TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanço Social

Por:   •  16/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.183 Palavras (13 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        1

2 CONAB – CONTEXTO HISTORICO E CONSTITUIÇÃO        2

2.1 FINALIDADE E OBJETIVO DE CRIAÇÃO DA CONAB        5

2.2 NORMAS E ASPECTOS CONTABÉIS DA ENTIDADE        7

2.3 INSTRUMENTOS DE SUSTENTAÇÃO DE RENDA E POLÍTICAS PÚBLICAS.8   2.4 VANTAGENS DAS COOPERATIVAS        9

2.5 EMPRESAS RURAIS DE DESTAQUE EM LINHARES        11

2.6 ANÁLISES SOBRE OS INDICADORES NO BALANÇO SOCIAL DA CONAB....13

3 CONCLUSÃO        18

REFERÊNCIAS        19



  1. INTRODUÇÃO

O Balanço Social é uma ferramenta que evidencia as informações contábeis, ambientais e sociais de uma empresa e de seu desempenho, para a sociedade.

Neste trabalho analisamos o contexto Histórico, sua Constituição da CONAB, que se concretizou através da fusão de duas empresas Companhia Brasileira de Alimentos - CONAB, Companhia Brasileira de Armazenamento - CIBRAZEM e Companhia de Financiamento da Produção - CFP vincula-se ao Ministério da Agricultura e Reforma Agrária; Como também seus objetivos e finalidades.

A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) está presente em todas as regiões brasileiras, acompanhando a trajetória da produção agrícola, desde o planejamento do plantio até chegar à mesa do consumidor, usualmente acionando seus dois tipos de instrumentos, Econômico e Social.

Através de seus incentivos a CONAB contribui com a decisão do agricultor na hora de plantar, colher e armazenar e segue até a distribuição do produto no mercado, contudo influenciando na criação de Cooperativas e empresas Agroindustriais, nos quais estão citadas nesse trabalho como exemplo, explorando suas vantagens e desvantagens.

E por fim, analisamos o Balanço Social da CONAB, seus acréscimos e decréscimos, e podemos evidenciar a importância do Balanço Social para medir o desempenho preventivo de uma entidade.


  1. CONAB – CONTEXTO HISTORICO E CONSTITUIÇÃO

A CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento, empresa pública, dotada de personalidade jurídica de direito privado, seu regimento obedece a Lei n° 8.029, de 12 de abril de 1990, e Leis n° 8.171, de 17 de janeiro de 1991, e 8.174, de 30 de janeiro de 1991, pelo Decreto n° 202, de 26 de agosto de 1991, pelo presente Estatuto, e, subsidiariamente, pelas normas de direito aplicáveis, constituída mediante fusão das empresas Companhia Brasileira de Alimentos - CONAB, Companhia Brasileira de Armazenamento - CIBRAZEM e Companhia de Financiamento da Produção - CFP, vincula-se ao Ministério da Agricultura e Reforma Agrária. Conforme art. 4° Estatuto CONAB, seu prazo de duração é indeterminado.

Com sede e foro em Brasília - DF, mas atua em todo o território nacional, podendo instalar, manter e extinguir órgãos, unidades de operação e escritórios de representação.

O capital social da CONAB no ano de sua Constituição era de Cr$ 1.859.907.585,00 (um bilhão oitocentos e cinquenta e nove milhões novecentos e sete mil quinhentos e oitenta e cinco cruzeiros), dividido em 1.859,907 (um milhão, oitocentos e cinquenta e nove mil, novecentos e sete) ações ordinárias escriturais e sem valor nominal, integralmente subscrita pela União Federal.

O capital Social da CONAB poderá ser aumentado, mediante ato do Poder Executivo, pela capitalização de lucros, reservas e outros recursos que a União detentora das ações da empresa, destinar a esse fim e, por deliberação do Conselho de Administração, para correção da expressão monetária do seu valor, por meio da incorporação da reserva correspondente.

Para o cumprimento dos objetivos da CONAB é destinados os seguintes recurso:

  • Os consignados no Orçamento da União;
  • Aplicação obrigatória do Sistema Nacional de Crédito Rural, conforme legislação aplicável;
  • Os recursos derivados de operações de crédito;
  • Os recursos próprios, aplicados pelos integrantes do Sistema Nacional de Crédito Rural, na Política de Garantia de Preços Mínimos;
  • Outros recursos que lhe forem destinados.

Recursos financeiros destinados à administração da CONAB.

  • Remuneração pela prestação de serviços à União Federal e a órgãos e entidades, mediante convênios, acordos, ajustes ou contratos;
  • Receita decorrente da prestação de serviços e da comercialização compatíveis com a finalidade e os objetivos da companhia;
  • Dotações consignadas no Orçamento da União;
  • Créditos de qualquer natureza, abertos em seu favor;
  • Os de capital, inclusive resultantes da conversão, em espécie, de bens e direitos;
  • Renda de bens patrimoniais;
  • Os derivados de operações de crédito, inclusive provenientes de empréstimos e financiamentos de origem interna ou externa;
  • Quaisquer outras rendas.

A estrutura básica da CONAB e as atribuições de seus titulares serão estabelecidas por Regimento Interno, se compõe de Conselho de Administração; Conselho Fiscal; Diretoria Executiva e unidade de auditoria interna, subordinada diretamente ao Conselho de Administração.

A administração da CONAB é exercida pelo Conselho de Administração órgão de deliberação colegiada, exerce a administração superior da companhia e pela Diretoria Executiva órgão de administração geral, promove a execução das atividades da companhia, observadas as disposições deste estatuto e as diretrizes fixadas pelo Conselho de Administração.

Conselho de Administração será designado mediante ato do Ministro da Agricultura e Reforma Agrária é composta pelo representante do Ministério da Agricultura e Reforma Agrária, que o presidirá; Presidente da CONAB, que substituirá o Presidente do Conselho em seus impedimentos; representante do Ministério da Economia, Fazenda e Planejamento, indicado pelo respectivo Ministro; três membros de livre escolha do Ministro da Agricultura e Reforma Agrária, dentre brasileiros de reconhecida capacidade técnica, sendo um de eles membro titular do Conselho Nacional de Política Agrícola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (186.7 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com