TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Competências de um Contador

Por:   •  23/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 4

Qualificação profissional – É necessário que o profissional de Contabilidade esteja sempre qualificado, pois em um mercado de trabalho disputado como está no cenário atual, apenas a graduação é muito pouco para a inserção no mercado. É necessário se especializar em áreas que se identifica, buscar aprimorar seus conhecimentos, bem como, buscar falar outros idiomas, isso tudo irá lhe transformar em um profissional mais completo e bem visto no mercado.

Conduta de ética e moral – Como todo profissional, na contabilidade não é diferente, porém, além da ética e moral que já precisam ser utilizadas em qualquer profissão, os contadores são regidos por um código de ética que precisa ser seguido à risca, avaliando cada situação, e sem jamais fugir da honestidade.

Teoria e pratica – É muito importante saber toda a teoria, porém, muito mais do que a teoria, é de extrema importância que o profissional de contabilidade esteja adepto as práticas e rotinas contábeis, pois, por exemplo, um profissional pode saber muito de tudo na teoria, mas, quando surgir um determinado problema ele pode não saber como lidar, é aí que entra a importância da pratica, da rotina, é estar habituado e realmente saber qual decisão tomar.

Conhecimentos de Informática e inovação – Sabemos que a tecnologia vem evoluindo cada dia mais. A alguns anos, a principal característica do contador, além dos conhecimentos técnicos, era a letra bonita, pois, todos lançamentos eram realizados a mão em livros contábeis e caligrafia boa, era o principal requisito. Os anos se passaram, e com isso veio a evolução da informática, e claro, a contabilidade não ficaria de fora disso. Hoje, praticamente tudo é informatizado, de forma que, ter conhecimentos específicos de informática na área é de extrema importância para o contador moderno. Conhecendo todas as suas ferramentas de trabalho e sabendo todos os processos, entra a inovação, que seria, tentar aperfeiçoar ou buscar formas mais simples e consequentemente menos demoradas de realizar o mesmo processo.

Processamento de informações – A contabilidade tem como seu papel fundamental gerar informações para seus usuários, sejam eles internos, ou externos, por tanto, todas as informações advindas do contador, é vista como de total confiança, pois, é um profissional visto com respeito dentro das entidades. Por tanto, é de extrema importância que o profissional analise e entenda bem cada informação que ele deseja registrar.

Trabalho em equipe – Hoje, se uma entidade tem patrimônio e movimentação, é obrigatória a atuação de um contador, porém, antes do contador efetivamente realizar seu trabalho, sabemos que as informações ou qualquer outra coisa que ele precise para realizar seu trabalho, ele precisa estar em contato direto com pessoas, com sua equipe de trabalho, por tanto, é necessário que ele saiba lidar com pessoas no seu ambiente de trabalho, ser flexível e sempre saber ouvir.

Comunicação – É de extrema importância que o contador saiba se comunicar, tanto oralmente e na escrita, pois, ele precisa passar para os usuários da contabilidade todas as informações geradas por ele. Portanto, ele precisa expressar isso com clareza e para isso é preciso ter um bom vocabulário, é necessário também que leia bastante e estar sempre buscando aprender coisas novas.

Liderança – O contador que deseja obter sucesso em sua carreira, precisa ter em mente que ele precisa ser um líder, sempre saber expor seu ponto de vista, saber o momento de tomatada de decisão, saber delegar tarefas, chamar a responsabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com