TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de Auditoria

Por:   •  5/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.636 Palavras (7 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 7

Requisitos Para Ser Um Auditor Independente 

  1. Registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) - Auditor é usado em referência à pessoa ou pessoas que conduzem a auditoria, somente bacharéis em contabilidade podem se habilitar para ser auditor. Não basta saber contabilidade ou auditoria, deve ser bacharel em contabilidade, passar pelo exame de suficiência e estar inscrito no CRC, comprovar o exercício da pratica de auditoria por cinco anos no mínimo e comprovar educação continuada. 
  2. b) Registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) - Depois de estar registrado no CRC, o

contador deve ser aprovado no Exame de Qualificação Técnica e a partir desse momento terá seu registro de forma automática no CNAI do CFC. Cumprido estas duas etapas o auditor poderá pleitear seu registro na CVM, Banco Central do Brasil, Conselho Nacional de Seguros Privados e outros órgãos específicos. 

 

Tipos de Auditoria -  Basicamente há dois tipos: auditoria interna e auditoria externa (independente).

Externa – É a auditoria principal que segue métodos e procedimentos da categoria, totalmente regulamentada pelas normas contábeis e não se afasta da aplicação da legislação de cada país.

Preocupa-se em aumentar o grau de confiança das informações; é obrigatória por lei para determinadas empresas; executada por profissionais que não possuem vínculo ou subordinação à empresa auditada; emite opinião independente.

Interna – Segue os mesmos métodos da auditoria externa, mas tem objetivo diferente, como revisar de modo geral os registros contábeis e controles internos.

Existe a auditoria Fiscal, mas esta atividade está na área fiscalização e não na administrativa.

Preocupa-se com a eficiência, eficácia e segurança das operações internas da empresa; é facultativa servindo como órgão de apoio a gestão; executada pela própria organização; garante o atendimento dos objetivos institucionais

 

NBC – Normas Brasileiras de Contabilidade Profissional Auditoria (PA); Técnica Auditoria (TA);  NBC - PA 

290 (R1) - Independência nos trabalhos de auditoria e revisão é fundamental para a profissão. Auditores independentes devem exercer seu ofício com total independência da empresa auditada, não podendo sofrer influência na elaboração de suas conclusões. Existem muitos impedimentos como:

  • Ter tido vínculo trabalhista com a empresa auditada          Ter parentes na sociedade ou na administração da empresa
  • Não ter interesse financeiro na empresa e etc.

 

NBC - TA 

500         - Especifica as diversas formas como o auditor evidencia o seu trabalho como; Indagação, recálculo, reexecução, observação, aplicação de procedimentos analíticos e confirmações com fontes externas.

520 - Os procedimentos analíticos, chamado também de procedimentos substantivos, são aplicados durante todo o processo de auditoria, pode iniciar no planejamento e ir até a formulação da opinião no relatório final de auditoria.

560 - Os eventos subsequentes, são fatos que o auditor somente vai tomar conhecimento após a entrega do relatório final de auditoria que vão influenciar as demonstrações contábeis ou a continuidade da empresa auditada, assim vão impactar as considerações e as responsabilidades do auditor. Aplica as regras dessa norma para fazer ressalvas ou dar explicações aos usuários das informações das demonstrações contábeis. Deve-se aplicar esta norma com o complementa do CPC 24.

700 - trata da formação da opinião e emissão do relatório do auditor independente sobre as demonstrações contábeis, essa norma trata da emissão de um relatório limpo, sem qualquer ressalva. São as regras para o auditor formar sua opinião a respeito das demonstrações contábeis com base nas evidências obtidas nos procedimentos de auditoria.

705 - trata das modificações na opinião do auditor independente, entendendo modificação como a opinião que não é pela aprovação completa, ou seja, “relatório limpo”. Esta norma trata das ressalvas, das abstenções na opinião do auditor. 706 - nesta norma o auditor vai emitir seu relatório com parágrafos de ênfase e parágrafos de outros assuntos, que tem como objetivo chamar a atenção para algum assunto relevante é comunicações adicionais que o auditor considerar necessárias. 710 - tratam das responsabilidades do auditor independente relacionadas às informações comparativas na auditoria de demonstrações contábeis, regula a forma de manifestar opinião requerida na NBC TA 510, ou seja, as auditorias anteriores foram executadas por outro auditor e precisam necessariamente ser auditadas pelo auditor ou as demonstrações comparativas nunca foram auditadas e também precisam da opinião do auditor.

720 - trata da responsabilidade do auditor em relação a outras informações incluídas em documentos que contenham demonstrações contábeis auditadas, esta norma deve ser lida com a NBC TA 200, para assegurar as informações que o auditor teve conhecimento e que não fazem parte das demonstrações financeiras.

 

Contratação da Auditoria - Este é o primeiro ato da auditoria: o auditor precisa ser contratado pela empresa a ser auditada.

O processo de contratação envolve análise das precondições de uma auditoria: 

  • O auditor deve decidir se a estrutura de relatório financeiro é aceitável.
  • Se a administração da empresa reconhece e compreende sua responsabilidade por preparar as demonstrações financeiras em conformidade com a estrutura de relatório financeiro.
  • Se a administração compreende sua responsabilidade primária por estabelecer e mantiver controles internos de modo que as demonstrações financeiras não apresentem distorções relevantes.
  • Se a administração concorda em fornecer ao auditor todas as informações de que os gerentes estiverem cientes e que possam ser relevantes para a preparação das demonstrações financeiras, facilitando o acesso a todas as informações e os lugares da empresa.

Essas precondições são à base da carta de contratação, acordo de vontade, um contrato entre a firma de auditoria e empresa contratante do serviço que deve apresentar:

  • Objetivo e o PORDENTRODOTEMA 6 alcance da auditoria das demonstrações contábeis
  • Responsabilidades do auditor
  • Responsabilidades da administração
  • Identificação da estrutura de relatório financeiro aplicável para a elaboração das demonstrações contábeis
  • Referência à forma e ao conteúdo esperados de quaisquer relatórios a serem emitidos pelo auditor
  • Declaração de que existem circunstâncias em que um relatório pode ter forma e conteúdo diferentes do esperado.

Conhecimento do Negócio - É de fundamental importância que o auditor obtenha o entendimento da entidade e do ambiente de negócios onde a empresa está inserida. Como:

  • Entrevistar os proprietários, administradores, gerentes e colaboradores.
  • Buscar informações públicas a respeito da empresa, relatórios financeiros, documentação de auditorias anteriores, revistas ou quaisquer informações especializadas do setor.
  • Conhecer o ramo de atividade da entidade, se existir fatores regulatórios relevantes.
  • Conhecer as operações da entidade, sua estrutura patrimonial, de governança, seus investimentos relevantes em outras sociedades, estruturas de financiamentos, se houver.
  • Conhecer os procedimentos contábeis, inclusive se tiver havido qualquer mudança nos critérios ou nas políticas da empresa.
  • Buscar entender os objetivos e as estratégias da entidade, saber se existem riscos relevantes de descontinuidade operacional, riscos de mercado.
  • Finalmente, conhecer os métodos que a empresa utiliza para avaliar o seu desempenho operacional e financeiro.

Você já deve ter percebido que é elementar que o auditor se cerque de informações para reduzir ao mínimo possível os riscos de auditoria, por isso conhecer o ramo de negócio, a atividade e os canais de comunicação dentro da empresa, faz parte do planejamento da auditoria.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (164.2 Kb)   docx (175.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com