TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BINANCE: UMA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL NO MERCADO DAS CRIPTOMOEDAS

Por:   •  18/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.240 Palavras (17 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 17

BINANCE: UMA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL NO MERCADO DAS CRIPTOMOEDAS

Rogério Pantoja da Silva¹

Marcelo Pires²

1 INTRODUÇÃO

O mercado financeiro é marcado nos últimos anos pela novidade dos dinheiros digitais, as chamadas criptomoedas, por alguns é considerada o futuro do mercado mundial e por outros uma dúvida sobre tal sucesso. Esta espécie de moeda é fruto do avanço tecnológico e da inovação de mercado, de início, a pioneira apresentada ao mundo foi o Bitcoin, entretanto, com seu sucesso, várias outras moedas digitais foram sendo criadas e lançadas ao mercado financeiro, concorrendo assim com a Bitcoin.

Em virtude do contexto das criptomoedas, inúmeras pessoas passam a investir nesse segmento de mercado levando em consideração os lucros acessíveis e a política de aquisição e movimentação que envolvem esse universo, entretanto, investir em criptomoedas é como investir em outro qualquer negócio ou talvez mais complexo, envolve risco, analise, precisão e entre outras características a serem consideradas antes de qualquer operação.

Diante disso, empresas como o Binance, bolsa global de criptomoedas, conceituada Exchange, aparece como empresa organizacional que tem como papel realizar a troca de moedas através da plataforma própria utilizada para as operações.

As Exchanges têm papel fundamental no processo de negociação das criptomoedas, uma vez, que a as moedas digitais não são consideradas ativos financeiros pela Comissão de Valores Imobiliários (CVM) no Brasil e em muitos outros países. No entanto, as Exchanges que tiverem regulamentadas no banco de dados do CVM poderão atuar como operadores nas transações no mercado cripto para os interessados que desejam investir dando segurança através de politicas que não prever normativas de direitos e deveres para criptomoedas mais sim para as Exchanges.

Cabe ressaltar, que as Exchanges são diferentes de instituições bancárias que atuam totalmente em cima da regulamentação e leis nacionais, elas operam as margens da regulamentação considerada por muitos teóricos é uma política distante do oligopólio.

O Binance como outra Exchange, é uma corretora que tem o objetivo de fazer o intercâmbio entre pessoas e o mercado financeiro das criptos, através de sua plataforma oferece serviço de analise para compra ou venda dos ativos e é cobrado uma taxa de serviço, no entanto, para prestar esse tipo de serviço o Binance conta com uma estrutura organizacional com profissionais de diferentes áreas que envolvem finanças, administração marketing digital e outras tecnologias.

Diante do exposto, para manter o equilíbrio das operações e serviço dentro da empresa, o Binance, mantem uma estrutura organizacional dividida em Diretoria Executiva com principal CEO o chines Chang Peng Zhao, setor de Recurso Humanos, de Analise financeiro, de Marketing, de Projetos de algoritmos e criptografias de códigos para a plataforma e outras áreas.

Desta forma, este trabalho tem por objetivo fazer breve descrição sobre a forma organizacional e o comportamento da Corretora Binance no mercado, fazendo referência através de informações obstruídas da internet.

A estrutura do trabalho será dívida em fundamentação teórica, crucial para detalhar conceitos de mercado financeiros, criptomoedas, empresas corretoras e suas estruturas organizacionais e por último a etapa de resultados e discussões  

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Tratar de temáticas como mercado financeiro, criptomoeda, empresas corretoras – Exchange e suas estruturas organizacionais é algo complexo, uma vez, que apresenta todo um processo dentro do mercado financeiro, é um universo de grande fluxo no que compete sobre movimentação financeira e envolve logística, cálculos, dados, estruturas operacionais de análise de sistemas e entre muitos outros.

2.1 MERCADO FINANCEIRO

“Entende-se por mercados financeiros o mecanismo ou ambiente por meio do qual se produz um intercâmbio de ativos financeiros e se determinam seus preços” (SELAN, 2015, p. 26).

“O mercado financeiro possibilita que as unidades econômicas (isto é, famílias, empresas e governos que compõem as sociedades), também chamadas de agentes econômicos, sejam colocadas em contato, direto ou indireto, a um custo mínimo e com as menores dificuldades possíveis. Dessa forma, a utilização dos recursos financeiros da economia pode ser otimizada, resultando em um aumento geral da produtividade, da eficiência e do bem-estar da sociedade” (PRESENTE, 2019, p.17).

Os autores apresentam o contexto do mercado financeiro e seus atores, o primeiro detalha que é um intercâmbio de ativos e seus valores e o segundo demonstra que estes ativos estão para os agentes econômicos, a sociedade, no entanto, cabe ressaltar, que para isso acontecer é preciso que exista os intermediadores, que é o caso da bolsa de valores, fundo de investimentos, bancos, tesouro nacional e corretoras financeiras ou as Exchange.

Para que as instituições intermediarias atuem no mercado financeiro é preciso seguir regulamentações, no Brasil, existe a Comissão de Valores Imobiliário (CVM), “[...] entidade autárquica, vinculada ao Ministério da Fazenda, que tem a finalidade de disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários” (BRANDÃO, 2017), determina normativas a serem adotadas, inclusive para qualquer investidor que tenha interesse em fazer aplicação no mercado financeiro de algum dos ativos presentes é recomendado que faça uma busca se determinada instituição esteja regulamentada nos cadastros da CVM ou de outro órgão de regularização ou fiscalização.

Nesta conjuntura das instituições de intermédio dentro do mercado financeiro, se faz referência nesse momento para as corretoras e como exemplo tem a empresa Binance, uma instituição que surge com a tendencia do mercado das moedas digitais (criptomoedas).

No entanto, antes de descrever como é atuação do Binance no mercado financeiro, é preciso saber o que é criptomoeda e como esta é questionada por alguns teóricos e até mesmo pelo CVM.

2.2 Criptomoedas: conceitos e questionamentos

        Atualmente, poucos são arquivos documentais que falam sobre criptomoedas, mesmo esse assunto sendo algo que está diariamente sendo comentado nos meios de comunicações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (145.7 Kb)   docx (439.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com