TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVO IMOBILIZADO: CONTROLE E BENEFÍCIOS NAS EMPRESAS OPTANTES PELO LUCRO REAL

Por:   •  27/7/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.993 Palavras (12 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 12

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MIGUEL MOFARREJ

FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

GIAN MARCOS SANTANA FERREIRA

RENATA FERREIRA

ATIVO IMOBILIZADO: CONTROLE E BENEFÍCIOS NAS EMPRESAS OPTANTES PELO LUCRO REAL

OURINHOS–SP

2015

GIAN MARCOS SANTANA FERREIRA

RENATA FERREIRA

ATIVO IMOBILIZADO: CONTROLE E BENEFÍCIOS NAS EMPRESAS OPTANTES PELO LUCRO REAL

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas de Ourinhos, a ser utilizado como diretrizes para a manufatura do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Orientador: Prof. Msc. Geovane Fonteque

OURINHOS-SP

2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO........................................................................................01
  2. REFERENCIAL TEÓRICO.....................................................................02
  1. Ativo Imobilizado...............................................................................03
  2. Controle dos ativos Imobilizados......................................................04
  3. Benefícios fiscais na aquisição dos ativos imobilizados...................05
  1. METODOLOGIA.....................................................................................06
  2. CRONOGRAMA.....................................................................................07

REFERÊNCIAS............................................................................................08

Só precisa colocar as paginas certas

  1. INTRODUÇÃO

Em decorrência da competitividade acirrada no mercado nos dias atuais, o controle e a boa gestão na administração dos bens vinculados ao ativo imobilizado das empresas, acabam se tornando um aliado fundamental para vencer a incessante batalha dessa concorrência, tendo como base no controle físico-contábil dos bens patrimoniais, um importante instrumento de informações precisas para fins fiscais, controles gerenciais e para as tomadas de decisões, mantendo assim os registros atualizados dos bens patrimoniais e aumentando as chances desta operar com êxito, tornando-a ainda mais competitiva no mercado.

Segundo o CPC 27, define-se o Ativo Imobilizado como,

Ativo imobilizado é o item tangível que:

(a) é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos; e

(b) se espera utilizar por mais de um período.

Correspondem aos direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da entidade ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram a ela os benefícios, os riscos e o controle desses bens. (CPC 27).

Conforme conceito exposto pelo CPC 27, o ativo imobilizado são todos os bens corpóreos que tenham vida útil esperada por mais de um período e que se destina para ser usada na atividade operacional da empresa, transferindo benefícios, ricos e controle.

Com uma boa gestão no controle dos bens que compõem o ativo imobilizado, das empresas optantes pelo regime tributário do lucro real, acabam sendo beneficiadas pelo governo ao se aproveitarem no abatimento de créditos dos impostos previstos em Lei no ato da aquisição dos bens que serão destinados ao processo da atividade empresarial, suprindo as expectativas econômica e financeira da empresa no momento do pagamento dos impostos, podendo com isso diminuir os custos de seus produtos no mercado.

Em função do exposto e considerando o aumento na carga tributária que vem ocorrendo em nosso país, foi possível formular a seguinte questão de pesquisa: Quais os benefícios oferecidos na aquisição de ativo imobilizado integrado em uma empresa optante pelo regime tributário do lucro real?

O objetivo desse trabalho será apresentar as análises de processo no ato da aquisição dos ativos imobilizados incorporados a uma empresa optante pelo regime tributário do lucro real, levando em consideração as novas exigências impostas pelas normas internacionais de contabilidade e as regras exigidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), demonstrando os benefícios oferecidos pelos impostos pagos nas transações de aquisições dos ativos imobilizados, estabelecendo sempre um planejamento amplo e eficaz para atender às necessidades dos tomadores de decisões, traçando mostrar uma eficiência no controle administrativo dos ativos, consecução de custos reduzidos e a obtenção de aproveitamento dos créditos tributários dos impostos federais e estaduais, resultando nas expectativas esperadas no âmbito econômico e financeiro da empresa.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

  1. Ativo Imobilizado

O ativo imobilizado são todos os bens tangíveis com vida útil estimada em mais de um período contábil, permanecendo imobilizado dentro da empresa, gerando benefícios futuros e não estando destinado à venda.

        De acordo com Marion (2005), são considerados ativos imobilizados todos os bens que são utilizados na operação de sua atividade empresarial, estando relativamente permanente e que não esteja destinado à venda.

        Segundo Sá (1978) os ativos imobilizados são englobados em dois grupos, os imobilizados técnico materiais, que são os bens tangíveis, que podem ser tocados, e os imobilizados técnico imateriais, que são os bens intangíveis, que não podem ser tocados, gerando com isso direito de propriedade.

        Com as alterações sofridas pelas normas internacionais de contabilidade, os bens intangíveis devem ser classificados separadamente dos bens tangíveis, tendo com isso a necessidade da criação de uma conta com o título de Intangível no grupo de contas que compõem o ativo não circulante.

        Segundo Veroneze (2010), todos os bens através de sua depreciação irão sofrer perca de valor contábil em decorrência de seu uso, desgaste ou obsolescência.

        Essa diminuição no valor dos bens que compõem o ativo imobilizado deverá ser registrada em contas redutoras desses ativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (167 Kb)   docx (34.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com