TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUARIA NA CONTABILIDADE

Por:   •  18/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.563 Palavras (7 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]



SUMÁRIO

  1. Introdução........................................................................................................4

 

  1. Contabilidade Empresarial...............................................................................5

     

  1. Conclusão........................................................................................................11

Bibliografia.....................................................................................................12

Apêndice.........................................................................................................13

Introdução

         A gestão financeira das organizações representa um desafio para os gestores que lidam cotidianamente com situações de falta de recursos, custos elevados para a captação de recursos além da escassez de recursos financeiros.

Os aspectos técnicos da gestão financeira são corroborados com as práticas legais estudadas e discutidas em disciplinas de direito empresarial que visam a compreensão do contexto jurídico envolvido nas práticas empresariais.

Além disso, o risco tem desafiado as organizações de forma que os conhecimentos em atuária podem e devem contribuir para que a organização esteja mais bem preparada para enfrentá-los.

Desenvolvimento

O atuário é a ciência que estuda a matemática estatística, que age no mercado econômico-financeiro na promoção de pesquisas e estabelecimento de planos e políticas de investimentos e amortização, e no seguro social e privado, no cálculo de probabilidades de eventos, na avaliação de riscos, fixação de prêmios, indenizações etc. ou seja o verdadeiro arquiteto financeiro.

O atuário é o principal agente fiscalizador dos órgãos e das instituições financeiras pois ele está sempre se atualizando das legislações tributarias, fiscalizando para que não aja fraudes, ele está sempre relacionado em instituições financeiras, pois eles tem que passar certa segurança, pois a medida que cresce o fundo de pensão cresce as chances de uma fraude.  Pois ele é um profissional capacitado para fazer estudo de análise de risco de determinados investimentos no fundo de pensões previdenciárias, segurada de vida, mas o foco é gestão financeira.

Como a população está cada vez mais preocupada com os investimentos futuros, os empreendedores estão abrindo agencias de fundo de pensão privada, pois viram um grande negócio financeiro visto que a população está se preocupando em depender apenas dos fundos previdenciários governamentais dada a atual crise.

Dada as atuais circunstancias políticas e econômicas, edições de leis decretos e medidas, medidas provisórias e suas influencia no mundo do negócio o mercado financeiro encontra se estagnado devido a incapacitada do governo de aplicar politicas sócio econômicos para manter o mercado aquecido.

Foi feito um estudo listando as melhores profissões e as piores, esse estudo foi elaborado por um site norte americano especializado em empregos.

Dentre as melhores estão as profissões de atuários, engenheiros biomédicos, engenheiro de software, otorrinolaringologista, e consultor financeiro. Já entre as piores estão trabalhadores de poço de petróleo, ator, soldado, lenhador e repórter de jornal. A lista tem um total de duzentas profissão.

Os parâmetros que essa pesquisa utilizou levou consideração as demandas físicas, ambiente de trabalho, renda, estresse e perspectiva de contratação.

Como já foi dito que o atuário lidera o ranking das melhores profissões, avaliado com 27% de possibilidade de crescimento e média salarial anual de US$ 87.000.

Principais áreas de atividade do Atuário:

  • Empresas Seguradoras: nas atividades de cálculo de prêmios, acompanhamento de contratos de apólices, planejamento de produtos, avaliação atuarial dos planos, assessoria técnica;
  • Entidades Fechadas de Previdência Privada ou Fundos de Pensão: nas atividades de avaliação e acompanhamento atuarial, estudos de novos planos de benefícios, avaliação de desempenho de carteira de aplicações;
  • Entidades Abertas da Previdência Privada e Bancos: nas atividades de avaliação e acompanhamento atuarial, desenvolvimento de produtos (planos de benefícios), avaliação de desempenho de carteira de aplicações;
  • Órgãos Governamentais do ramo de seguro (tais como IRB - Instituto de Resseguros do Brasil, SUSEP - Superintendência de Seguros Privados e Secretaria de Previdência Complementar): que aprovam planos previdenciários e de seguros em geral e acompanham e normatizam essas áreas;
  • Empresas de Capitalização: desenvolvendo produtos e elaborando notas técnicas;
  • Mercado Financeiro: na avaliação dos riscos financeiros, "rating" de empresas financeiras, estratégia de investimentos.

 Todas as empresas hoje que utilizam recursos financeiros como atividade fim da empresa, tende a zelar por uma gestão financeira que tenha capacidade de estar sempre à frente do seu tempo. Antigamente as empresas tinham o profissional de atuária, somente como um auxiliador, ou seja, apenas uma pessoa que tinha uma função a parte na empresa como qualquer outra, esse profissional não tinha o devido reconhecimento nas instituições que trabalhavam.

Não é qualquer pessoa que pode ser um profissional atuário, mais sim quem se identifique com a profissão principalmente com as matérias exatas, pois se trabalha com a arte da matemática, onde se faz necessário que este profissional possua características interessantes como : responsabilidade, capacidade de observação, visão de projeto, capacidade de concentração, capacidade de distinção de prioridades, interesse pelo mercado financeiro e pelo mundo dos negócios, facilidade de aprendizado, capacidade de gerenciamento e metodologia. É um profissional que deve ter um bom conhecimento sobre as metodologias estatísticas e matemáticas que lhe permita efetuar os cálculos necessários à determinação da probabilidade de ocorrência de um sinistro. A atividade requer desenvolvimento de estratégias para o diagnóstico de problemas financeiros e a construção de modelos de ações em qualquer âmbito do mercado de capitais. É inegável que o nosso cenário possui novas características no âmbito de gestão e o que se faz mais que importante são profissionais preparados para este novo cenário, e um profissional atuário é capaz de garantir o controle das empresas frente as mudanças e novas tendências na hora da tomadas de decisões e está sempre pronto para apoiar a entidade no processo de gestão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (141.8 Kb)   docx (966.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com