TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO APLICABILIDADE DO CONTROLE INTERNO

Por:   •  9/5/2017  •  Artigo  •  8.520 Palavras (35 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 35

CONTROLE INTERNO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO: Um estudo de caso em uma empresa no ramo de Copiadoras em Gurupi-TO.

Acadêmica:  Cleidiane Oliveira Nascimento[1]

Acadêmica: Thais Nunes de Assis Batista[2]

Orientador: Ms. Philadelfio Júnior[3]

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo levantar o sistema de controles internos existentes dentro da gestão, como também sua importância para auxiliar os gestores a acomodar-se a eficiência e eficácia das atividades operacionais, melhorias e adequações da empresa. A técnica de coleta dos dados utilizada para este estudo foi à aplicação de um questionário, para averiguar se estão sendo utilizado de forma adequada o sistema de controles internos. É indispensável à utilização do Controle Interno para alcançar o sucesso da empresa, visto que a mesma precisa usufruir de ferramentas como esta para obter-se de um processo de gestão eficiente e adequado para a melhoria no controle dos ativos, de salvaguardar o patrimônio e de suprir o gestor com informações fidedignas, como também prevenir possíveis erros e fraudes, bem como ponderando e examinando as atividades que pela empresa é realizada.

Palavras chaves: Controle Interno, Empresa, Gestão.

INTERNAL CONTROL AS MANAGEMENT TOOL: A case study in business in Photocopiers branch in Gurupi-TO.

Cleidiane Oliveira Nascimento

Thais Nunes de Assis Batista

Ms. Philadelfio Júnior

ABSTRACT

This work aims to lift the system of internal controls within the organization, as well as its importance to assist managers to accommodate the efficiency and effectiveness of operating activities, improvements and adaptations of the company. The data collection technique used for this study was the application of a questionnaire to determine whether they are being properly used the system of internal controls. It is essential to use the Internal Control to achieve the company's success, as the same need to use tools like this to get a process in an efficient and appropriate management for better control of assets, to safeguard the heritage and supply the manager with reliable information, as well as prevent possible errors and fraud, as well as considering and examining the activities that the company is held.

Key words: Internal Control, Company, Success.        

1 INTRODUÇÃO

O controle interno é visto como um conjunto de métodos, preceitos, processos, rotinas, que tem como principais reforços para guardar os ativos, proporcionar integridade das demonstrações, registros, informações contábeis, além de fornecer dados com exatidão, para que a administração entenda a estado que a entidade se encontra.

Temos como objetivo geral deste estudo, analisar o sistema de controles internos existente na empresa estudada, com o propósito de identificar às ferramentas de apoio a gestão. E como objetivos específicos traçaram-se as etapas a serem seguidas: Revisar na literatura conceitos e aplicabilidade dos controles internos, mapear o sistema de controles internos existentes na empresa em estudo, verificar se os controles internos da empresa estão de conformidade com espaço teórico e por fim, analisar a contribuição para a gestão da atividade dos controles existentes.  

     No mundo atual, percebe-se uma ineficácia dos processos de controle interno, onde é preciso a administração em si melhorar seu desempenho.  Assim, notamos a potencialidade do controle interno como um fator indispensável dentro das mais diversas empresas e organizações, pois o mesmo proporciona informações verídicas de seus processos, como também defende os seus gestores para alcançarem resultados esperados.

Percebe que a ausência de controle interno ocasiona na facilidade de alteração do sistema, erros, irregularidades e fraudes, ou seja, para evitarmos estes constrangimentos é de caráter imprescindível à análise de todas as operações ocorridas internamente nas organizações e este se executa com os procedimentos do controle interno que lhes são proporcionados.

Diante de questões como esta, surge a pergunta: Quais as contribuições que o controle interno pode proporcionar para o gerenciamento da empresa em estudo?

1.1 CONTROLE INTERNO

De acordo com Almeida (2012, p.57) define controle interno:

“O controle interno representa uma organização como o conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas com os objetivos de proteger os ativos, produzir dados contábeis confiáveis e ajudar a administração na condução ordenada dos negócios da empresa”.

É uma ferramenta imprescindível, não há como renunciar o uso de um sistema de controle interno em uma entidade que visa sucesso, e progresso, pois o que os sistemas contábeis oferecem para é para que a necessidade de uma empresa mantiver uma eficácia para trazer frutos vindouros e aperfeiçoados conforme queira.

Longenecker (2004, p.520) diz que controle interno é “um sistema de verificações e saldos que desempenha papel-chave no resguardo dos ativos da empresa e no aumento da exatidão e confiabilidade dos seus demonstrativos financeiros”.

Identificar, corrigir falhas, evitar informações contrarias, métodos, rotinas são objetivos principais que fazem parte de um sistema de controle interno os quais os colaboradores possam tomar como aliados, bem como seguir a expansão de procedimentos oferecidos pelo sistema.

Segundo Franco e Marra (2001, p.267), controles internos são:

(...) todos os instrumentos da organização destinados à vigilância, fiscalização e verificação administrativa, que permitem prever, observar, dirigir ou governar os acontecimentos que se verifica dentro da empresa e que produz reflexo em seu patrimônio.

Ou seja, controle interno é qualquer tomada de decisão pela administração, que visa consentir a maior expectativa de que os objetivos, as metas sejam atingidas. Permite que este controle exista para minimizar os erros e fraudes que possa surgir inesperadamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.6 Kb)   pdf (541.1 Kb)   docx (59.3 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com