TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Investimento

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.952 Palavras (20 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 20

TRABALHO

Matéria: ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

SUMÁRIO

Introdução        03

Tipos de Investimentos        04

Análise de Mercado        04

A importancia dos Investimentos        04

Os investimentos das Organizações Influenciam em Aspectos        04

Qual Objetivo para a garantia que está sendo Aplicada?        05

Fluxo de Caixa Relevante        07

Fluxo do Caixa        07

Histórico das Taxas de Juros pelo Copom e Evolução da Taxa SELIC        08

Técnicas de Investimentos        10

Período de Retorno (PayBack)                10

Critérios de Decisão com o Payback        10

Criticas ao Payback        11

Valor Presente Liquido (VLP)        11

A Taxa Mínima de Atratividade (TMA)        12

A Interpretação do VLP        12

Taxa Interna de Retorno  (TIR)                12

Comparação da TIR com o VLP e o Payback        13

O Efeito da Inflação na Análise de Investimentos        14

As causas e Consequências da Inflação        14

Inflação da Demanda        14

Inflação da Oferta        15

Inflação Crônica        15

Consequências da Inflação        15

A Importancia de Considerar a Inflação na Análise de Investimentos        16

Os Conceitos de Depreciação e Imposto de Renda        16

Técnicas de Análise de Investimento        18

Conclusão        19

Referencias Bibliográficas        20


Introdução

Os objetivos dessa Atividade Prática Supervisionada (ATPS) teve importante papel para compreensão de que toda organização possui um plano estratégico, ou seja, uma estratégia formal ou informal, detalhada ou simplificada, de como atingir seus objetivos. Esse plano estratégico pode ser formalizado em documentos ou, simplesmente, estar presente na mente do proprietário, contudo, a sua realização está intimamente ligada à análise dos investimentos necessários a sua realização.

Dentre os objetivos, o principal é possibilitar ao administrador uma análise de forma racional, fazendo com que escolha a melhor opção, servindo como manual para empreendedores, proporcionando a eles a possibilidade de previsão, pois toda e qualquer organização para obter recursos, necessita de investimento. Nesta ATPS faremos em um estudo para verificar a viabilidade econômico-financeira para a abertura de uma perfumaria na cidade de Osvaldo Cruz-SP, em amplos aspectos.

Tipos de investimentos

Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas, basicamente, dividem-se em três grandes categorias, quando definidos em relação a sua origem. Dessa forma, temos os seguintes tipos básicos de investimento:

a) Investimentos públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades publicas a fim de gerar bem-estar social. Os investimentos públicos não têm por objetivo gerar retornos monetários e sim retornos sociais. Exemplos: hospitais, escolas, pavimentação de ruas entre outros.

b) Investimentos Privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Exemplo: lojas de varejo, shopping, fabricas particulares e etc.

c)Investimentos Mistos: são recursos disponibilizados parte pelos governos ou entidades publicas e parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Estrutura-se em empresa de capital misto, tanto para gerar bem estar para a sociedade quanto retornos monetários. Exemplos: Petrobras e o Banco do Brasil

Analise de Mercado

Através da nossa análise preliminar do mercado o Grupo decidiu empreender no ramo de perfumaria abrindo uma empresa de revenda de perfumes e cosméticos, para tanto moldamos as características deste negócio no modelo de investimento privado.

A importância dos Investimentos

Os investimentos são importantes para fundamentar a economia e as organizações. Com a economia o país só pode crescer com fluxo contínuo de investimentos. Exemplo: para esse crescimento é necessário aumentar a produção das empresas das fábricas e todas as unidades produtivas.

Os investimentos das organizações influenciam em 02 aspectos:

1. Expansão das organizações: tem como objetivo crescer e expandir onde possa gerar mais retorno ao investidor, e a única maneira de viabilizar este investimento é investindo.

2. Reposição do capital: fluxo de investimentos necessários para repor o desgaste e a obsolescência das suas máquinas e equipamentos. Necessário para garantir a reposição do seu capital e seus planos de expansão. O mercado oferece uma ampla variedade de investimentos possíveis, e cabe ao administrador analisar quais são os melhores investimentos para a organização. O administrador deve analisar os investimentos de uma forma racional, com o objetivo de escolher as melhores opções. Para isso, ele deve fazer 03 considerações que influenciam a decisão: a economia, a financeira e a de ambiente empresarial.

Qual o objetivo para a garantia que está sendo aplicada?

É de extrema importância, saber como o capital investido será utilizado antes mesmo de escolher onde investir. Pois esta decisão será determinante na hora de escolher o tipo de investimento. Será necessário listar os objetivos e decidir quanto será aplicado para atender a cada um.

Perfil de risco: Ao optar por um investimento, é valido lembrar que, quanto maior a rentabilidade prometida, maior o risco de perder a quantia aplicada. Sendo assim, compara a rentabilidade prometida com a média do mercado, e desconfiar de promessas muito boas, são atitudes que ajudam na hora de investir. Quem escolhe correr riscos deve fazê-lo de forma consciente e estar preparado para que eventuais perdas não provoquem grandes danos. Evitar aplicar a parte essencial do patrimônio em investimentos de alto risco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (167.5 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com