TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Caracteristicas Biologicas

Por:   •  7/6/2016  •  Artigo  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  1.580 Visualizações

Página 1 de 3

Quais as características da sistemática biológica que a tornam importante para o restante da Biologia?

 Resposta:

Ela é à base de toda a biologia comparada, um dos pontos que a tornam importante, a sistemática pode trazer conhecimentos úteis na biotecnologia, e na contenção de doenças emergentes, como sabemos que mais da metade das espécies do planeta são parasitas, e a maioria delas ainda é desconhecida.

Outro fator importante é que a sistemática é o ponto de partida de  qualquer estudo em biologia, é a área que se preocupa em organizar, compreender e classificar os seres vivos, e com isso sobre as quais poderemos fazer generalizações  de acordo com a finalidade.

Também outra característica da sistemática e em mostrar a diversidade  e ordenar as espécies, como por exemplo, a espécie C é a mais aparentada com a espécie D do que esta é com B, definidos como grupos irmãos, permitindo estabelecer parentesco evolutivo entre os organismos e com isso descrevendo  a biodiversidade e ordenar as espécies subjacentes a esta sistemática

 b) Como a sistemática biológica pode ser importante na formação do futuro biólogo?

Resposta:

Com a inclusão da sistemática no curso, os estudantes aprenderiam a categorizar os organismos que vivem em qualquer ambiente e saberiam aplicar as regras para a elaboração dos nomes científicos dos seres vivos. Esse conhecimento aumentaria o interesse em torno dessa área, o que poderia levar muitos deles a escolhê-la como profissão, reduzindo a atual escassez de pesquisadores especializados e trazendo uma nova vigor para uma ciência relevante.

Por isso, é fundamental apresentar aos alunos de biologia essa ciência fascinante, em sua forma moderna, para atraí-los e formar mais profissionais.

c) Cite e explique três situações em que a sistemática pode fazer parte da atuação do biólogo já formado.

Resposta:

1-Uma delas seria o diferencial do educador, teria em seu currículo uma especialização e o reconhecimento, pois  já faltam taxonomistas para todos os grupos de seres vivos, situação que vem piorando em função do falecimento dos mais experientes. Muitos ecólogos, por exemplo, aproveitam estimativas vagas de número de espécies por causa das dificuldades na identificação do material coletado.

2- Poucos biólogos têm ideia do que a sistemática envolve e não a valorizam, nem a defendem porque, em sua formação, não foi oferecida uma disciplina sobre o assunto ,pois para os  Biólogos, ele esta muito presente tanto como identificar e pesquisar,  sobre vários temas uma delas e o estudo sobre a assinatura molecular do reino animal, fornecendo evidências genéticas para a classificação animal de sistema de Karl von Linnée, que tem sido utilizada por quase 300 anos.

3- A criação dessa matéria para mostrar a taxonomia com profissão. Alguns alunos desenvolvem grande interesse no assunto e querem se especializar nessa área, uma grande necessidade nesses dias de rápida extinção da biodiversidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com