TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As habilidades essenciais dos negociadores

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 2

As habilidades essenciais dos negociadores

O grande negociador busca êxitos constantes em suas negociações, tem uma visão diferente, está sempre preparado para as mudanças. Hoje vivemos num mundo globalizado, onde com a era digital as informações estão acessíveis à qualquer pessoa, basta apenas um clique para sabermos o que está acontecendo no mundo e para o grande negociador isto é muito importante, pois ele percebe essas mudanças trazendo para si de forma positiva essa integração e através de suas habilidades e do seu talento, tomar decisões que podem definir o futuro da organização.  

Existem diferentes visões sobre as habilidades dos negociadores, no livro PLT algumas situações são colocadas, onde o autor Mills mostra alguns fatores críticos de sucesso: Preparar-se cuidadosamente, Focalizar os interesses e não as posições, Conhecer suas prioridades, Explorar muitas opções, Revisar seu desempenho, Maximizar seu poder, entre outras. Mas vale ressaltar que várias habilidades são exigidas dos negociadores, onde o seu conhecimento e sua experiência podem fazer diferença num processo de negociação.

Podemos perceber que existem vários tipos de negociadores, os que sabem analisar toda situação, os que veem apenas o seu lado, os inseguros, entre outros tipos, mas numa negociação para que tudo dê certo é necessário que a habilidade do negociador seja voltada para o processo ganha-ganha, onde os dois lados saiam satisfeitos e que as portas permaneçam abertas para futuros negócios.

Sabemos que a negociação não está voltada para apenas os grandes negociadores ou executivos, pois todos negociamos no nosso dia a dia, em todos os sentidos de nossas vidas, na sua casa com sua família, no seu trabalho, em suas compras, na rua, ou seja na vida pessoal e profissional. Desta forma, com o passar dos anos combinando com as experiências vividas, define-se o estilo de negociador que a pessoa poderá ser.

No entanto, através das experiências acumuladas todos somos grandes negociadores? Dependendo da situação sim, mas os profissionais não podem se dar ao luxo de cometer erros ou enganos, embora são passíveis de falhas, mas é errando que se obtem maiores sucessos, pois aprende onde não pode mais errar, corrigindo para servir de lição e ter sucesso em futuras negociações.

O domínio de habilidades de negociação, serve como fonte de segurança para o negociador, manter sempre a calma, o foco, a segurança mostra sua capacidade para a outra parte, mantendo sempre o respeito mutuo no processo favorável ao ganha-ganha..

Acreditamos que o grande negociador está dentro de cada um, basta analisarmos a vida, negociamos à todo momento, todos os dias para sobrevivermos, a diferença talvez esteja na preparação profissional de cada um, tem aqueles que se preparam e estudam para ser um profissional respeitado na sociedade, tem outros que seguem o mesmo caminho mas não tem o mesmo sucesso, até mesmo a dona de casa é uma profissional dentro da sua área não tem tantos estudos mas tem negociação, peça para um executivo desempenhar este papel, certamente terá dificuldades, então somos todos negociadores, depende apenas da forma que vê e se desempenha este papel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com