TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Adm

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.712 Palavras (11 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 11

CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 3º SEMESTRE

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADA

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

CAMPINAS

2015

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADA

Trabalho desenvolvido para a disciplina Processos Administrativos, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Práticas Supervisionada, sob orientação do professor André Wander.

CAMPINAS

2015

SUMÁRIO

1. Habilidades do gestor 3

2. Empresa, gestor e empresário 5

3. Empresas sâo sistemas abertos? 6

4. Missão, visão e valores da organização 7

5. Equipe de gestão 8

6. Missão, visão e valores da cafeteria 9

7. Informação e decisão 10

8. Planejamento estratégico de atividade 12

9. Planejamento estratégico de ação 15

10. Bibliografia 18

11. Bibliografia de imagens 19

12. Anexo 01 – cardápio 20

13. Anexo 02 – layout 22

1. HABILIDADES DO GESTOR

No mundo de hoje onde cada vez mais a competição entre empresas é acirrada assim como a competição entre profissionais, deste modo a busca por gestores com certas habilidades e competências é cada vez mais importantes. Estas habilidades e competências são na sua maior parte de nível intermediário, com foco na relação humana. Não podendo esquecer que este gestor deve ter conhecimentos conceituais da empresa e técnicas.

• Habilidade técnica: consiste em conhecimentos técnicos e equipamentos necessários para realizar uma tarefa, o saber fazer;

• Habilidade humanas: está relacionado com a capacidade de trabalhar com pessoas e saber comunicar, compreender suas atitudes e motivações e desenvolver uma liderança eficaz, o saber conduzir;

• Habilidade conceitual: consistem na capacidade de lidar com ideias e conceitos abstratos, uma visão geral da empresa, possibilitando desenvolver filosofias, valores e princípios de ações;

Como o gestor demanda um conhecimento mais abrangente no âmbito de relações humanas (habilidade humana), vamos detalhar o conceito:

• Adaptabilidade / Flexibilidade – Esta habilidade requer do gestor capacidade para adequar-se as com as situações que ele se depara. Não importa onde, o bom gestor sabe se adaptar as regras de qualquer companhia.

• Resiliência – O gestor resiliente não se desespera sob a pressão do trabalho, ele sabe que assumiu o cargo na condição de passar por momentos de turbulência, mas que são sem importância diante do desafio de comandar a empresa.

• Interatividade – Um gestor precisa ter ao seu redor pessoas confiáveis e competentes, mas o mais importante é saber manter essas pessoas ao seu lado e fazer com que elas se inspirem no líder que tem. Um bom líder não cobra apenas resultados, ele trabalha junto com a equipe.

• Polivalência – O gestor precisa se adaptar a diversos tipos de empresa, como também ter um bom desempenho em vários departamentos. Os melhores gestores passaram por diversas áreas e souberam extrair o melhor de cada experiência.

 Ponderação – Gestores precisam tomar decisões que mudam todo o rumo da empresa, como demitir pessoas, reduzir custos, inovar serviços. Saber definir a melhor alternativa para o futuro da empresa é uma habilidade essencial.

2. EMPRESA, GESTOR E EMPRESÁRIO

Na definição de empresa, gestor e empresário, podemos ter opiniões convergente, porém são antagônicas em suas definições, como poderemos ver a seguir.

Empresa: é toda entidade, organização, constituída sob qualquer forma jurídica. Para Crepaldi (1998), uma empresa é uma associação de pessoas para a exploração de um negócio que produz ou oferece bens e serviços para obter lucros, assim como a maximização de lucros.

Gestor consiste na pessoa que realiza diligências que conduzem a realização de um negócio. Segundo Henry Fayol, a pessoa que desempenha o papel de gestor está apta a interpretar objetivos levantados pela empresa, tendo como base para atingir o que foi estipulado através de planejamento, organização, liderança, e controle.

Empresário é a pessoa física ou jurídica que empreende, que da existência, que toma a iniciativa de organizar uma empresa para a produção, circulação de bens ou serviços. Quem exerce atividade intelectual, de natureza cientifica, literária ou artística não é considerado empresário, salvo se o exercício da profissão for constituído por empresa.

3. EMPRESAS SÂO SISTEMAS ABERTOS?

Devidas as inúmeras entradas e saídas que uma empresa pode sofrer, assim como influência do meio em que está inserida, essas transações são intensas e influenciam o andamento da uma empresa. Deste modo alguns cenários não podem ser traçados e nem estipulados, pois estão em um nível macro que a empresa não controla.

Figura 1: Empresa como um sistema aberto

Fonte: JB Livros e Cursos

4. MISSÃO, VISÃO E VALORES DA ORGANIZAÇÃO

Temas muitas vezes deixados de lado por pequenas empresas, pensando ser um modismo. Em contra partida com as grandes e médias empresas é tratado como item decorativo, estão em quadro decorativos na recepção das empresas. Mas qual a verdadeira importância desses temas?

Nos seres humanos precisamos planejar nossas ações, ou seja, traçar um caminho, e todo caminho tem um ponto inicial e um destino. Então por que com as empresas não seria diferente? E o principal fazer com que o caminho e destino traçados pela alta gestão seja conhecido por todos da empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (153 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com