TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanço Scorecard uma Técnica de Apoio

Por:   •  23/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 4

Balanço Scorecard uma técnica de apoio, sendo uma abordagem a longo prazo amparada pela gestão, comunicação e medição de desempenho, que permite ter uma visão dos objetivos da empresa.

         O BSC (balanço Scorecard) foi iniciado por Robert Kaplan, professor da Harvard Business School e por David Norton, executivo principal do Instituto Nolan Norton, inicio da década de 90. A criação surgiu devido ao fato de que a escolha dos indicadores para gestão de uma empresa não deveria mas ser limitada a somente informações econômicas ou financeiras. Se fez necessário soluções inovadoras frente aos novos desafios organizacionais.

        O BSC é uma ferramenta eficiente para monitorar o desempenho empresarial tendo como principais objetivos a implementação de estratégia, a comunicação e alinhamento das estratégias em todos os níveis da organização e direcionar as mudanças operacionais com as estratégias.

        Segundo KAPLAN e NORTON (1997), Balanço Scorecard é uma ferramenta que integra todos os principais indicadores de desempenho existentes de uma empresa, desde os financeiros e administrativos até  aos processos internos, estabelecendo indicadores para funções relevantes dentro da organização,ou seja, o desdobramento dos indicadores corporativos em setores, com metas claramente definidas. Assim, esse modelo traduz a missão e a estratégia de uma empresa em objetivos e medidas tangíveis. As medidas representam o equilíbrio entre os diversos indicadores externos (voltados para acionistas e clientes), e as medidas internas dos processos críticos de negócios (como a inovação, o aprendizado e o crescimento). BSC direciona que segmento de mercado se deve competir e que clientes conquistar.Ainda de acordo com Kaplan e Norton, o Balanced Scorecard é baseado em quatro perspectivas, que são: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento.

        A perspectiva financeira medi e avalia resultados que o empreendimento produz e necessita para seu crescimento e também a satisfação dos seus acionistas. Avalia a lucratividade da empresa. Indicadores que podem ser considerados: o retorno sobre o investimento, o valor econômico agregado, a lucratividade, o aumento de receitas, redução de custos e outros que estejam relacionados ao financeiro e as estratégia. Para se bem sucedido financeiramente, quais resultados devemos apresentar aos acionistas?

        A perspectiva dos clientes serve para medir o grau de satisfação entre eles, indicando os fatores que são importantes na concepção dos clientes sendo qualidade, tempo, desempenho e serviço. Para realizar a nossa visão, o que nós devemos apresentar aos nossos clientes ?

        A perspectiva dos processos internos deve ser elaborada após a perspectiva financeira e dos clientes. Esta perspectiva esta ligada as diversas atividades empreendidas dentro da organização que permite a identificação das necessidades ate a satisfação dos clientes. Abrange o processo de inovação a criação de produtos e serviços, operacional a produção e comercialização e de serviço pós-venda suporte ao consumidor após a vendas. Este indicador é a chave do sucesso financeiro . Para satisfazer nossos clientes e acionistas quais processos precisamos melhorar?

        A Perspectiva aprendizado e crescimento sendo a última , é a base para alcançar os objetivos das outras perspectivas. Este indicador esta relacionado a infra estrutura necessária para proporcionar melhoria e crescimento, que provem de três fontes  pessoas , sistemas e procedimentos organizacionais. Direciona também a capacidade da empresa em conseguir processos internos capazes de criar valor ao clientes e acionistas. Indicadores importantes que devem ser considerados, nível de satisfação, rotatividade, treinamento dos funcionários e ter participação dos mesmos com sugestões para redução de custos ou aumento de receitas. Para alcançar a nossa visão o que nos devemos melhorar ou mudar ?

Para Kaplan e Norton,

 O Balanced Scorecard é basicamente um mecanismo para a implementação da estratégia, não para sua formulação [...] qualquer que seja a abordagem utilizada [...] para a formulação de sua estratégia, o Balanced Scorecard oferecerá um mecanismo valioso para a tradução dessa estratégia em objetivos, medidas e metas específicas. (KAPLAN; NORTON, 1997).

Nesse contexto, CAMPOS (1998) ressalta que o BSC deve preocupar-se em espelhar a estratégia e que, ao fazê-lo, soluciona uma das principais deficiências normalmente encontradas nos sistemas gerenciais tradicionais: “a incapacidade de integrar e sintonizar a estratégia a longo prazo com as ações e os resultados a curto prazo.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (84.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com