TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS RAZÕES QUE LEVAM À EVASÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA: ESTUDO DE CASO NA UNIOESTE

Por:   •  17/11/2016  •  Artigo  •  4.900 Palavras (20 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

AS RAZÕES QUE LEVAM À EVASÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA: ESTUDO DE CASO NA UNIOESTE – CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO – PR[1]

Daiane Froner Althaus[2]

        

RESUMO: O artigo é resultado de pesquisa que teve como objetivo indagar os motivos pelos quais os alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão, abandonam sua trajetória acadêmica. A pesquisa foi realizada na UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão, por meio de entrevista com a coordenadora do curso, levantamento de dados na Secretaria Acadêmica e questionários enviados a ex-acadêmicos que abandonaram o curso de Licenciatura em Geografia. Aponta razões das mais diversas para a evasão como: a desvalorização do profissional; a atração por cursos das áreas do direito, saúde e engenharias; não identificação com o curso; motivos socioeconômicos e pessoais. A contradição observada se deve ao fato de considerarem o ingresso no curso fácil, e ser de boa qualidade.

Palavras chaves: Evasão, Geografia, Professor, Unioeste

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito da pesquisa na disciplina de Estágio Supervisionado II. A pesquisa tem como tema “As razões que levam à evasão do curso de licenciatura em Geografia: estudo de caso na Unioeste – campus de Francisco Beltrão – PR.”, e nele é identificado e fundamentado o objeto de estudo, que incide na pesquisa do modo como decorre o processo de evasão de acadêmicos,ou seja, os motivos pelos quais alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Geografia desistem do curso.

O tema foi escolhido a partir de uma inquietação, pois, atualmente se discute a falta de procura pelos cursos de licenciatura, e a necessidade de valorização da profissão, não somente no Brasil, mas também em outros países, como pode ser constatado na afirmação de Gatti (2009)

A Finlândia, por exemplo, país que se destaca pelos excelentes resultados no sistema educativo e onde a profissão docente é valorizada pela sociedade, tem se preocupado em tornar a carreira docente mais atrativa. (GATTI et. al,  2009, p. 05)

A questão brasileira é contraditória, pois a carreira de docente não é valorizada, e é esse um dos principais fatores que levam alunos a evadir-se do curso de Geografia da UNIOESTE. Neste caso, o presente projeto de pesquisa, visará discutir as principais razões que apontam para essa realidade.  

A demanda crescente de alunos e a expansão das redes de ensino levam à necessidade da ampliação do número de docentes. Todavia, os cursos de formação docente não estão conseguindo atender à demanda. Justamente por não ser um curso valorizado, ou atrativo.

Dessa forma a demanda de artigos e pesquisas sobre esse tema vem aumentando, e discutindo a necessidade de tornar a carreira de professor mais atrativa pelo fato de que os acadêmicos preferem engenharias, medicina, direito como será apresentado no decorrer da pesquisa.

Diante desse panorama em que a profissão de professor vem deixando de ser uma opção profissional procurada pelos jovens, é imprescindível considerar o problema e debater sobre quais fatores podem ser responsáveis por essa constatação.

Pesquisas realizadas por, Júlio Emílio Diniz-Pereira, Dante Henrique Moura e Meyrelândia dos Santos Silva, Bernardete A. Gatti e ainda o Censo da Educação Superior, realizado pelo Ministério da Educação, MEC, por exemplo, mostram essa realidade.

No entanto, faz-se necessário conhecer os índices reais de evasão e estudar suas principais causas, visando subsidiar a elaboração e implantação de políticas e planos de ação para combater o problema, especialmente no que se refere ao curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE – Campus de Francisco Beltrão.

Para alcançar o objetivo delineado, foi realizada a pesquisa bibliográfica e através desse meio, foi possível ter um maior campo de visão sobre o assunto pesquisado e ainda para fundamentar o trabalho. Posteriormente, na busca por dados dos acadêmicos evadidos, a pesquisa realizou-se junto à Secretaria Acadêmica da UNIOESTE.

Em seguida, elaborou-se um roteiro básico para dar suporte aos questionários entregues pessoalmente e ou por e-mail aos 67 acadêmicos evadidos (apêndice 01), entretanto obteve-se resposta de apenas 43 alunos. Dessa forma, ainda na busca por uma melhor explicação sobre o assunto, realizou uma entrevista com a coordenadora do curso de Licenciatura Geografia da UNIOESTE.

2. A EVASÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA

A palavra evasão significa desistência, ação de abandonar alguma coisa. A evasão escolar ocorre quando o aluno deixa de frequentar a aula, caracterizando o abandono da escola.

O termo evasão é muito carregado de um sentido que culpabiliza o indivíduo que, por várias razões, interrompeu definitivamente sua trajetória em uma determinada oferta educacional (MOURA e SILVA, 2007, p. 31).

A evasão universitária está interligada a vários fatores sociais, econômicos, familiares, salariais, institucionais, os quais contribuem na chamada evasão, como saliente Silva:

[...] a evasão de professores das escolas e universidades chega a ser um fato assustador. As mais do que péssimas condições que o professor tem que enfrentar o obrigam a deixar o magistério (SILVA, 1979, p. 28).

De sua parte, Pereira (2011, p.03) refere-se à evasão como uma crise da profissão docente, mencionando que essa crise não vem ocorrendo de hoje, e sim, desde as décadas de1980 e 1990, sendo nítidos sinais de uma profunda crise do magistério no Brasil, e atribui a falta de investimentos e incentivos na educação por parte do governo, como um dos responsáveis por essa crise.

O governo federal vem respondendo ao problema da falta de professores certificados/qualificados na educação básica com ações em diferentes frentes, pouco articuladas e mais preocupadas em mudar as estatísticas educacionais do que propriamente em enfrentar a questão de maneira qualitativa. Esses programas têm como base o uso de novas tecnologias voltadas para o ensino à distância(MARQUES e PEREIRA, 2002, p. 175).

O ensino a distância vem fortificando-se nas licenciaturas, porém outro programa iniciado pelo governo é Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID que esta vinculada a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES/MEC,

[...] criado com o objetivo de incentivar a formação de docentes da Educação Básica, por meio da concessão de bolsas para: estudantes da licenciatura [bolsistas de iniciação], professores das redes públicas [supervisores] e professores da universidade [coordenadores de área, coordenador institucional e de gestão]. O Programa também prevê recursos para custeio dos projetos. O PIBID tem a finalidade de apoiar a formação de estudantes dos cursos de licenciatura e contribuir para elevar a qualidade da Educação Básica nas escolas públicas (UNIOESTE, 2013,p.01, grifo do autor).

Salienta-seque o PIBID não esta disponível em todas as Faculdades, Universidades e Instituição de Educação Superior (IES). Estando disponível somente a entidades sem fins lucrativos, ou seja, gratuito, e que tenham seus projetos de iniciação a docência aprovados pela CAPES.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)   pdf (481 Kb)   docx (318.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com