TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade Gerencial

Por:   •  8/9/2015  •  Resenha  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

ANHANGUERA EDUCACIONAL

TAUBATÉ UNIDADE I

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ATPS Contabilidade Gerencial

TAUBATÉ

Contabilidade Financeira


A contabilidade financeira é uma técnica utilizada dentro do sistema contábil, proporcionando ações que contribui na aplicação da proposta teórica e prática, representando ações benéficas ao direcionamento da gestão financeira do capital aplicado às organizações e gerando dados suficientes para elaboração das demonstrações financeiras, mediante princípios geralmente aceitos pela contabilidade.

A contabilidade gerencial deve-se ser avaliada de maneira diferenciadas da contabilidade financeira, pois cada uma delas tem suas particularidades, e sobre tudo a contabilidade gerencial utiliza-se da própria contabilidade financeira, mais as demais contabilidades e ainda desenvolve sua análise para dar suas devidas informações.

Os métodos da contabilidade financeira e da contabilidade gerencial foram desenvolvidas para diferentes propósitos e para diferentes usuários das informações financeiras. Existem, numerosas similaridades e áreas de sobreposição entre os métodos da contabilidade financeira e a gerencial.

Contabilidade Gerencial

É possível dizer que Contabilidade Gerencial significa: gerenciamento da informação contábil e também significa o uso da contabilidade como instrumento da administração.
Se temos a contabilidade, se temos a informação contábil, mas não a usamos no processo administrativo, no processo gerencial, então não existe gerenciamento contábil, não existe contabilidade gerencial.

A contabilidade gerencial está relacionada com o fornecimento de informações para os administradores, isto é, aqueles que estão dentro da organização e que são responsáveis pela direção e controle de suas operações. A contabilidade gerencial pode ser contrastada com a contabilidade financeira, que é relacionada com o fornecimento de informações para os acionistas, credores e outros que estão de fora da organização.
Na prática, a contabilidade gerencial dentro de uma organização não tem um setor específico, ou seja, como existe propriamente como departamento de custos, departamento financeiro, entre outros, diferente destes setores que são enquadrados dentro da organização como setores específicos para desenvolver determinadas atividades, como seu próprio nome representa, a contabilidade gerencial não precisa de um departamento específico.
A contabilidade gerencial dá suporte a todos os seguimentos hierárquicos da empresa, e isso se reflete na forma de utilização da informação contábil. Assim, tem-se um bloco de informações que suprirão a alta administração da organização, que denomina-se de gerenciamento contábil global, objetivando canalizar informações que sejam apresentadas de forma sintética, com a finalidade de controlar e planejar a empresa dentro de uma visão de conjunto.
Em um segundo bloco de informações que suprirão a média administração, ou, caso necessário, os segmentos que a empresa definiu em termos de divisões ou linha de produtos. São informações para canalizar os conceitos de contabilidade por responsabilidade. Denomina-se esse segmento de gerenciamento contábil setorial.
E por último, no terceiro bloco de informações para gerenciar cada um dos produtos da organização, de forma isolada. Denomina-se esse segmento da contabilidade gerencial, de gerenciamento contábil especifico. São informações que descem a um grau maior de detalhamento, a nível operacional.
Para todos esses segmentos serão trabalhadas informações para planejamento estratégico e orçamentário, já que o segundo fundamento da Contabilidade Gerencial é seu enfoque para o futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com