TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CONTABILIDADE GERENCIAL

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 3

A prática organizacional adotada no século XX, estrutura por funções, vem sofrendo alterações no presente século, isso por que as companhias que se apresaram pra a reestruturação foram melhores sucedidas que as que resistiram ou não deram importância a ela, como exemplo nos anos 80 e 90 as empresas japonesas ultrapassaram suas concorrentes americanas, e o motivo foi o foco no processo e não nas funções individuais da companhia. Desta forma este tema irá ser abordado na sequencia com mais detalhamento tendo em vista os benefícios que esta mudança de foco dentro das empresas favorece a elas.

A proposta de foco no processo visa trazer integralmente a empresa pra participar de todas as etapas de formação-processo- de um produto ou serviço, reduzir os níveis hierárquicos, os distanciamentos, o gasto de energias pra tomar decisões e resolver eventuais problemas. Nas indústrias se torna mais fácil perceber e tratar os problemas e entraves, pois seu ponto de partida é perceptível, porem o desafio agora é levar essa transformação pras áreas onde pouco se percebe a origem dos problemas e seus danos, trata-se dos processos dentro dos escritórios que a tecnologia da informação vem ganhando cada vez mais espaço.

A nova proposta é coordenar todos os processos empresarias: pessoas, procedimentos e tecnologia, de forma mais interligada possível, envolvendo as tarefas executadas, numero de operadores, distribuição de trabalho entre eles, indicadores de eficiência e os resultados esperados, a recompensa de tudo isso seria o ganho de valor do serviço ou produto perante clientes e concorrentes.

Existem três categorias básicas de processos empresariais: os processos de negócio (ou de cliente) são aqueles que caracterizam a atuação da empresa e que são suportados por outros processos internos, resultando no produto ou serviço que é recebido por um cliente externo; os processos organizacionais ou de integração organizacional são centralizados na organização e viabilizam o funcionamento coordenado dos vários subsistemas da organização em busca de seu desempenho geral, garantindo o suporte adequado aos processos de negócio; e os processos gerenciais são focalizados nos gerentes e nas suas relações e incluem as ações de medição e ajuste do desempenho da organização.

Conforme o acima exposto, fica claro entender que o principal objetivo é criar nas companhias futuras uma ampla visão de processo, visão esta que envolve toda a companhia, das indústrias as áreas de gerencia, com a concentração de esforços nos clientes. Distribuir as responsabilidades pelo andamento do processo, diminuindo assim as distâncias e gastos de energia para as tomadas de decisão e resolução de problemas. Neste caso as metas não seriam estabelecidas por áreas funcionais e sim para os processos essenciais da companhia que constituem um nível fundamental de avaliação de desempenho desta.

O que há de mais importante em todo esse redesenho da visão das companhias e emprego do conceito de processo é que as empresas passam a trabalhar com conteúdos cada vez mais intelectuais o que torna possível oferecer aos clientes produtos com valores e não unicamente com preços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com