TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analisando o texto do jornalista Fábio Altman e no comentário do filósofo e ex-regente da orquestra do teatro municipal de São Paulo Walter Lourenção

Por:   •  24/5/2017  •  Resenha  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

Analisando o texto do jornalista Fábio Altman e no comentário do filósofo e ex-regente da orquestra do teatro municipal de São Paulo Walter Lourenção, criador do projeto “Sinfonia Empresarial”, os dois acreditam que uma empresa e uma orquestra tem pontos em comum e que podem ser vista como uma metáfora, são comparações que fazem sentido.

Sinfonia empresarial é um projeto que pode ser direcionado tanto para funcionário de chão de uma fábrica quanto para altos executivos.

O jornalista Fábio Altman cita uma semelhança entre empresa e orquestra quando compara o Presidente de uma empresa com o maestro de uma orquestra, e dos músicos que são comparados com funcionários da empresa.

Para ter bons resultados em uma empresa ou em uma orquestra, é necessário ter bons líderes, eles serem preparados e saberem usar a autoridade para formar uma boa equipe, um bom time no local de trabalho. Podemos tirar um exemplo da frase de Walter Lourenção “Não existe orquestra, existe individuo, individuo. A magia é ter um conjunto de sons e escutar individualmente cada um deles”. Em ambas, cada pessoa não faz nada sozinho e sim em conjunto, cada um faz seu som ou seu trabalho, mas no final para sair o som da orquestra completo e o serviço finalizado depende de conjunto de pessoas.

Todos trabalham para o sucesso da empresa, tem responsabilidade, excelência no que faz, sabem o que precisa ser feita para alcançar os objetivo da empresa, tem monitoramento, é necessário sempre ter sintonia entre os líderes e funcionários e assim o resultado fluem.

O maestro é representante de um diretor, presidente, chefe ou um líder da empresa. Para representar o vice-presidente temos o spalla ou concertinho (nome dado para primeiro-violino de uma orquestra) e os músicos por sua vez representam os funcionários.

“Os que lideram precisam de seus liderados, assim como as equipes precisam de um chefe, uma orquestra também não funciona sem seu maestro e vice-versa. É uma relação binária” Walter Lourenção.

Tanto na empresa ou na orquestra é formada por grandes talentos que precisam executar seus serviços em sintonia, para isso poder acontecer, é preciso saber selecionar os funcionários certos para cada posto de trabalho que saibam executar bem aquilo ao qual foram chamados. Fazer a seleção com cuidado é uma porta de entrada que assegura a qualidade internacional de uma orquestra, ou qualidade de uma empresa.

Finalizando com uma frase de Carlos Osmar Barreto professor da fundação Getúlio Vargas “ Não conheço empresa perfeita, assim como não existem orquestra perfeitas, mas possivelmente não há, ainda metáfora mais adequada que comparar maestro a um presidente de empresa e os departamentos de uma companhia ás seções de uma sinfonia”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com