TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS E POSICIONAMENTO DO BANCO DO BRASIL NO CONTEXTO

Por:   •  19/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.296 Palavras (18 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS E POSICIONAMENTO DO BANCO DO BRASIL NO CONTEXTO        4

2.2        DIVISÃO DE ACIONISTAS DO BANCO DO BRASIL S.A COM RELAÇAO AO TOTAL DAS ACOES ORDINÁRIAS        7

2.3        SOCIEDADE DE CAPITAL ABERTO E FECHADO.        7

2.4     VALORES MOBILIARIOS EMITIDOS POR UMA SOCIEDADE ANÔNIMA        .8

2.5        BANCO DO BRASIL SE ENVOLVE COM EMISSÃO E AQUISIÇÃO DE DEBÊNTURES.        9

2.6        PRINCIPAIS RISCOS QUE O BRANCO DO BRASIL ENFRENTA NO EXERCÍCIO DE SUAS ATIVIDADES        10

2.7        ESTRUTURA DE REDUÇÃO DE RISCOS DO BANCO DO BRASIL E A IMPORTÂNCIA DA ATUÁRIA PARA O BANCO        11

2.8        PREVIDÊNCIA        12

3        CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS        15



  1. INTRODUÇÃO

         A Gestão Empresarial e Financeira, nunca foi tão essencial como está sendo neste momento, onde o país passa por uma transformação político econômico e financeiro notável. Com isso é preciso que se faça uma boa gestão financeira, pois as projeções financeiras infelizmente mostram riscos inerentes e grandes incertezas em todas as áreas, representando um desafio para os gestores que lidam com situações de falta de recurso, custos elevados para a captação destes mesmos recursos, além de escassez de recursos humanos apropriados.

O presente trabalho tem como objetivo, mostrar a importância das instituições financeiras, em especial o Banco do Brasil S.A, abordando assim, seu tipo de capital e explicando a diferenças entre os dois tipos, que são eles, capital aberto e fechado. Falará também a respeito de seus acionistas e ações ordinárias, fatores importantíssimos dentro da instituição financeira em questão.  Apresentará os principais riscos que a organização enfrenta no exercício de suas atividades e mostrará como a administração eficiente pode ser eficaz no sentido de redução destes riscos, apontando, para isso, a importância do direito empresarial a da atuária na preparação para os desafios do seu dia-a-dia.

Como o Banco do Brasil é uma referência nacional como instituição financeira, gestão de pessoas dentre outros, será mostrado como esta pode ajudar/ajuda as demais instituições financeiras e demais organismos a ela ligadas, direta ou indiretamente.

O Regime Geral da Previdência Social é responsável por uma série de auxílios, dentre eles, a aposentadoria, que são geridos pelo INSS. Sendo assim, será confrontado este tipo de aposentadoria com a Previdência Privada, destacando as vantagens e desvantagens de cada uma.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS E POSICIONAMENTO DO BANCO DO BRASIL NO CONTEXTO.

Instituição financeira é uma organização cuja finalidade é aperfeiçoar a alocação de capitais financeiros próprios e/ou de terceiros, obedecendo a uma co-relação de riscos, custos e prazo que atenda aos objetivos dos seus patrocinadores , incluindo pessoas físicas  ou jurídicas que tenham interesses em sua operação como acionistas, clientes,  colaboradores, cooperados, fornecedores e agencias reguladoras do mercado onde a organização opere.

As instituições financeiras podem ser classificadas em dois grupos: bancárias ou monetárias e não bancarias ou não monetárias.

As instituições financeiras bancárias são aquelas que se permite a criação de moeda por meio do recebimento de depósitos a vista e operam basicamente com ativos financeiros monetários que representa os meios de pagamentos da economia, sendo representadas pelos bancos comerciais e múltiplos, sugerido por Assaf Neto (2003). Já as instituições financeiras não bancárias, não estão legalmente autorizadas a receber depósitos á vista, portanto é vedada faculdade de criação de moeda. Estas instituições trabalham basicamente com ativos não monetários, como letras de câmbio, certificados de depósitos bancários, debêntures e outros, estas são constituídas por quase todas as instituições financeiras que operam no mercado financeiro, exceto os bancos comerciais e múltiplos.

As instituições financeiras asseguram um papel de intermediação entre os agentes econômicos que, num dado momento, estas podem assumir como aforradores e, em outros momentos, como investidores. Além da intermediação e da participação em transações financeiras, ela ainda efetuam a recolha de informação sobre vários ativos e investimentos, que pode ser vendida a outros investidores.

A importância das instituições financeiras, então, é o trabalho de intermediação, ou seja, por um lado, recebem dinheiro dos poupadores e, por outro, emprestam para indivíduos e empresas para ajudar com o crescimento da economia de um país. Além do mais, o sistema de pagamento bancário do país está operando através de contas correntes, cartões de crédito e ordens de pagamento, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (209 Kb)   docx (86.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com