TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arranjo Físico

Por:   •  17/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 5

ARRANJO FÍSICO: APRIMORAMENTO DO ARRANJO FÍSICO DE UMA PRESTADORA DE SERVIÇO CONTÁBIL EM ITUIUTABA COMO FORMA DE MELHORAR A QUALIDADE DE SEU SERVIÇOS PRESTADOS

Proposta de pesquisa apresentado como exigência curricular da disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa I.

Ituiutaba/MG

2011

SUMÁRIO

1 TEMA 3

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA 3

3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 3

4 OBJETIVOS GERAL E ESPECIFICOS 3

5 JUSTIFICATIVA 4

6 PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS 4

6.1 Delineamento da pesquisa 4

6.2 Seleção da população e amostra 4

6.3 Coleta de dados 4

6.4 Análise e interpretação dos dados 4

7 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5

8 CRONOGRAMA 6

9 RECURSOS 7

10 REFERÊNCIAS 7

1. TEMA

Arranjo físico.

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA

A pesquisa será realizada em uma prestadora de serviço contábil, localizada na cidade de Ituiutaba/MG, onde serão oferecidas propostas de mudanças em seu arranjo físico para avaliar o desempenho obtido a cada mudança e comparar os resultados de forma a sugerir o melhor desempenho.

3. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Como o aprimoramento no arranjo físico de uma prestadora de serviço contábil, localizada na cidade de Ituiutaba/MG, influencia na qualidade de seus serviços oferecidos?

4. OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS

Objetivo geral:

Analisar, sugerir, avaliar e comparar as mudanças no arranjo físico em uma prestadora de serviço contábil, localizada na cidade de Ituiutaba/MG, de modo a lhe oferecer melhor qualidade nos serviços oferecidos.

Objetivos específicos:

a) Observar como está disposto o arranjo físico da prestadora de serviço contábil;

b) Observar o grau de satisfação dos pesquisados e dos pesquisadores;

c) Analisar possibilidades de implementar novos tipos de arranjo físico;

d) Sugerir as mudanças, uma a uma, no arranjo físico da prestadora de serviço contábil;

e) Observar e registrar quais foram os aprimoramentos financeiros e de satisfação, após cada mudança;

f) Comparar os resultados;

g) Sugerir qual o melhor modelo de arranjo físico para a prestadora de serviço contábil estudada.

5. JUSTIFICATIVA

Aprimorar o arranjo físico de uma prestadora de serviço contábil de forma a melhorar sua capacidade produtiva e gerar um ambiente mais agradável para trabalhar; ampliar pesquisas para estudos; ampliar os conhecimentos das pessoas envolvidas na pesquisa; e ajudar outras prestadoras de serviços contábeis a visualizar a importância do arranjo físico para uma melhora na qualidade dos serviços oferecidos e no ambiente de trabalho.

6. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

6.1. Delineamento da Pesquisa

A pesquisa quanto a sua abordagem será quantitativa, pois serão mensurados os lucros obtidos com os diferentes arranjos físicos propostos, e qualitativa, pois serão analisados os comportamentos de cada colaborador e de alguns clientes após a implementação de cada mudança no arranjo físico. Quanto aos objetivos da pesquisa, esta pode ser classificada como descritiva – estudo de caso – e explicativa, pois irá descrever os resultados e explicar o que ser foi feito e como se chegou a cada um, bem como o melhor arranjo. Quanto aos procedimentos técnicos utilizados ela pode ser considerada experimental, levantamento e estudo de caso.

6.2. Seleção da População e Amostra

A empresa estudada será uma prestadora de serviço contábil de Ituiutaba/MG. Por se tratar de uma empresa pequena, serão ouvidos todos os funcionários, porém serão ouvidas opiniões de apenas 15 clientes desta mesma prestadora de serviços contábeis.

6.3. Coleta de Dados

Será feito coleta de dados primários através de questionários, observações e entrevistas.

6.4. Análise e Interpretação de Dados

As análises serão feitas com base nos dados coletados e respostas obtidas de forma a comparar cada resultado a cada mudança. Os dados também serão tabelados e receberão tratamento analítico.

7. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para Juran (2009, p. 7, grifo do autor) “satisfação do cliente é um resultado alcançado quando as características do produto correspondem às necessidades do cliente. Ela é, em geral, sinônima da satisfação com o produto”.

Podemos trazer o conceito de satisfação do cliente apresentada por Juran para nosso caso, trocando a palavra produto por prestação de serviço.

Juran (2009, p. 9, grifo do autor) define qualidade de duas formas:

As características do produto constituem uma dessas definições. Aos olhos dos clientes, quanto melhores as características do produto, mais alta a sua qualidade. A ausência de deficiências é outra importante definição de qualidade. Aos olhos dos clientes, quanto menos deficiências, melhor a qualidade.

Neste caso também podemos trazer os conceitos de qualidade apresentados por Juran para nossa realidade trocando a palavra produto por prestação de serviço.

Juran (2009, p. 15) define melhoramento da qualidade como sendo um “processo [...] de elevar o desempenho da qualidade a níveis sem precedentes (“grande avanço”)”.

No nosso caso vamos tentar chegar ao melhoramento da qualidade através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com