TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidade Gerencial

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.240 Palavras (13 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – PÓLO DE BARRA DO CORDA-MA

BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTABILIDADE GERENCIAL

Aluno: Welrica Lima de Oliveira- 387742

Aluno: Zayron de Jesus Damasceno Cavalcante RA: 385902

Atividade prática supervisionada- ATPS

BARRA DO CORDA- MA

2015


Aluno: Welrica Lima de Oliveira- 387742

       Aluno: Zayron de Jesus Damasceno Cavalcante           RA: 385902

 Produção de uma lista de verificação e uma apresentação das habilidades requeridas do Contador Gerencial.

Trabalho apresentado à Universidade Anhanguera – UNIDERP (Pólo de Barra do Corda - MA), Curso Bacharelado em Ciências Contábeis, na disciplina Contabilidade Gerencial.

Professor à Distância: Wagner Luiz Villalva

Tutora Presencial: Klaubiana Soares Barbosa.

BARRA DO CORDA– MA

Maio, 2015


Sumario

Introdução        04

ETAPA 01

Qual o objetivo principal da Contabilidade Gerencial?        05

 Quais os três Macroconjuntos de Informações? Explicá-los.        05

Quais são os objetivos dos Sistemas Contábeis em termos gerenciais?        06

Onde termina a Contabilidade Financeira e começa a Contabilidade Gerencial?        06

Enumerar dez funções do Contador Gerencial        07

Quais são as características que o Contador Gerencial deve apresentar?        07

ETAPA 02

Conceitos fundamentais dos Custos e seu comportamento        08

Custos        08

 Custos Diretos (CD)        08

 Custos Indiretos (CI)        09

Custos Fixos (CF) e Custos Variáveis (CV)        09

 Perdas        09

 Investimento        09

Bases de Rateio        09

Métodos de Custeio        10

ETAPA 03

Importância dos processos para as atividades empresariais        10

ETAPA 04

Quadro com os principais componentes do Orçamento de uma Empresa Industrial        11

Considerações Finais         12

Referencias Bibliográficas         13

INTRODUÇÃO

Segundo Sérgio de Iudícibus (1987) “a Contabilidade Gerencial pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na análise financeira e de balanços, etc., colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório”.

 A função da contabilidade gerencial estará relacionada com a determinação e cumprimento da missão das organizações.

 Atkinson, Banker, Kaplan e Young, conceituam a “Contabilidade Gerencial – Informação que cria valor – Sistemas contábeis gerenciais efetivos podem criar valor considerável, pelo fornecimento de informações acuradas e oportunas sobre as atividades necessárias para o sucesso das organizações de hoje.”

Nesta ATPS a equipe elaborou uma Lista de Verificação e uma apresentação das habilidades requeridas do Contador Gerencial, com as principais informações que serão trabalhadas na possibilidade de exercer uma Consultoria Contábil, englobando desde os conceitos de custos até a Contabilidade Gerencial contemporânea. Com o desenvolvimento destas atividades, foi possível  evidenciar as melhores práticas para um gerenciamento eficaz das informações contábeis; e, mais ainda, poder  evidenciar competências e habilidades para poder desenvolver um trabalho de Consultor, por exemplo.

ETAPA 01

Qual o objetivo principal da Contabilidade Gerencial?

 Contabilidade Gerencial é o ramo da contabilidade que tem por objetivo fornecer instrumentos aos administradores de empresas que os auxiliem em suas funções gerenciais. É voltada para a melhor utilização dos recursos econômicos da empresa, através de um adequado controle dos insumos efetuado por um sistema de informação gerencial. 

A Contabilidade Gerencial está focada para fornecer informação ao administrador da empresa, ou aqueles que são responsáveis pela direção e controle dentro de suas unidades de negócios. A Contabilidade Gerencial faz parte das áreas: Ciências Contábeis e Administração Financeira, onde a disciplina será utilizada como ferramenta para administração de acordo com a informação contábil.

 Diante disso, a Contabilidade Gerencial poderá interagir de métodos desenvolvidos por outras disciplinas.

 De acordo com Padoveze (2010): “o objetivo da Contabilidade Gerencial é enfocar todos os temas escolhidos dessas disciplinas no processo de administração, no processo integrado de tomada de decisão”; onde acrescenta:  “Contabilidade Gerencial não é um existir, mas um fazer.”   “Contabilidade Gerencial é ação, e não técnica especifica de contabilidade”.   Lembrar que a Contabilidade Gerencial é focada como ferramenta de auxilio à administração em todas as operações dentro da organização. Assim, a Contabilidade Gerencial atenderá a todos os setores com hierarquia estabelecida pela empresa.

 Quais os três Macroconjuntos de Informações? Explicá-los.

  O primeiro conjunto Gerenciamento Contábil Global para satisfazer a alta administração da empresa, essas informações são caracterizadas por se apresentarem de forma sintética em grandes agregados a fim de possibilitar ao administrador uma visão conjuntural da empresa, tratam-se de informações sobre o todo empresarial e daí denominadas gerenciamento contábeis globais.

        Um segundo conjunto Gerenciamento Contábil Setorial de informações, objetiva suprir à demanda da média administração, neste grupamento as informações são pouco mais detalhadas que a anterior, mas ainda contém elevado grau de sinterização, tais informações objetivam o estabelecimento de contabilidade por responsabilidade ou contabilidade divisional em que as informações contábeis qualificam e quantificam a performance de unidades, divisões, departamentos denominado de gerenciamento contábil setorial. O terceiro tem o Gerenciamento Contábil Específico, o qual fornece informações detalhadas relativas às atividades operacionais, neste conjunto de informações inexiste a visão de conjunto sendo as informações diretamente associadas a uma unidade e ou setor específico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (218.5 Kb)   docx (469.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com