TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanço social

Por:   •  18/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

balanço social é um demonstrativo importante que é publicado anualmente pela empresa, que reúne varias informações sobre sua gestão econômica, projetos e benefícios e ações sociais dirigidas aos empregados. Também é instrumento que avalia o exercício da responsabilidade social corporativa.

Segundo definição de Tinoco (2004, p. 87), Balanço Social é um instrumento de gestão e de informações que visa evidenciar, de formas mais transparente possível, informações contábeis, econômicas, ambientais e sócias do desempenho da entidade, aos mais diferentes usuários.

O surgimento do balanço foi nos anos 60, nos EUA e Europa, com o repudio da população na segunda guerra do Vietnã, deu inicio a um movimento de boicote a aquisição de produtos e ações de algumas empresas que estavam ligadas ao conflito. A sociedade exigia uma nova postura ética de diversas empresas que passaram aprestar contas de suas ações e objetivos sociais.

Já no Brasil, o surgimento do balanço social começou a ser disputa na década de 70. Entre as empresas, mas somente nos anos de 80 é que algumas empresas deram os seus primeiros balanços sociais de empresa. A partir de da década de 90 a congregação de diferentes setores passara a publicar o balanço social anualmente.

A proposta só ganhou visibilidade nacional quando o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho iniciou em junho de 1997. Em uma campanha pela divulgação voluntarias do balanço social. Como foi uma pessoa muito alegórica e de liderança perante as classes sociais. Betinho conseguiu levar todo seu conhecimento para população, através de seminário, debates de através de mídia, e fóruns. Hoje é possível contabilizar o sucesso desta iniciativa e afirmar que o processo de construção deu um novo entendimento.

O balanço social favorece a todos os grupos que interagem com a empresa, fornecendo informações uteis a tomada de decisão e estimula a participação dos funcionários na escolha das ações de projetos sociais, assim gerando um mais elevado de comunicação interna de integração.

Desde 1997, o sociólogo Herbet de Souza, mais conhecido como Betinho do Instituto Brasileiro de analise sociais e Econômicas (IBASE) que tem como objetivo de radicalização da democracia e afirmação de uma nova cidadania, vem chamando atenção de empresários e de toda sociedade, sendo importante da necessidade do balanço social das empresas em um modelo simples.

Se a forma de apresentação não seguir um modelo padrão, torna-se difícil a avaliação adequada da função social da empresa ao logo dos anos. Os dados que possam ser expressos em valores financeiros são fundamentais para enriquecer este tipo de demonstrativo. Mas nem sempre é comparado os fatores financeiros e sociais, os indicadores desenvolvidos do modelo Ibase ajudam as analises comparativas.

Em 1998, para estimular a participação de um grande numero de corporações, o Ibase lançou o selo balanço social Ibase/Betinho. Esse selo é conferido anualmente por todas as empresas que publicam o balanço social, sugerido no modelo do Ibase. Através do selo as empresas podem mostrar seus anúncios, embalagens, balanço social, em sites e campanhas publicitárias, que investem em educação, saúde, cultura, meio ambiente e educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com