TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ÁREAS DE ATUAÇÃO

Por:   •  30/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.506 Palavras (15 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

          Começaremos por conceituar a ciência Atuarial, que é a ciência das técnicas especificas da análise de riscos e expectativas. Tem por objetivo estudar os níveis de incidência de doenças, falecimentos, acidentes de trabalho, nascimentos e mortes, e principalmente detectar a probabilidade de ocorrência de danos e perdas nas empresas seguradoras e previdenciários. O profissional desta área deve ter formação acadêmica, abrangendo nesta os conhecimentos em várias disciplinas como matemática, estatística, administração, contabilidade, econômia, direito, finanças, informática e filosofia. Como várias ciências a atuária tem seu orgão regularizador que é o Instituto Brasileiro de Atuária – IBA, que incentiva e colabora com a pesquisa e desenvolvimento desta área.

Com o aumento das sociedades as empresas aumentaram juntamente com as informações, com isso aumentando a responsabilidade da contabilidade em fornecer dados com o máximo de exatidão para tomada de decisão, e desenvolver uma gestão bem desenvolvida para buscar a otimização organizacional.

Regime de incidência Cumulativo e Não Cumulativo das contribuições para o PIS e da COFINS, sendo que o primeiro não aceita descontos de créditos apurados nas aquisições, despesas e encargos, enquanto o segundo permite o desconto desses créditos para apuração da contribuição a recolher.

Também falaremos da Auditoria Interna e Externa e suas características e aplicabilidades nas entidades.

A importância dos Controles Internos que ajudam na exatidão das informações necessárias para um bom desempenho da gestão e tomada de decisões.

O Objetivo de estudos das ciências atuariais

A ciência atuarial é a ciência das técnicas específicas de análise de riscos e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundos de pensão. Mesmo parecendo uma ciência recente, as origens da atuária (nome pela qual também é conhecida) remontam às primeiras preocupações em se criarem garantias aos indivíduos de uma sociedade e em se estudar quantidades de nascimento e morte das pessoas.Seu objetivo central é detectar a probabilidade de ocorrência de danos e perdas nas empresas seguradoras e previdenciárias e também definir o nível de reservas que cada empresa deve ter como garantia para o pagamento dos seguros contratados pelos clientes.

Por meio da matemática estatística e financeira, ele estuda o nível de incidência de doenças, falecimentos, acidentes de trabalho, acidentes de trânsito e perdas decorrentes por fenômenos naturais. As Ciências Atuariais está envolvida com o controle e planejamento de riscos financeiros de curto, médio e longo prazo.

Portanto, atuária é uma área de conhecimento multidisciplinar, onde o domínio de conceitos em economia, administração, contabilidade, matemática, finanças e estatística são fundamentais para o entendimento dos modelos atuariais mais elementares.
Citamos como exemplo da área de atuação:

  • Vida e Previdência
  • Seguros de Danos (Propriedade/Responsabilidade)
  • Saúde/Invalidez
  • Programas Governamentais
  • Investimentos
  • Gestão de Riscos

http://www.fea.usp.br/conteudo.php?i=211

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%AAncias_atuariais

As principais características do profissional atuário

Para trabalhar nessa área o profissional técnico é necessário ter formação acadêmica, no qual o aluno estuda matemática atuarial, administração, contabilidade, economia, direito, finanças, informática, filosofia e estatística. O recém formado pode atuar em empresas seguradoras, órgãos de governos, administradoras de fundos de pensão, empresas de capitalização, perícias judiciais, consultorias, mercado financeiro e atuar no magistério superior.Este profissional é capaz de criar modelos matemáticos para planos de investimentos e amortização, para seguro social e privado; efetuar cálculos de probabilidades de eventos, avaliar riscos, fixar valores de prêmios de seguro ou de indenizações e, ainda, trabalhar em outras áreas, coligadas ao tema risco.

http://www.infoescola.com/administracao_/ciencias-atuariais/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Atu%C3%A1rio

A importância e função da controladoria dentro da empresa

Com o grande aumento das sociedades as empresas aumentaram juntamente com as informações, sendo que a responsabilidade da contabilidade aumentou. Os negócios se expandiram e a elevada diversificação das atividades empresariais tem mudado radicalmente a visão de controle empresarial. Com isso as multinacionais do Brasil trouxeram a Controladoria para dentro das empresas que é um departamento criado no exterior.A tendência de gestores e dos grupos empresariais é aumentar a visão de seus negócios para obterem um entendimento que satisfaça o gerenciamento próprio e o entendimento do complexo mundo empresarial em que está ligada. A Controladoria possui uma importante função, pois ela ajuda na sobrevivência, no crescimento e na consolidação, e atua na reestruturação de empresas em crise financeira. Possui um planejamento estratégico, ou seja, a elaboração de um processo para futuras tomadas de decisões o qual requer todas as formalidades possíveis.

As empresas modernas e que se preocupam com um processo de gestão bem desenvolvido, necessitam de uma estrutura organizacional bem delineada para a sua sobrevivência.  Neste novo cenário surge um órgão interno cuja finalidade é garantir que as informações sejam adequadas ao processo decisório e que esteja sempre pronta a apoiar a diretoria da entidade no processo de gestão. (LUNELLI, Portal de Contabilidade)

 
http://www.estudantesdeadm.com/news/import%C3%A2ncia-da-controladoria-na-empresa/

Órgão regulamentador para o trabalho do Atuário

O INSTITUTO BRASILEIRO DE ATUÁRIA - IBA é uma sociedade civil sem fins lucrativos que tem por objetivos: incentivar e proporcionar a pesquisa, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da ciência e da tecnologia dos fatos aleatórios de natureza econômica, financeira e biométrica, em todos os seus aspectos e aplicações; colaborar com as instituições de seguro, saúde e capitalização, previdência social e complementar, organizações bancárias e congêneres; e, cooperar com o Estado, no campo de atuação do profissional de atuária e na implementação da técnica atuarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (172.7 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com