada. Identificamos uma dificuldade que muitas famílias enfrentam em suas residências. A hora em que o colaborador da empresa vai até a casa para realizar a leitura de consumo de energia por Kw/h (Kilo Watt Hora) e normalmente não consegue realizar a leitura correta ou sofre algumas dificuldades como: Cachorros e outros animais impedindo a coleta efetiva; os moradores não estão nas casas, e outros motivos. Estes motivos são enfrentados também pelos moradores.

Portanto, visando gerar maior lucro para as empresas, o projeto visa abrir mão dos funcionários que desenvolvem esta atividade de coleta de dados manualmente, e inserir um chip que auxiliará a empresa e o morador a monitorar os seus gastos, incentivando a um consumo consciente de energia, possibilitando assim para a empresa máxima eficácia na coleta de informações. O sistema será responsável pela coleta e conversão de dados digitais (que geralmente são analógicos) para o banco de dados central, fazendo com que a empresa possua maiores informações em tempo real de consumo, podendo oferecer descontos com base nisto, auferindo com mais precisão os dados utilizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com