TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As vantagens e desvantagens do cálculo de custos variáveis

Artigo: As vantagens e desvantagens do cálculo de custos variáveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  Artigo  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 2

Custeio Variável

Um custo é classificado como variável quando seu valor varia em relação ao volume da atividade, normalmente representado em termos de medidas físicas (horas, toneladas, unidades etc.). Para Horngren, Foster e Datar (2008) um custo variável é um custo que se altera em montante proporção ás alterações num direcionador de custos.

Martins (2008) afirma que pelo método do custeio variável, diferentemente do ABC, são alocados aos produtos somente os custos variáveis destes, de forma que os demais custos são debitados ao resultado do período. Esse método é muito útil para intervir no processo de planejamento e de tomada de decisões que envolvam as relações custo – volume – lucro. Isso porque, uma vez cobertos, os custos fixos, o lucro operacional será dado em função do volume (produzido e vendido) e da margem de contribuição unitária dos produtos.

Como no Custeio variável, os custos fixos são tratados como custo do período e não do produto, então, o valor dos estoques de produtos acabados e não vendidos conterá apenas custos variáveis. Iudicibus (2007) considera esse aspecto do método do Custeio Variável como uma desvantagem porque subvalia os estoques no balanço.

O custo variável, por ser entendido como o custo marginal inerente à produção de uma unidade adicional do produto, quando confrontado com a receita líquida de venda, revela quanto o produto contribui para a cobertura dos custos fixos e para a geração do lucro operacional. Segundo Martins (2008), a margem de contribuição é o preço de venda e o custo variável de cada produto; É o valor que cada unidade efetivamente traz a empresa de sobra entre sua receita e o custo que de fato provocou e lhe pode ser imputado sem erro.

Vantagens e Desvantagens

Leone (2000) observa que o Custeio Variável não é recomendado para decisões de longo prazo da seguinte forma: As informações do custeio variável são bem aplicadas em problemas cujas soluções são de curto alcance de tempo. Para obter soluções de longo prazo, normalmente as informações do custeio variável não são recomendadas. A recomendação do autor é pertinente porque o Custeio Variável não considera os custos fixos no cálculo dos custos do produto. Contudo, tais custos se relacionam com a capacidade de produção e de planejamento de longo prazo. Portanto, se tais custos não forem considerados na composição do custo e na gestão do preço do produto e serviço, a continuidade da empresa pode ser prejudicada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com