TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa Balanced Scorecard

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 4

DISCIPLINA: TECNOLOGIAS DE GESTÃO

ATIVIDADE COLABORATIVA – AULA TEMA 7

Ferramentas de Gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma

Juliana Torres Duarte – RA 6618348522 – Anhanguera Anchieta - SBC

Reisan Moura de Sousa – RA 6655382275 – Anhanguera Anchieta - SBC

Professor Tutor: Bernardo De Filippis

- 2014 -


INTRODUÇÃO

Com o passar dos anos, o mercado esta ficando cada vez mais competitivo, devido às mudanças necessárias, para aprimoramento de processos e de pessoas. Com isso, surge a necessidade de acompanhar esta tendência para não correr o risco de ficar para trás e ser “engolido” pelas concorrentes, então se surge à idéia de criar novas ferramentas de gestão para auxiliá-los neste processo árduo e longo.

Como muitas empresas estão passando por um processo de reestruturação gerencial, visando à redução de custos com a má qualidade dos produtos e um atendimento compatível com as exigências do cliente, surgem-se então as ferramentas Balaced Scorecard (BSC) e Seis Sigma, para auxiliar neste novo processo.

A estratégia do Seis Sigma e BSC é uma das alternativas que ajudam na eficiência e eficácia dos processos produtivos, aumentando a lucratividade e a produtividade da empresa.

A utilização destas estratégias nas empresas pode aumentar a probabilidade de se manterem bem sucedidas.

DESENVOLVIMENTO

O Seis Sigma é uma ferramenta de gerenciamento que foi desenvolvida para ajudar a organização eliminar desperdícios e também para auxiliar que as operações sejam feitas com maior eficiência.

Essa ferramenta é muito importante, pois, ela ajuda com que a empresa compreenda e melhore os seus processos, reduzindo os desperdícios desnecessários, buscando assim se atualizar e se encaixar dentro dos padrões exigidos no mercado.

O processo Seis Sigma está relacionado com a gestão de qualidade, é uma estratégia gerencial de mudanças para acelerar o aprimoramento em processos, produtos e serviços. O processo seis sigma significa redução da variação no resultado entregue aos clientes numa taxa de 3,4 falhas por milhão ou 99,99966% de perfeição, é uma nova maneira de medir o quanto é bom o produto.

O Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão que busca a integração entre as ações organizacionais, operacionais e estratégicas, oferece suporte para as decisões e avalia o desempenho.

Essa ferramenta é importante para auxiliar na redução de quantidade de informação que é levada a um conjunto mínimo de indicadores.

Como as empresas precisam se atualizar diante do mercado podemos observar que muitas empresas já estão aplicando estas ferramentas, podendo assim observar também alguns casos de sucesso no qual aplicou estas ferramentas, porem ainda são encontrados alguns obstáculos em seu desenvolvimento.

Podemos observar um caso de sucesso na empresa Ambev, que promoveu uma troca de experiências entre as suas equipes e suas atividades. A AmBev investiu R$ 22,5 milhões no treinamento de mais de 40 mil pessoas, 74 programas, 712 cursos e mais de 38 mil horas de treinamento. Esses números refletem o crescimento em relação a 2009, quando houve um aporte de R$ 16,3 milhões nos 54 programas e 654 cursos, envolvendo 39 mil horas de treinamento com cerca de 32 mil pessoas.

Podemos observar que o investimento feito pela Ambev em pessoas rendeu um dos mais importantes reconhecimentos no setor, o de destaque na categoria “Gestão de Talento” no 14º Guia Você – Exame – as Melhores Empresas para você trabalhar.

O conteúdo é dividido em cinco eixos temáticos:

- Prática de liderar,

- Excelência operacional,

- Sistema de Gestão (Tem a metodologia Seis Sigma, voltada para diretores, gerentes, coordenadores, especialistas, supervisores e analistas)

- Cultura Ambev

-Relação com a sociedade

Em contrapartida podemos notar no caso da Motorola, justamente a empresa que deu origem ao programa, algumas implicações pela falta do uso das ferramentas de gestão.

A Motorola chegou ao Balanced Scorecard e o Seis Sigma, porque estava ficando para trás em relação aos concorrentes estrangeiros, que conseguiam vender produtos de melhor qualidade a custos bem menores, com isso na década de 70, uma empresa japonesa assumiu o controle de uma fábrica da Motorola, na qual produzia TVs.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (46.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com