TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Autodesenvolvimento

Por:   •  3/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  916 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Dados, informações e conhecimento são peças fundamentais para que o chamamos de gestão do conhecimento, que associada a gestão organizacional traz benefícios incalculáveis para as empresas, trazendo acima de tudo inovação.

Compreender cada item, e suas relações é trazer a atualidade e benefícios incomuns.

DESENVOLVIMENTO

Questão 1 – Nas páginas 170 a 175, os autores apresentam a evolução dos conceitos de informação e conhecimento. Explique as diferenças entre informação e conhecimento.

Resposta:

- Informações são dados sobre determinado assunto, fato ou circunstância que rondam um ponto específico.

- Conhecimento não é apenas guardar informaçõe, mas é uma atividade intelectual, que nos leva a questionar, indagar as informações ora obtidas, que serão processadas, usadas em processos já existentes e em novos processos também.

Questão 2 – Na página 171, os autores citam que “A tecnologia por si só não é capaz de transformar dados em informações. É preciso que o homem crie um significado.” Analise essa frase e escreva sobre o que você entendeu dessa citação.

Resposta:

A capacidade de raciocínio, de planejar e ver um porque em cada criação, faz do homem o ponto principal na maioria das situações.

A tecnologia por sua vez foi criada apenas para trazer informações precisas, mas nada além disso.

Somando essas informações com o conhecimento humano é possível criar sentido para esse conjunto, transformando dados básicos em grandes informações e procedimentos.

Questão 3 – A alavanca que impulsiona a criação doconhecimento nas organizações é a transformação do conhecimento pessoal em conhecimento organizacional. A criação do conhecimento organizacional é uma interação contínua entre dois tipos de conhecimento. Cite quais são esses conhecimentos e diferencie um do outro, justificando por que eles são complementares.

Resposta:

- Tácito: significa não expresso por palavras. É aquele que a pessoa aprendeu ao longo da vida.

- Explícito: significa formal, explicado e declarado. É aquele formal, fácil, regrado e claro, pode ser expresso em textos, desenhos e diagramas.

Eles se completam e se relacionam, sendo impossível de ser medido em cada indivíduo, pois cada um tem uma forma diferente de pensar.

Questão 4 – A partir das explicações dos autores e levando em conta os conhecimentos adquiridos na disciplina até o momento, cite quais são os quatro processos que compõem o modelo de criação do conhecimento, proposto por Takeuchi e Nonaka. Identifique no seu cotidiano um exemplo de cada um desses processos no ambiente organizacional.

Resposta:

- Socialização: reuniões informais para resolver problemas, sem se preocupar se isso se enquadra em minha função.

- Externalização: interação entre os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com