TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise na Empresa

Por:   •  10/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 2

Com análise na empresa

Optamos por dar continuidade no trabalho apresentando um projeto de melhoria para a implementação na organização.

O setor de crédito e cobrança foi a área analisada, pois nota-se a falta de um responsável para a realização dessa atividade, um setor importantíssimo para reduzir o número de inadimplentes existentes no atual momento. Tal função tem como objetivo atender aos clientes e rever formas de pagamento para suas dívidas, tornando-as de possível pagamento para o devedor, sem perder o cliente e eventualmente as vendas, ocasionando em perdas financeiras/lucros para a empresa. Este tende a analisar se há possibilidade de geração de crédito a clientes novos, clientes com histórico de inadimplência e de bons pagadores.

Atualmente a taxa de inadimplência da empresa é de 7,5%, tendo o objetivo de reduzir para 5%. Com a queda de 2,5% dos inadimplentes, a empresa terá um aumento em seu faturamento e consequentemente em seu fluxo de caixa, podendo melhorar os seus rendimentos e com isso podendo dar mais benefícios e lucratividade para os seus funcionários.

O faturamento mensal da empresa atualmente é em média R$6.500.000,00 (seis milhões e quinhentos mil reais). Seus principais concorrentes são os hipermercados como Extra, Carrefour, entre outros.

A solução para resolver os problemas com o crédito e cobrança da empresa, será a contratação de um analista de cobrança que trará como proposta reduzir os 2,5% de inadimplência. Ele terá que analisar os clientes para poder liberar crédito e conquistar clientes que foram perdidos por falta de pagamento, negociando suas dívidas com a possibilidade de poder voltar a ser cliente fixo, porém tomando todo o cuidado necessário.

Um analista de cobrança tem a responsabilidade em: analisar as operações de cobrança, acompanhar o processo de liquidação, localizar os pagamentos efetuados, providenciar a baixa no sistema, identificar pendências, análise e definição de limites para a concessão de crédito, esse profissional realiza a conferência dos cadastros dos clientes, analisa limite de crédito e pesquisa pendência em órgão de proteção, controla pagamentos, acompanha fatura em andamento, e o mais importante, realiza a cobrança de valores em aberto, possibilitando a reativação dos clientes perdidos.

Um profissional desta área trará em média um custo de R$1.950,00 (um mil e novecentos e cinquenta reais) por mês, além dos impostos trabalhistas. Este terá o tempo aproximado de três meses para adaptação e analisar a empresa, podendo com cautela implementar o projeto de recuperar os inadimplentes para que sejam bons pagadores e voltem a ser clientes fixos.

Com esse novo departamento os objetivos principais são:

  • Cobrança efetiva
  • Potencializar as vendas
  • Reduzir o número de inadimplentes
  • Diminuir gastos de cobrança com terceiros

A contabilidade e o setor financeiro se concentram em suas respectivas áreas, já o novo setor focará suas atividades nas negociações para efetuar um crédito e cobrança eficaz e eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com