TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Características do caso estudado

Por:   •  15/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  11.811 Palavras (48 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 48

3 INSTITUTO ADVENTISTA DE ENSINO

3.1 Características do caso estudado

O Instituto Adventista São Paulo, é localizado em Hortolândia, na região metropolitana de Campinas, estado de São Paulo, é uma instituição onde é dividido em ensino básico e superior, confessional, ligada à igreja Adventista do Sétimo. Foi fundado em 1949, hoje conta com mais de cinco mil alunos divididos entre ensino infantil, ensino fundamental I e II, ensino médio, cinco cursos de graduação, e pós-graduação, escola de esportes e escola de artes. Estudam no IASP alunos de diferentes culturas e não somente estudam alunos da mesma crença, tanto que mais da metade dos alunos da instituição não são desse mesmo credo. Sua missão é: "Educar segundo os valores bíblicos cristãos, desenvolvendo harmoniosamente as capacidades físicas, intelectuais e espirituais do educando." (MORAIS; SANTOS, 2009).        
          O Instituto Adventista São Paulo faz parte de um sistema educacional mundial fundamentado em princípios bíblicos cristãos. A educação é um processo contínuo que se estende por toda a vida, visando o pleno desenvolvimento do educando. Todo conhecimento adquirido pela humanidade é uma busca por explicar o mundo em que vivemos, o universo que nos rodeia, a vida humana e as nossas ações.

Quanto mais se aprende, mais se conscientiza da grandeza, perfeição e complexidade deste universo, que não pode ter surgido por acaso. Se reconhece que Deus criou todas as coisas. Criou também o homem à Sua imagem e semelhança e lhe deu capacidade de pensar para que, através da razão, pudesse discernir entre o certo e o errado e com autonomia, escolher o bem. Assim crendo, temos Deus como fonte de todo o saber a nós disponível. Através da Bíblia, a educação adventista orienta a filosofia, metodologia e objetivos como instituição educacional cristã. O objetivo é desenvolver integralmente as capacidades físicas, intelectuais e espirituais do educando. Formar cidadãos respeitosos, de conduta honesta, fala verdadeira, sabedores de seus direitos e deveres, comprometidos com o desenvolvimento da nação e bem-estar de seus semelhantes. Formar um profissional competente, apto ao mercado de trabalho e capaz de adaptar-se com eficiência às constantes transformações da sociedade. As disciplinas e atividades desenvolvidas no processo ensino-aprendizagem são pautadas pela perspectiva cristã, de modo significativo, em que a teoria é comprovada pela prática, conduzindo, assim, o aluno à interpretação e análise de ideias, à comparação de fatos, à abstração, à resolução de problemas, usando o diálogo como o principal meio de desenvolver as habilidades e competências do educando. (MORAIS; SANTOS, 2009).

Para MAIA (2002), a filantropia é uma ação social, seja praticada isoladamente ou sistematicamente, e nada diz sobre a visão da empresa e sobre o planejamento estratégico de sua atuação social.

Para Costa (2004), Terceiro Setor provêm do vocabulário sociológico e são aplicados também à participação econômica e filantrópica da sociedade organizada em tipos de instituição, cujos resultados financeiros não são distribuídos a seus dirigentes, dependem de ações voluntárias e são independentes do governo. Pressupõe-se ainda que tais estes possuam longevidade, graças ao complexo conjunto de adesões e contribuições voluntárias, incentivadas e promovidas por seus associados. (COSTA, 2004). No caso da Instituição trabalhada, entra como filantropia, a parte financeira, onde de vez pagar os impostos cobrados do governo, a organização troca como bolsa para alunos carentes.

 Em vez de limitar o seu estudo ao que os homens têm dito ou escrito, sejam os estudantes encaminhados às fontes da verdade, aos vastos campos abertos à pesquisa na Natureza e na Revelação. Que contemplem os grandes fatos do dever e do destino, e a mente expandir-se-á. Em vez de pusilânimes educados, as instituições de ensino poderão produzir homens fortes para pensar e agir, homens que sejam senhores e não escravos das circunstâncias, homens que possuam amplidão de espírito, clareza de pensamento, e coragem nas suas convicções. (WHITE, p. 17-8, 2005).        
           A ciência está sempre a descobrir novas maravilhas; mas nada traz de suas pesquisas que, corretamente compreendido, esteja em conflito com a revelação divina. O livro da Natureza e a palavra escrita lançam luz um sobre o outro. Familiarizam-nos com Deus, ensinando-nos algo das leis por cujo meio Ele opera. (WHITE, E. G., p. 128).        
           Ao integrar fé e ensino, educador e educandos são levados a refletir sobre todos os aspectos da realidade, numa perspectiva cristo Centrica. A integração fé e ensino não pode ser fruto do acaso; ao contrário, deve ser um processo intencional e sistemático. O objetivo é levar os alunos a internalizar voluntariamente uma visão da vida orientada para o serviço, motivada pelo amor e voltada para o reino eterno de Deus. 
           Em primeiro lugar é preciso compreender que integração fé/ensino é a explicitação prática do que significa ser cristão e isso é visto através do testemunho pessoal através da linguagem, dos hábitos, do vestuário, da alimentação, das opções de lazer, etc. Em segundo lugar, integrar fé/ensino é resultado da cosmovisão bíblica pessoal do professor a respeito da origem, queda e restauração do homem. Se um professor não crê na Bíblia como auto revelação de Deus para o ser humano com a finalidade da salvação em Cristo Jesus possivelmente não terá condições de integrar fé/ensino. Muito mais do que registrar num plano de curso ou disciplina exemplos, histórias, versos bíblicos, a integração fé/ensino se constitui em uma declaração viva da fé que é professada pelos agentes educativos na escola adventista.
           O cotidiano da sala de aula permite ainda a prática de algumas atividades de cunho espiritual em que o estudante seja envolvido no clima da integração fé/ensino, tais como:

  • Realizar oração intercessora por alunos, familiares, professores e funcionários; Planejar e executar semanas especiais com temas espirituais;
  • Compartilhar textos bíblicos com as famílias e pessoas da comunidade que estejam necessitando de auxílio especial;
  • Dar estudos bíblicos e distribuir folhetos com mensagens bíblicas de saúde que promovam a qualidade de vida; Promover campanhas de cunho social e espiritual;
  • Fazer uma maratona de leitura da Bíblia com a turma;
  • Estimular a criação de uma agenda pessoal e coletiva de oração.

Tendo em mente essa visão da Instituição, a Faculdade Adventista de Hortolândia que está dentro do Instituto Adventista de São Paulo, tem como projeto para o bem-estar de seus funcionários como por exemplo: momento diário de meditação com aproximadamente 15 minutos que antecedem as aulas, preço baixo nos restaurantes para funcionários, uso do complexo esportivo, que é um dos mais completos de todo o Brasil, além do uso de academia, participação de Grêmios afim de elaboração de saídas e lazeres para seus subordinados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (77.7 Kb)   pdf (535.2 Kb)   docx (217.2 Kb)  
Continuar por mais 47 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com