TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens da estratégia de custos competitivos

Artigo: Vantagens da estratégia de custos competitivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Artigo  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 2

Duas das decisões fundamentais que uma empresa tem de tomar relacionam-se com a sua posição dentro do sector. Porter produziu uma matriz para classificar um conjunto de estratégias genéricas que uma empresa pode seguir para gerar e manter uma vantagem competitiva. No núcleo do posicionamento está a vantagem competitiva e o seu dois tipo básico, baixo custos e diferenciação. A outra variável considerada é o alvo estratégico, ou seja, o alvo pode ser amplo, no âmbito de todo o sector, ou limitado, num determinado segmento.

A primeira é a estratégia competitiva de custo, na qual a empresa centra seus esforços na busca de eficiência produtiva, na ampliação do volume de produção e na minimização de gastos com propaganda, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento, e tem no preço um dos principais atrativos para o consumidor.

A opção pela estratégia competitiva de diferenciação faz com que a empresa invista mais pesado em imagem, tecnologia, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos, pesquisa de mercado e qualidade, com a finalidade de criar diferenciais para o consumidor.

A estratégia competitiva de foco significa escolher um alvo restrito, em que a firma atende necessidades específicas de um determinado grupo, dessa forma, a empresa pode oferecer algo considerado único pelos seus clientes.

Ao aplicar os pontos fortes de uma forma ampla ou limitada, as três estratégias genéricas são: liderança pelos custos, diferenciação e foco.

os impactos da inovação na geração de vantagem competitiva do etanol de cana-de açúcar, no setor de combustíveis do mercado brasileiro. Baseado no referencial teórico sobre o assunto, e nas entrevistas realizadas, verifica-se que a inovação é de fundamental relevância no desenvolvimento de tecnologias capazes de gerar vantagem competitiva ao etanol no mercado de combustíveis, como por exemplo, o desenvolvimento da tecnologia flexfuel e de novas variedades da cana para os diferentes tipos de clima e solo brasileiro. Destacam-se também as perspectivas para o setor com a geração de energia elétrica, o aproveitamento dos resíduos e a chamada “segunda geração de bicombustíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com