TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BAlanço Social

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.639 Palavras (19 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 19

1 INTRODUÇÃO

O Balanço Social é uma ferramenta utilizada pelas empresas para publicar à comunidade o seu desenvolvimento anual e sua importância, o comprometimento com o meio ambiente, responsabilidade social e funcionários, construindo uma ligação entre ambos ( empresa e sociedade).

As empresas podem fazer um resumo anual demonstrando uma série de informações de sua atuação social, como benefícios e ações sociais para empregados, investimentos, projetos e investidores. O balanço Social esclarece a preocupação da empresa com a vida no Planeta.

Seu surgimento se deu nos anos 60 nos EUA e Europa, devido a rejeição da população à guerra do Vietnã, onde ocorreu uma recusa à compra de produtos e ações de algumas empresas. A sociedade requeria uma nova atuação das mesmas, o que levou as empresas a prestarem contas de suas ações e objetivos.

No Brasil o Balanço Social tornou-se mais visível quando o sociólogo Hebert de Souza, o Betinho, iniciou em 1997 uma campanha para divulgação voluntária das informações das empresas, devido sua grande influência à sociedade, por ser um homem de muita representatividade e liderança para a população.

Antes, em 1979, Betinho criou o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE). Este Instituto tem como objetivo extremar a democracia e cidadania ativa. Para estimulo à participação de maior grupo empresarial, foi lançado pelo IBASE o Selo Balanço Social/Betinho, que é conferido às empresas que publicam seu Balanço Social anualmente no modelo sugerido pelo IBASE.

Uma das empresas que seguem esse modelo do IBASE aqui no Brasil é a Conab – Companhia Brasileira de Abastecimento, que acompanha a produção das empresas rurais, cooperativas e produções agropecuárias no país.

Algumas cooperativas instituídas nas regiões rurais estão fornecendo uma melhoria de base para os produtores locais.

2 DESENVOLVIMENTO

Balanço Social

1- Contexto histórico da Conab

A Companhia Nacional de Abastecimento - Conab - foi criada através da fusão da CFP (Companhia de Financiamento da Produção), COBAL ( Companhia Brasileira de Alimentos) e CIBRAZEM ( Companhia Brasileira de Armazenamento) na lei nº 8.029, de 12 de abril de 1990. Em 1991 a Companhia foi vinculada ao Ministério da Economia Fazenda e Planejamento. Passou para o Ministério da Agricultura e Reforma Agrária, que hoje se estende a Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tendo sua sigla alterada para a hoje conhecida Conab. Foram escolhidas as cores verde e azul para a nova identidade visual da Companhia em 2004 e seu slogan foi escolhido através de concurso interno em 2008, sendo eleita a seguinte frase: Agricultura é Abastecimento em boa Companhia.

Através de concursos e seleções é feita a contratação de pessoal, mantendo acordo com o PNUD - Programa das nações Unidas para o Desenvolvimento – para a contratação de consultores especializados.

Em sua atuação direta pela segurança alimentar e nutricional das populações vulneráveis, a Conab distribuiu, por meio de ações ajustadas de compra com doação simultânea, 16 mil toneladas de alimentos que provêm da agricultura familiar para mais de 400 instituições, em 24 estados.

Os resultados demonstram que a Conab está cumprindo seus compromissos institucionais e de responsabilidade social e ambiental, disponibilizando condições de modernização aos agricultores brasileiros, valorizando o esforço do governo, o trabalho dos parceiros e a dedicação do seu corpo funcional.

A Conab está presente em todas as regiões brasileiras, desde a decisão do agricultor na hora de plantar até a mesa do consumidor.

2- Finalidade e objetivos de criação da Conab

A Conab tem como missão formular e executar políticas que regularizam o abastecimento de alimentos, insumos agrícolas, renda para os pequenos agricultores e bons preços para os consumidores.

Para estas ações, a Companhia realiza estudos e estatística dos preços, assim como os levantamentos de custos de produção da agropecuária, a expectativa de plantio e de colheita de grãos, além do volume e localização de estoques públicos e privados de uma gama de produtos. A estimativa da produção sucroalcooleira e outras informações pertinentes são estendidas também à safra de café e de cana-de-açúcar.

Sua prioridade é manter o abastecimento público de alimentos e matérias-primas agrícola, tendo grande informação sobre safra, estoques e funcionamento de mercados, a Companhia acompanha e monitora continuamente as situações citadas acima.

A política pública mais importante da Companhia é a que se destina a proteger o produtor rural oferecendo condições para animá-lo a plantar o suficiente que resulte em colheitas abundantes. Isso inclui crédito para investimentos do agricultor na sua produção com expectativa de que seja remuneradora. O acompanhamento contínuo da Conab está ligado ao fato de que as colheitas se concentram em poucos meses do ano e o consumo durante todo o ano. Necessitando assim, que uma parte seja estocada para garantir o abastecimento até a próxima safra. A Companhia tem como princípio a atuação de um acordo dos interesses dos produtores rurais e dos consumidores.

No que diz respeito à definição das políticas públicas para o abastecimento alimentar no país, no domínio da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), a Companhia é responsável por sua execução. A atuação se faz por meio da Aquisição do Governo Federal (AGF), instrumento capaz de equilibrar a renda do produtor rural, do agricultor familiar e de suas cooperativas, frente ao balanço do preço no mercado.

As interferências nos mercados dos produtos amparados pela PGPM são motivadas por fatores conjunturais característicos de cada safra. Como os principais produtos alimentares e matérias-primas agrícolas fazem parte da lista daqueles produtos, a necessidade, o momento e a intensidade da ação oficial deve ser instituída a cada safra. Deve ser observado que os preços oficiais oferecidos são fixados, por decreto presidencial, junto com as demais regras de apoio ao produtor rural (como crédito rural), antes do início do plantio da safra, de forma a auxiliar o mesmo em sua decisão sobre a área e o produto a ser cultivado.

As medidas colocadas em ação a cada temporada são realizadas de acordo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com