TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CONTABILIDADE GERENCIAL

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.804 Palavras (12 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 12

ANHANGUERA EDUCACIONAL

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

          

CONTABILIDADE DIVISIONAL, CENTROS DE CUSTOS, ORÇAMENTO E SUAS TÉCNICAS.

Disciplina: Contabilidade Gerencial.

Professor;.

Turma: 7ºA.

Data: 10/06/2015.

São Bernardo do Campo
2015

CONTABILIDADE DIVISIONAL, CENTROS DE CUSTOS, ORÇAMENTO E SUAS TÉCNICAS.

Atividade solicitada pelo professor de Contabilidade Gerencial do curso de Ciências Contábeis como a ATPS da disciplina, para composição da nota do 1º Semestre/2015.

Anhanguera-Kroton Educacional

São Bernardo do Campo – 2015

SUMÁRIO:

  1. INTRODUÇÃO   ................................................................................. pg. 04.
  2. ETAPA Nº 1:        ................................................................................ pg. 05.
  3. ETAPA Nº 2:        ................................................................................ pg. 08.
  4. ETAPA Nº 3:        ................................................................................ pg. 10.
  5. ETAPA Nº 4:        ................................................................................ pg. 11.

6.  REFERÊNCIAS    ............................................................................... pg.17.

INTRODUÇÃO

        O objetivo da Contabilidade é fornecer informações de natureza econômica, financeira e social, aos usuários internos e externos da entidade, analisando minuciosamente a contabilização de ações rotineiras e diárias da mesma.

        Nesta disciplina, faz-se necessário aplicar todos os conhecimentos acerca dos conceitos de contabilidade gerencial relacionados à rotina da entidade, como uma forma mais fácil de entender sua aplicabilidade.

O presente trabalho buscou de forma sucinta apurar o que nos foi proposto, baseando-se no conteúdo ministrado em sala e no estudo de caso da Fashion Day Ltda, para uma melhor compreensão dos conceitos de orçamentos, custos e operações dividas de uma entidade.

ETAPA Nº 1 – RESUMO: CONTABILIDADE DIVISIONAL, CENTRO DE LUCROS, CENTRO DE CUSTOS E CENTRO DE INVESTIMENTOS:

⃰⃰

CONTABILIDADE DIVISIONAL: POR RESPONSABILIDADE E UNIDADE DE NEGÓCIOS.

     Contabilidade divisional, departamental ou por responsabilidade é uma maneira de estruturar a empresa quanto a custos.        
              Todas as unidades de uma empresa devem ter resultados mensurados e desempenhos comparados com as metas estipuladas.         
              O lucro é a melhor medida de eficácia da organização, sendo que os gestores podem ser capazes de aumentar o lucro de uma divisão ou até mesmo reduzir um resultado da sua divisão.
             Empresas descentralizadas desenvolvem medidas de desempenho a fim de alcançar objetivos conforme a organização. O gestor pode se sentir mais comprometido e cobrado frente à responsabilidade.
            Realizar uma análise de resultado dos setores da empresa é de suma importância para uma boa gestão e contabilidade divisional.        
            Analisando separadamente e fazendo um comparativo com o resultado total da empresa, percebemos qual o setor ou divisão está contribuindo para o lucro ou prejuízo da empresa, gerando informações detalhadas sobre custos e despesas, e permitir uma visão mais ampla dos negócios.

              No quadro abaixo visualizamos a importância na análise do resultado global e a contribuição ou participação de cada unidade na empresa.

FLUXO DO SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA POR ATIVIDADES

[pic 2]

CENTRO DE CUSTO

O centro de custo é a menor fração de atividade ou área de responsabilidade, onde se faz a acumulação de custos e despesas especificas as mais diversas áreas da empresa. Os centros de custos podem corresponder com um departamento, mas em alguns casos um departamento poderá ter mais do que um centro de custos.        
          O centro de custo é uma forma contábil de acúmulo dos custos, podendo ser um departamento, ou somente uma divisão contábil, sendo que na contabilidade por áreas de responsabilidade é necessário que exista um gestor responsável pelo centro de custo.

CENTRO DE LUCROS OU CENTRO DE RESULTADOS

Deve-se destacar que não somente os custos são alvo das maiores atenções em uma empresa, mas com certeza as receitas também, ou seja, o resultado da organização. De modo geral, o conceito de centros de lucros é o mesmo que contabilidade divisional. Assim, praticamente, um centro de lucro congrega vários centros de custos ou despesas, pois uma unidade geradora de resultados tende a ter diversos departamentos. A principal diferença entre centro de custos e centro de lucros está relacionada ao grau de autoridade e amplitude das decisões conferidas ao gerente. No controle por centro de custos o gerente responde pelos custos, já no centro de resultado o gerente responde e compromete-se com o resultado organizacional, ou seja, o lucro.

CENTRO DE INVESTIMENTOS

Nesta etapa, os gestores têm a responsabilidade pelo resultado do centro e também pela taxa de retorno do capital investido pela organização. Os centros de investimentos demonstram qual foi o resultado de cada parte da organização e ainda qual o procedimento tomado com relação a este processo. Os centros de custos, de resultados e de investimentos são divisões não só contábeis, mas também reais e efetivas que propiciam chegar ao verdadeiro desempenho de cada centro de responsabilidade, possibilitando maior controle por parte da gestão empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (226.8 Kb)   docx (40.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com